livros de empreendedorismo

Conheça 5 livros de empreendedorismo indispensáveis para autônomos

Ao trabalhar como autônomo, é essencial buscar referências com o intuito de desenvolver suas habilidades. Uma boa forma de promover seu crescimento pessoal e profissional é por meio do hábito da leitura. Livros de empreendedorismo valem tanto para quem está no início da sua trilha quanto para quem já tem experiência no mercado.

Ler abre o caminho para ter acesso a insights e novas ideias a partir da vivência de outros profissionais. Assim, vamos compartilhar 5 livros para empreendedores, com lições e exemplos, que vão tornar sua jornada mais inspiradora. Afinal, investir em conhecimento tende a trazer os melhores retornos. Então, boa leitura!

1. Segredos do Marketing de Afiliados

Não é segredo que o marketing de afiliados está em alta. Isso significa que você tem em mãos a chance de entrar no mercado ou se destacar da concorrência. De olho nisso, o livro “Segredos do Marketing de Afiliados”, de Steven Lawrence, é uma leitura obrigatória para quem quer mergulhar neste universo e alavancar as vendas. 

Mas o que é marketing de afiliados? Trata-se de uma estratégia baseada na performance, isto é, o afiliado promove um produto ou serviço e, em troca, ganha uma comissão. A obra, por sua vez, compartilha orientações sobre o processo de geração de leads, entre outros conceitos relevantes para a área.

2. Comece pelo porquê

Você já parou para pensar por que algumas empresas se destacam mais do que outras? Em “Comece pelo porquê”, Simon Sinek fala sobre o senso de propósito que inspira pessoas e grandes organizações, o que desperta o senso de lealdade dos clientes. De modo geral, isso é o que as separa dos negócios que ficam à sombra.

Este livro traz lições de empreendedorismo, enquanto questiona a forma como agimos no ambiente corporativo, e estimula a ação. Afinal, cada resultado que um negócio conquista começa com uma decisão, que leva a uma ação e se transforma em um ciclo constante. O autor também traz dois caminhos para o sucesso: manipulação ou inspiração.

Entre as histórias retratadas na obra, você acompanha a trajetória de nomes como Steve Jobs e Martin Luther King. O que ambos têm em comum é a capacidade de inspirar pessoas e, a partir daí, deixar um legado. O aprendizado disso nos mostra como líderes devem liderar — seus pensamentos, ações, forma de se comunicar e influenciar.  

Esse ciclo de padrões para liderar e inspirar forma o círculo de ouro. Não é o que você faz ou como faz, mas por que você faz. Também não significa ganhar dinheiro online como afiliado, já que o lucro é resultado, é um indicativo de que se está no caminho certo. O porquê é o seu propósito, o que move você a fazer o que você faz e o valor que entrega aos seus clientes

Embora seja uma predisposição no perfil de alguns líderes, a obra de Simon Sinek destaca que todos podem aprender. Investir no seu conhecimento, lendo livros de empreendedores, é uma das formas de promover o seu crescimento pessoal e profissional. 

3. A Vaca Roxa

O título da obra de Seth Godin já diz a que vem. Trata-se de uma alusão a quem se destaca no mundo dos negócios. Afinal, quem segue uma carreira linear pode ser visto como apenas mais um entre as milhares de “vacas marrons” que estão por aí. “A Vaca Roxa” é aquela que vai além, chama a atenção do mercado e fica na memória dos clientes.

O livro traz alguns exemplos de empresas que se sobressaíram. Quando se fala em café, por exemplo, Starbucks é o primeiro nome que tende a surgir nos nossos pensamentos. Busca já leva para Google (embora esse não seja o único buscador, é o mais famoso, com certeza). O que ambas as marcas têm em comum é não seguir as regras e se reinventar.

Além disso, Godin também ressalta a importância de focar em um nicho de mercado. Para ele, vale mais segmentar do que produzir em massa, mesmo que signifique arriscar. O risco, aliás, faz parte da trilha de quem quer ser notável e deixar sua marca. Já a inércia e o medo podem ser barreiras para o crescimento. 

Por fim, assim como outros livros de empreendedorismo, a obra reúne exemplos de quem arriscou e venceu o imprevisível, como Bob Dylan e Mike Bloomberg. Nada melhor do que se inspirar em quem teve êxito, certo? Quando temos um exemplo para seguir, tudo fica um pouco mais fácil, desde que não vire um “copia e cola”. 

4. Bora Vender

Mesmo que você não saiba vender — ou ache que não sabe, mas se vire bem — não faltam referências em livros. Um deles é “Bora Vender”, de Alfredo Soares, que funciona como um guia para colocar a mão na massa e começar a vender. Em suas páginas, o autor narra sua trilha de sucesso, passando por erros e acertos, tentativas e aprendizados.

Muitas vezes, pensamos que para ser bem-sucedido é preciso estar em ascensão o tempo todo ou esperar pelo momento certo. Porém, altos e baixos também fazem parte da jornada de crescimento. É preciso fazer, errar, aprender com os erros e corrigir o mais rápido que puder para sair na frente e inovar.

No livro, Soares destaca a importância de não adiar seus projetos e de perder o medo de vender. Somente assim você pode criar oportunidades para crescer. Além disso, ele incentiva o pensar grande e executar de um jeito maior ainda.

5. A Fórmula do Lançamento

Para fechar nossa lista de livros de empreendedores essenciais, recomendamos “A Fórmula do Lançamento”, de Jeff Walker. O autor compartilha suas estratégias “secretas” para vender online, trazendo dicas práticas sobre como lançar produtos digitais. Os insights podem ajudar tanto afiliados quanto produtores de conteúdo.

Para isso, Walker conta sua trajetória — de funcionário a empreendedor — com um passo a passo envolvendo o uso de gatilhos mentais. Como o nome da obra indica, o foco é mais no lançamento do que na construção de um produto ou serviço. É uma leitura didática, cheia de ensinamentos com o intuito de alavancar suas vendas.

Se você está começando sua trilha digital ou quer dar um salto, os livros de empreendedorismo podem servir como guia. Afinal, buscar inspiração com pessoas que compartilham do mesmo mindset (mentalidade) que o seu, ajuda a colocar suas ideias em prática. Além disso, pode auxiliar sempre que um obstáculo surgir ou quando der um frio na barriga de arriscar. Erros e acertos fazem parte do processo. Investir em conhecimento é a melhor forma de superá-los.

Gostou dos livros que indicamos? Então, assine a nossa newsletter e receba mais dicas para o seu crescimento profissional.

Guia prático: obtendo sucesso no trabalho em um programa de afiliados

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.