marketing de indicação

Marketing de Indicação: o que é e como atuar na área?

O Marketing de Indicação é um recurso que coloca em prática ações que estimulam a indicação e, por isso, é extremamente eficaz e utilizada por negócios de todos os tipos. Essas ações transformam clientes, parceiros de negócio ou outros promotores da sua marca em um verdadeiro canal de aquisição. Talvez seja uma das estratégias de marketing mais antigas que existe e, ainda hoje, é utilizada e estudada por especialistas.

Neste artigo, vamos explicar o que é o Marketing de Indicação, como ele funciona e por que trabalhar com essa técnica. Boa leitura!

O que é Marketing de Indicação?

A melhor definição de Marketing de Indicação é: uma estratégia que permite aumentar vendas e alcance utilizando sua própria base de clientes atual. Na prática, é um conjunto de ferramentas e técnicas para sugerir ou induzir que clientes atuais de um negócio o indiquem para outros consumidores.

Quando um vendedor fecha uma venda de algum produto e pergunta ao cliente sobre amigos e familiares que também se interessam pelo seu produto, ele está trabalhando seu Marketing de Indicação.

Isso também acontece quando um paciente muito satisfeito com seu dentista divulga o contato para os seus colegas em grupos de mensagem.

Para quem presta um bom serviço ou vende um produto excelente, as indicações acontecem naturalmente. Mas, mesmo nesses casos, é possível potencializar a eficiência delas com incentivos e técnicas de fidelização.

Marketing de Indicação não é o mesmo que trabalhar com rede de afiliados. Enquanto no primeiro caso os promotores são clientes satisfeitos que indicam pessoas próximas, os afiliados trabalham com uma comissão e atingem grupos maiores e mais distantes.

E atuar com indicações ou afiliados também é diferente de trabalhar como revendedor. Afiliados divulgam produtos e serviços para empresas variadas, enquanto revendedores são aqueles que adquirem produtos ou autorização para a venda de serviços e executam a etapa final, de conversão do negócio.

Como trabalhar com Marketing de Indicação?

O Marketing de Indicação pode ser trabalhado de diversas formas, mas existem dois fundamentos principais que devem ser considerados: a satisfação dos clientes e recompensas pelas indicações.

Quando se fala em clientes satisfeitos, muitos pensam apenas na qualidade dos produtos e serviços vendidos. Mas, no Marketing de Indicações, esse trabalho vai muito além disso. Em primeiro lugar, é preciso enxergar o processo de vendas como um ciclo, e não uma linha reta que vai da atração até a conversão.

Depois de concretizar a venda, é preciso entregar um bom pós-vendas, com atendimento exemplar, igual ou melhor ao que foi dado antes. A primeira recompensa que o cliente tem é a compra em si, mas a segunda precisa ser o reconhecimento de quem vende. A partir disso, é possível costurar uma boa relação que transformará a satisfação do consumidor em indicações.

Para incentivar as indicações, muitas empresas recorrem a um mecanismo de recompensa, dando ao cliente descontos progressivos, vantagens e até comissões quando novas pessoas indicadas por ele se tornam consumidores.

Um exemplo clássico aqui são os aplicativos de transporte como o Uber, que dão vouchers de pequenos valores tanto para quem indica como para quem é indicado. Nessas startups, o Marketing de Indicação foi um dos pilares para o seu crescimento acelerado.

Agora é com você!

Gostou de saber as principais dicas sobre o marketing de indicações?

Aproveite, então, para conhecer o Marketing de Afiliados, que tem similaridades com as indicações, mas pode se tornar uma fonte de renda importante para os profissionais.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.