marketing de permissão

Você sabe o que é marketing de permissão? Confira aqui

Se você trabalha com vendas digitais, acompanhar as principais tendências de marketing já faz parte do seu dia a dia. Afinal, conhecer as novidades pode trazer insights e facilitar seu planejamento estratégico. Diante desse contexto, um conceito que vem ganhando bastante destaque é o do marketing de permissão.

Como o próprio nome indica, essa estratégia tem como base o consentimento do cliente para a divulgação de produtos e serviços, bem como a construção de um relacionamento. Aliás, os novos hábitos de consumo priorizam muito mais o diálogo do que a propaganda.

De olho nisso, vamos ver as vantagens e como aplicar o marketing permissivo, na prática!

O que é marketing de permissão?

De modo geral, marketing de permissão é uma estratégia — um conjunto de ações — com o intuito de divulgar produtos e serviços de uma forma que não é invasiva. Ou seja, antes de ser aplicada ela precisa da permissão desses potenciais clientes. 

O principal objetivo do marketing de permissão é conquistar o consentimento antes de iniciar uma relação mais próxima, o que inclui o envio de ofertas. Diferente do marketing tradicional, o foco é incentivar o respeito pelo desejo do consumidor. Além disso, pode ajudar com:

  • criação de um relacionamento recíproco;
  • geração de leads qualificados;
  • fidelização dos clientes atuais;
  • divulgação de materiais estratégicos de acordo com o consentimento e o interesse dos seus potenciais clientes.

Dessa forma, seus leads recebem apenas o que autorizaram. Isso ajuda a construir um relacionamento de confiança e embasado na transparência. Aliás, a divulgação, isto é, a propaganda de produtos ou serviços é a base do mercado de afiliados. Portanto, saber usar o marketing permissivo é essencial para manter as vendas em alta e fidelizar seus clientes. 

Vamos a um exemplo clássico para entender melhor o conceito. Imagine que uma pessoa acessou o YouTube para ver um vídeo da sua banda preferida. O player mal começa e já vem um anúncio. Ela não pediu para ser impactada por ele, certo? Não é à toa que muita gente usa bloqueadores. 

Apesar disso, sabia que muitas marcas ainda cometem erros pelo excesso de propaganda? Pois é! Com todas as possibilidades que as plataformas digitais oferecem, alguns afiliados e empreendedores digitais não levam em conta a experiência do usuário. 

Quais são as vantagens do marketing de permissão?

Ao apresentar o que é marketing de permissão, já passamos por algumas vantagens. Afinal, não tem como falar na estratégia sem mostrar os benefícios para o seu negócio e para os seus clientes. Neste tópico, vamos nos aprofundar um pouco mais no que você ganha ao planejar suas ações de marketing com base no consentimento.

Traz mais credibilidade

Se o relacionamento entre marca e consumidor segue o princípio da reciprocidade, então um dos principais benefícios é a confiança. Você mostra aos potenciais clientes que se preocupa com a sua privacidade e com o que eles desejam receber. Respeitar seus limites aumenta a credibilidade e a cria uma imagem positiva.

Guia as estratégias de marketing

Contar com a permissão para o envio de ofertas ou de materiais ricos contribui para guiar o seu planejamento de comunicação e marketing. Evita o desperdício de recursos e otimiza o tempo no preparo de ações para quem realmente quer saber mais sobre seus produtos ou serviços. Assim, também reduz custos e aumenta as taxas de conversão.

Aumenta as taxas de conversão

Uma das principais formas de mensurar como andam as vendas é avaliando as taxas de conversão. Ao concentrar seus esforços no público certo, ou seja, em leads qualificados, esse indicador tende a aumentar. Afinal, suas campanhas de marketing chegam até as pessoas que querem receber suas mensagens.

Reduz as chances de spam

Se o envio de campanhas de marketing tem a autorização de quem vai receber, isso significa que as chances de spam se reduzem. Quando você dispara um e-mail sem o consentimento do cliente, geralmente cai na caixa de spam ou vai direto para a lixeira. Se isso acontecer, não há qualquer tipo de impacto, ou seja, você está perdendo tempo.

Como usar o marketing de permissão em vendas?

Agora que você conheceu o conceito por trás do marketing de permissão e suas vantagens, vamos mostrar como colocar a estratégia em prática. Por ter um foco na construção do seu relacionamento com potenciais clientes, o destaque fica por conta do conteúdo — seja para nutrir os leads ou gerar conversões.

Crie Landing Pages para captar contatos

Antes de conversar com seus clientes, você precisa de alguns dados para entrar em contato. Para isso, crie Landing Pages (páginas de vendas) com formulários de cadastro, que pedem informações em troca do envio de um material rico: e-book, infográfico, planilha, webinar, whitepaper etc. Invista no uso de gatilho mental para instigar seu interesse. 

Priorize a criação de conteúdo relevante

Nada melhor do que enviar conteúdo de qualidade e gratuito para despertar o interesse das pessoas no que você tem a oferecer. Então, após conseguir a autorização para entrar em contato, priorize o envio de e-mails que respondam às dúvidas sobre sua área de atuação e mostrem os seus diferenciais. Não deixe de segmentar as listas conforme os interesses.

Invista em uma boa estratégia de SEO

O Marketing de Conteúdo está diretamente ligado ao SEO. Além de priorizar a criação de conteúdo para engajar, é importante levar em conta algumas práticas que ajudam a melhorar seu posicionamento nos buscadores. Então, estude as técnicas de otimização e capriche no uso de palavras-chave para os posts em blog e mídias sociais.

Prepare o envio de materiais ricos

Com o contato dos leads em mãos, conteúdo de qualidade e uma boa estratégia de SEO, mantenha o envio de materiais ricos quando tiver um tema interessante para compartilhar. Na área da educação, por exemplo, pode ser um webinar para o lançamento de um novo curso online ou um e-book que apresenta uma profissão em detalhes.

Respeito o desejo de seus clientes

Parece óbvio? Mas nem sempre é o que vemos na prática. No marketing de permissão, os clientes têm a liberdade de entrar e sair de uma lista de e-mails quando e se quiserem. Por isso, permitir eles cancelem a inscrição é tão importante quanto pedir seus dados. Então, mantenha essa opção visível e pergunte sobre a frequência dos envios.

Se você chegou até aqui, já percebeu que a base do marketing de permissão é a relação de reciprocidade entre os afiliados, empreendedores e marcas com seus clientes. Ao levar em conta o consentimento antes de planejar qualquer ação, você está demonstrando respeito pelo espaço do consumidor. Assim, a troca se torna benéfica para os dois lados. O cliente fica satisfeito, enquanto suas conversões tendem a aumentar.

Quer conhecer mais estratégias para potencializar seus resultados? Então, entenda o que é remarketing e como ele ajuda nas vendas!

[E-BOOK] Guia completo de renda extra sem sair de casa: tudo que você precisa saber

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.