marketing hacks

Marketing hacks: estratégias para consultores de vendas

E se fosse possível crescer de forma rápida e em ritmo contínuo? Afinal, crescer é o objetivo de todo afiliado digital e empreendedor. Se isso ocorre em um passo acelerado e mantém uma linha crescente constante, melhor ainda. É neste contexto que entra o uso de técnicas que se baseiam no marketing hacks

Seu uso se popularizou com o conceito de growth hacking, que nada mais é do que uma estratégia com foco no crescimento rápido e contínuo. Então, como aplicá-lo para aumentar suas vendas?

É a respeito disso que vamos falar no artigo de hoje, além de compartilhar dicas para ajudar você a colocar esses hacks em prática. Acompanhe!

O que são marketing hacks?

Marketing hacks são técnicas utilizadas no planejamento de Marketing Digital com foco no crescimento de forma mais acelerada. Para isso, seguem os princípios do growth hacking, com base em práticas ou gatilhos que ajudam a melhorar e acelerar o seu negócio. A fim de entender melhor o conceito, vamos dividi-lo:

  • growth significa crescimento;
  • hacking representa o ato de explorar brechas (lembrando que hack, do inglês, pode ser traduzido como brecha ou abertura).

Vale destacar que o termo foi cunhado por Sean Ellis ao adotar a estratégia para acelerar o crescimento de startups, como Dropbox e Eventbrite. 

Aliás, seu uso é bastante comum no ecossistema de startups, mas o mercado de afiliados também pode se beneficiar. Afinal, o crescimento de forma acelerada impacta diretamente os resultados, o que pode aumentar as vendas em um curto espaço de tempo.

Para investigar esses pontos críticos e transformá-los em formas de alavancar os resultados, o growth hacking requer uma cultura de experimentos. Isso significa aceitar erros e incentivar riscos com o intuito de melhorar rapidamente. Por isso, é preciso elaborar hipóteses, verificar sua validade, fazer testes e descobrir brechas ou oportunidades de crescer.

Também vale adotar os KPIs, indicadores para avaliar o desempenho de suas ações, corrigir erros e implementar melhorias contínuas. Vamos supor que um ponto crítico do seu negócio como afiliado é o tráfego. Neste caso, por meio de experimentos, o foco do growth hacking será descobrir potenciais fontes para atrair mais leads.

Outro ponto que vale destacar do uso de marketing hacks para afiliados, além da rapidez, é o uso de recursos. Com base em experimentos, seu objetivo também é encontrar meios menos custosos para acelerar os resultados. Portanto, as maiores vantagens ao adotar a estratégia incluem crescimento rápido, melhorias contínuas e baixo custo.

Quais hacks de marketing usar no Marketing de afiliados?

Seja em um cenário de crise econômica ou de prosperidade, sempre buscamos formas de crescer e aumentar as vendas. Isso significa acompanhar seu planejamento de Marketing e adaptar estratégias de acordo com as mudanças no mercado e nos hábitos de consumo. A seguir, confira dicas de marketing hacks para vendas digitais.

Invista no envio de e-mail marketing

Embora as campanhas de e-mail sejam utilizadas no Marketing há tempos, essa estratégia ainda se mostra eficaz. Afinal, é um canal direto de comunicação que ajuda a fortalecer o relacionamento com seus potenciais clientes. 

Por isso, antes de enviar qualquer e-mail, segmente sua base de acordo com interesses em comum e a etapa de cada um no seu funil de vendas. Isso ajuda a manter um contato mais personalizado. Não se esqueça de caprichar na mensagem, escolha da Call To Action (CTA) e dos elementos visuais para incentivar a interação.

Aposte no Marketing de Conteúdo

Parte do dia a dia de um afiliado digital é educar seu público para aumentar sua autoridade em sua área de atuação e ajudá-lo a descobrir que precisa de seus produtos ou serviços. O Marketing de Conteúdo é uma das principais estratégias para aumentar o tráfego de forma orgânica e escalável, atraindo mais oportunidades de vendas.

As possibilidades de explorar esse conteúdo são infinitas. Você pode usar textos, vídeos, imagens e materiais ricos (e-books, planilhas, infográficos, apresentações etc.). Além de auxiliar no aprendizado, aumenta as chances de gerar leads.

Faça campanhas de mídias pagas

O principal trabalho do afiliado digital é divulgar produtos ou serviços. Por isso, a aquisição de tráfego pode ser importante para ampliar seu alcance e aumentar as vendas. Além do tráfego orgânico, considere promover campanhas de mídias pagas no Google Ads, já que elas direcionam uma mensagem para um público específico.

Por meio dos anúncios, você pode segmentar o conteúdo de acordo com alguns critérios, como localização geográfica. Entre os formatos, links patrocinados, rede de display e redes sociais se destacam. 

Promova engajamento nas redes sociais

Instagram, Facebook, Twitter, YouTube, enfim, essas plataformas digitais fazem parte do nosso dia a dia. Então, promover o engajamento com a ajuda delas é essencial para atrair novos clientes, ampliar seu alcance e dar visibilidade aos seus produtos ou serviços.

Porém, para melhorar o engajamento nas redes sociais, você precisa saber em que quais seu público está. Depois de descobrir os canais que fazem sentido para o seu negócio, promova testes para descobrir quando sua persona está mais ativa. Invista em conteúdo interativo, no uso de vídeos e stories. 

Como desenvolver seus conhecimentos de Marketing?

Não há fórmula mágica para crescer, mas o conhecimento definitivamente pode ajudar no seu desenvolvimento profissional. Para aprender a usar técnicas de marketing hacks, você deve focar o crescimento do seu negócio. Comece mudando o seu modo de pensar, o que vai impactar diretamente a sua forma de agir.

Também é importante não ter medo de errar. Afinal, os erros fazem parte de todo processo de aprendizado. O segredo é corrigir as falhas rapidamente para alavancar os resultados. Para isso, faça testes, avalie os dados coletados, identifique brechas e promova melhorias. 

Use e abuse dos testes A/B para analisar que tipo de conteúdo tem melhor performance. Colete dados do Google Analytics e os insights que cada rede social oferece para definir seus próximos passos. Estude ferramentas de automação para ganhar agilidade.

Seja qual for a estratégia escolhida dentro das técnicas de marketing hacks para impulsionar o crescimento das suas vendas, é importante focar o seu desenvolvimento. Quanto mais você aprende sobre as possibilidades do Marketing Digital, maior será seu preparo para lidar com os desafios do dia a dia. Também ficará mais fácil identificar falhas e corrigi-las rapidamente.

Quer mais insights para desenvolver a sua carreira? Então, confira dicas de networking para afiliados!

[E-BOOK] Guia completo de renda extra sem sair de casa: tudo que você precisa saber

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.