marketing instagram

Marketing no Instagram: 5 mitos que você precisa contornar para ganhar dinheiro

Você provavelmente já ouviu falar que é preciso estar onde seus possíveis clientes estão e que as redes sociais são esse lugar, não é mesmo? Então, deve saber também que existem muitas estratégias de Marketing para aplicar nas publicações e interações para potencializar o seu negócio.

O Instagram é um desses bons locais para ganhar dinheiro com seu negócio, atraindo um público mais segmentado. Afinal, são 99 milhões1 de brasileiros que utilizam o aplicativo todos os dias, sendo um dos países com maior número de usuários ativos. Só vislumbre as possibilidades!

Mas, afinal, como fazer Marketing no Instagram se há tantos mitos sobre o que pode ou não ser aproveitado? É sobre isso que falamos neste conteúdo. Confira com a gente!

Número de seguidores é tudo

Muito afiliado digital, consultor de venda e outros profissionais que usam o Instagram para Marketing acreditam que é preciso mirar no maior número de seguidores possível. Mas aquela máxima de que “quantidade não é sinônimo de qualidade” se aplica muito bem aqui. Afinal, de nada vale ter milhões de pessoas que não se engajam nem compram seus produtos, concorda?

Para aumentar esse engajamento, aposte nas técnicas de redes sociais para afiliados e consultores de venda! Veja um pouco sobre cada uma delas:

  • criação de conteúdo relevante: tenha em mente qual é o seu nicho de mercado e faça posts de interesse deles. Não precisam ser somente sobre seus produtos ou serviços — entregue informações que serão úteis e colocarão a sua marca na mente do público;
  • identidade visual: não precisa ter um feed totalmente organizado. Em vez disso, prefira usar as cores da sua marca e a mesma tipografia para criar um padrão. Isso ajuda a dar credibilidade ao seu negócio e chama a atenção dos consumidores;
  • uso de ferramentas de gestão: elas são muito válidas para mensurar os resultados com o Marketing no Instagram e, sobretudo, para fazer mudanças rumo ao sucesso das estratégias;
  • frequência de publicações: “uma vez ou outra” não funciona quando você quer resultados com redes sociais. É preciso fazer stories, publicar no feed e interagir com o público sempre que possível para sua marca ser notada.

O Instagram não prioriza vídeos a imagens

Essa era uma verdade até pouco tempo atrás. Mas assim como os algoritmos do Google mudam constantemente, os do Instagram se adaptam a novas realidades e intenções dos detentores da marca. Com o sucesso do TikTok, agora há a priorização de vídeos para concorrer com a outra rede social. É por isso que você vê mais reels e IGTV no perfil às vezes.

Então, que tal incluir alguns vídeos na sua estratégia de Marketing no Instagram? Capriche na ideia, filme com boa qualidade e inclua alguns gatilhos mentais ou outras formas de reter a atenção e a curiosidade do seu público. Também escolha uma capa chamativa e nos tamanhos certos para a publicação no feed.

Outra tendência de Marketing para Instagram são as lives para afiliados e empreendedores de todo o tipo. Para esses vídeos ao vivo, é preciso preparar um roteiro e manter o jogo de cintura, respondendo aos questionamentos do público e interagindo da melhor forma. Pense até em possíveis descontos ou sorteios para quem ficar até o fim e não se esqueça da divulgação prévia!

Preciso postar todo dia

Falamos sobre a frequência de postagens e, diante disso, muita gente acredita que é preciso postar todos os dias para conquistar a atenção do público. Mas não é bem assim. A ideia é evitar aqueles conteúdos que acontecem uma ou duas vezes só no mês, esquecendo o engajamento e a interação com o público.

É importante fazer um calendário de publicação e estipular uma frequência que funcione tanto para a sua agenda quanto para motivar os consumidores. Um exemplo é criar posts para o feed três vezes por semana e, nos outros dias, fazer stories com dicas, enquetes, caixas de pergunta, entre outras atividades.

Responder comentários e stories é uma prática que não deve fugir desse planejamento. É assim que você ganha a confiança dos consumidores, divulga melhor os seus produtos ou serviços e coloca a sua marca em evidência. Muito melhor do que fazer posts aleatórios todos os dias só para cumprir um mito, concorda?

Vou vender mais fácil no Instagram

De fato, você vai vender. Mas não vai ser fácil assim como se imagina. Inclusive, pode ser tão difícil quanto ganhar dinheiro pelo WhatsApp ou outra rede social. O que separa o seu negócio do aumento das oportunidades é a falta de investimento nas estratégias ou o desinteresse em produzir conteúdo no Instagram.

Faz parte das estratégias de vendas online entender bem o seu público para fazer campanhas e publicações que realmente sejam do interesse desse grupo de consumidores. Também é preciso trabalhar a persuasão e suas habilidades de consultoria para criar gatilhos mentais e, só assim, começar a ver os resultados.

Tenha em mente que as vendas não acontecem sozinhas, somente porque você publica nas redes sociais. O Marketing no Instagram para dar dinheiro precisa de conhecimento, tempo e dedicação!

Não dá para vender pelo Instagram

Ao mesmo tempo que tem gente que acredita na facilidade extrema de vender pelo Instagram, outros acham que esse não é um canal para negócios. Mas esse é mais um dos mitos que envolvem o Marketing nas redes sociais. Pensa só naquela quantidade de pessoas que usam esse aplicativo todos os dias!

Duvida? Podemos provar! De acordo com uma pesquisa da Opinion Box, 52% das pessoas já compraram um produto que descobriram pelo Instagram. Outros 34% fizeram a aquisição a partir de anúncios promovidos. Ou seja, dá para vender e muito nessa rede social, você só precisa saber em quais estratégias apostar (e demos boas dicas até aqui para esse objetivo!).

Tenha sucesso no Instagram!

Investir em Marketing no Instagram é uma excelente aposta, tendo em vista as oportunidades que essa rede social proporciona. Agora que você conhece os principais mitos sobre ele e como contorná-los, comece a colocar as dicas em prática para ter mais sucesso com o seu público!

Aproveite que está por aqui e saiba como ganhar dinheiro nas redes sociais!

1Cuponation

[E-BOOK] Guia completo de renda extra sem sair de casa: tudo que você precisa saber

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.