melhor horário para postar

Existe um melhor horário para postar na internet?

Já parou para pensar em qual é o melhor horário para postar nas redes sociais? Pois a dúvida é bem comum entre produtores de conteúdo e afiliados digitais. Afinal, dependendo da hora do dia e até mesmo do dia da semana, o número de interações e de engajamento pode oscilar bastante. Então, como descobrir o timing certo?

Os altos e baixos acompanham o comportamento dos seus seguidores. Mesmo com públicos diferentes, Instagram, Facebook, Twitter e outras redes sociais têm padrões de uso. Por isso, neste artigo, vamos compartilhar um estudo com insights sobre horário de postar, além de dicas para você alcançar maiores oportunidades de vendas digitais. Boa leitura!

Por que usar redes sociais para marketing digital?

No mundo em que vivemos, as redes sociais fazem parte do nosso cotidiano. Quem disse que o dia começa apenas depois de um café? Para algumas pessoas, acessar seu perfil é uma das primeiras atividades, logo após acordarem. É nelas que buscamos informações, vemos fotos da família e interagimos com amigos.

Se pensamos no mercado de afiliados, seu uso vai além ao ampliar as oportunidades de vendas e criar um canal de relacionamento entre seus produtos ou serviços e potenciais clientes. Essas são apenas algumas das vantagens de adotar as plataformas digitais em sua estratégia de marketing, que também incluem:

  • engajamento com a sua audiência: nas redes sociais, os seguidores podem interagir com o que você vende ao clicar, curtir, comentar, compartilhar e por aí vai;
  • visibilidade e alcance da marca: sem barreiras na Internet, suas ofertas chegam a qualquer lugar e a qualquer hora do dia, aumentando seu poder de alcance;
  • fonte de tráfego e conversão: contribui de forma direta com a jornada de compra, podendo transformar seguidores em oportunidades reais de negócio;
  • insights sobre o seu público: a proximidade impulsionada pelos inúmeros meios de interação permite que você entenda melhor quem é a sua persona;
  • precisão na segmentação de anúncios: com mais dados sobre seus potenciais clientes, fica mais fácil criar conteúdo segmentado de acordo com seus interesses.

Como afiliados devem usar as redes sociais?

Desde que as redes sociais ganharam popularidade e se tornaram parte do nosso dia a dia, elas entraram no planejamento de marketing das empresas. Para o afiliado digital, têm relevância ainda maior, já que servem de base para suas estratégias de divulgação

Porém, apenas os profissionais que entendem como elas funcionam e planejam suas ações conquistam o sucesso. Isso porque cada rede social tem as suas particularidades, bem como público, formato e linguagem diferentes. Então, vamos ver alguns artifícios que podem ajudar você a alcançar seus objetivos e gerar maiores oportunidades de vendas.

Defina a sua estratégia de marketing 

O planejamento é sempre o primeiro passo para qualquer estratégia e, com ele, os objetivos que se quer conquistar. Ampliar o engajamento e fortalecer o relacionamento? Aumentar as vendas? Gerar leads e cadastros? Então, escolha um ou mais, crie um plano de ações para cada um e não se esqueça dos indicadores de performance para acompanhar os resultados.

Tenha em mente o perfil da sua persona

Conhecer o perfil da sua persona é fundamental para entender suas necessidades e saber como chegar até ela. Que linguagem usar para se aproximar? Em quais canais ela busca informações e interage? Em que momentos do dia acessa suas redes sociais? Quais seus interesses? Ao ter as respostas, fica mais fácil se comunicar.

Escolha as redes sociais adequadas

Com o planejamento de marketing em mãos e o perfil da sua persona, descubra quais são os canais mais eficazes para divulgar seus produtos ou serviços como afiliado. Você não precisa estar em todos, apenas nas redes mais adequadas para o seu negócio, público e objetivos. Isso poupa recursos e traz mais resultados.

Crie um calendário editorial para postar

Agora que você sabe em que redes precisa estar, é hora de criar um calendário editorial para organizar as postagens, manter a frequência e monitorar as interações. O recurso ajuda a evitar tanto a falta de conteúdo quanto o exagero de posts, além de trazer uma visão geral do seu planejamento. 

Acompanhe os indicadores de performance

Para saber se todos os passos até aqui estão dando certo e gerando resultados, é importante ficar de olho nos indicadores de performance. Estratégias precisam de melhorias contínuas a fim de acompanhar as constantes mudanças em seu nicho de mercado, bem como nos hábitos de consumo. E também para aumentar as vendas. 

Quais são os melhores horários para postar nas redes sociais?

Sem delongas, o horário ideal é aquele em que a sua audiência está online e interage com o conteúdo. A plataforma Sprout Social compartilhou um estudo com insights para cada rede social, com base em dados coletados a partir de interações em 2021. 

Instagram

Conforme a Sprout Social, o melhor horário para postar no Instagram é às 11h, com maiores picos de engajamento às quartas e sextas. Para os demais dias da semana, considere o intervalo das 9h às 16h. Já domingo tem a tendência de ser o dia com menos interações.

Facebook

E qual é o melhor horário para postar no Facebook? Segundo o estudo, há picos durante o período das 9h às 15h, mas 11h é o momento mais forte, com maior nível de engajamento às quartas. Sábado e domingo também tendem a ser os dias com menor grau de interações.

Twitter

O melhor horário para postar no Twitter é um pouco mais cedo, a partir das 9h às quartas e também terças e quintas. Nos outros dias da semana, o engajamento é maior das 8h às 15h. E o pior dia é o sábado, seguido pelo domingo, de acordo com o estudo.

LinkedIn

Por ser uma rede profissional, o melhor horário para postar no LinkedIn inclui o intervalo das 9h às 12h às terças e quintas, além das 9h às 14h às quartas. Ou seja, horário comercial, principalmente no período da manhã. Domingo é o dia com menos engajamento.

O que levar em consideração para agendar as postagens?

Embora o estudo acima traga alguns insights para guiar sua estratégia de marketing digital, é preciso considerar o seu público antes de tomar qualquer decisão. Os finais de semana, por exemplo, tendem a ter menos acesso. Porém, casas noturnas e bares conversam melhor com sua persona aos sábados e domingos, quando divulgam a programação.

Portanto, não leve os dados à risca. Use-os para fazer testes e descobrir os momentos em que sua audiência interage mais. Outra dica para levar em conta antes de postar é checar os insumos que cada plataforma traz para você. Instagram e Facebook têm o Insights, enquanto o Twitter e o LinkedIn têm o Analytics.

Faça testes e descubra o melhor horário para o seu público!

Para começar, aposte nos intervalos de maior atividade, mas não deixe de estudar sua audiência. Descubra quando ela está mais ativa e quando seus concorrentes não estão. Veja os insights de cada plataforma e, se quiser uma mão extra, use ferramentas para gerenciar os posts.

Entender o comportamento do seu público nas redes sociais é a chave para escolher os canais adequados ao seu negócio e encontrar o melhor horário para postar.

Quer saber mais? Conheça 8 ferramentas de marketing digital para automatizar tarefas e otimizar resultados.

[E-BOOK] Guia completo de renda extra sem sair de casa: tudo que você precisa saber

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.