melhorar engajamento

6 dicas para melhorar o engajamento nas redes sociais e vender mais

Especialmente no mercado de afiliados, escolher as melhores redes sociais para divulgar produtos e serviços traz uma série de benefícios. É bom para a captação de clientes, para aumentar as vendas e para melhorar sua presença digital. É aqui que entra o engajamento nas redes sociais como uma estratégia essencial em seu planejamento de Marketing.

Por isso, não adianta apenas ter uma conta com seguidores. Você precisa movimentá-la com conteúdo de qualidade, manter um calendário de postagens, entre outras práticas. Cada passo no seu plano deve levar em conta ações para aumentar o engajamento.

Então, neste artigo, vamos compartilhar dicas para aumentar seus resultados. Boa leitura!

Afinal, o que é engajamento?

De modo geral, podemos dizer que engajamento representa a lealdade do seu público nas redes sociais e em outras plataformas digitais. Diferente do que muitas pessoas acreditam, isso não tem a ver com o número de seguidores. O que mais importa é o grau de interação com seus posts:

  • curtir, comentar e compartilhar uma publicação;
  • enviar uma mensagem direta com dúvidas ou feedback;
  • interagir com o conteúdo (responder uma enquete, participar de um concurso, clicar em um link etc.)

Qualquer tipo de engajamento no Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, YouTube e outras redes sociais, são interpretados por algoritmos. São eles que sinalizam para o interesse do público no seu perfil e no conteúdo compartilhado. Por meio da interação, você consegue construir um relacionamento de confiança com seus clientes e potenciais clientes.

Assim, o mais importante é lembrar que não basta ter um grande número de seguidores. A métrica de Marketing Digital que pode fazer a diferença nos seus resultados é quantos seguidores acompanham e interagem com você. Então, melhorar o engajamento reflete diretamente em montar o perfil da sua persona, fortalecer o relacionamento e fidelizar a sua audiência.

Por que o engajamento nas redes sociais é tão importante?

Se o engajamento nas redes sociais tem impacto direto na sua relação com o público, então funciona como um indicador de que sua estratégia está dando certo. E o resultado disso é mais vendas, mais chances de retenção dos clientes e mais visibilidade digital.

No Instagram, por exemplo, o algoritmo avalia, entre outras coisas, se o usuário interage com frequência antes de filtrar o que será exibido em seu feed. Ou seja, a falta de engajamento faz com que suas postagens fiquem de fora. E quem não é visto, não é lembrado, como diz o ditado. Então, o grau de interação é essencial para ampliar seu alcance.

Então, como melhorar o engajamento nas redes sociais?

Seja para melhorar o engajamento nos Stories do Instagram, ampliar o alcance no Facebook ou ter milhões de views com propósito no YouTube, você precisa de uma estratégia. Isso tem ainda mais peso quando se trata do afiliado digital

Afinal, o profissional usa as redes sociais como base para prospectar potenciais clientes. O que fazer então para aumentar o engajamento? Chegou a hora de ver dicas práticas para você melhorar esse indicador e conquistar resultados mais relevantes.

Conteúdo de qualidade

Assim como um grande número de seguidores não significa necessariamente mais vendas ou engajamento, as postagens seguem a mesma lógica. De nada adianta publicar qualquer tipo de conteúdo. Afinal, o publico interagirá apenas se gostar do seu post, se tiver algum valor para ele ou se for útil de alguma forma.

Um conteúdo relevante fisga e pode ganhar likes, comentários, compartilhamentos, o que ajuda aumentar seu alcance. Ao chegar até mais pessoas, as chances de conversão também crescem, bem como sua reputação no nicho de mercado que escolheu. 

Identidade visual

Para acompanhar os posts, vale a pena investir na identidade visual. Como diz o ditado “uma imagem vale mais do que mil palavras”, a apresentação do conteúdo atrai o interesse da sua audiência. Também ajuda a criar reconhecimento de marca e ter uma aparência profissional. 

Então, use a mesma fonte em suas imagens, acompanhada de uma paleta de cores que crie identificação com sua área de atuação. Faça capas para seus destaques no Stories e, se for o perfil do seu negócio, acrescente ícones para deixar o conteúdo mais descontraído.

Calendário de postagem

Nada como ter em mãos um calendário para acompanhar as publicações. Assim, fica mais fácil organizar o conteúdo em cada plataforma e manter a frequência. Ter posts uma vez ou outra diminui o engajamento. E isso pode afetar as exibições no feed.

O excesso de postagens também não é uma boa prática, pois pode afastar o interesse. Seus seguidores esperam publicações, mas tudo na medida certa. Nem de mais e nem de menos, apenas o suficiente para que sua marca seja lembrada.

Interação com o público

Produzir conteúdo é uma forma de estimular o engajamento. No entanto, não para por aí. É preciso interagir nas redes sociais a fim de impulsionar o relacionamento. Vale compartilhar perguntas, promover enquetes, organizar concursos e, claro, responder comentários. Por isso, converse sempre que for relevante e possível.

Recursos das plataformas

Ao trabalhar como especialista em vendas, você pode adotar os recursos das plataformas para complementar sua estratégia de Marketing. Entre eles, criar anúncios segmentados, acompanhar insights de cada postagem, propor enquetes e enviar mensagens diretas. No Instagram, por exemplo, é possível salvar Stories como destaques e categorizá-los.

Planejamento de Marketing

Por fim, nossa última dica vale para o seu planejamento de Marketing Digital. Se você ainda não tem um, comece por ele. Um bom plano é o primeiro passo para melhorar o engajamento nas redes sociais e criar estratégias efetivas para se aproximar da sua audiência. 

Nessa primeira etapa, você pode planejar o tipo de conteúdo que será publicado em cada plataforma, a identidade visual, o calendário de postagens e os recursos para usar. Fique de olho também nas oportunidades — memes, séries populares, programas com grande audiência. Tudo pode gerar ideia de interação e, até mesmo, viralizar. 

Contar com uma estratégia de Marketing é fundamental para ter sucesso, colher bons resultados e melhorar o engajamento nas redes sociais. E para acompanhar o que funciona ou não, você deve mensurar as ações, além de definir objetivos e estipular prazos para cada um deles. Somente assim, é possível entender o que seus seguidores (potenciais clientes) querem ver, realizar ajustes no que precisa e manter o que está dando certo. 

Quer mais dicas como essas? Então, assine a nossa newsletter e receba mais insights direto na sua caixa de entrada!

[E-BOOK] Guia completo de renda extra sem sair de casa: tudo que você precisa saber

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.