mercado de afiliado

Mercado de afiliado: conheça 5 dicas para se destacar

Você conhece o mercado de afiliado? Diante da aceleração da transformação digital, a área vem ganhando destaque. Um dos motivos é o fácil acesso, já que oferece a oportunidade de ganhar dinheiro na internet com a venda de produtos físicos ou infoprodutos. Outra razão é a possibilidade de ganhos ilimitados.

Se seu objetivo é fazer parte desse grupo de vendas online, você precisa de um computador, uma boa conexão e uma rede de contatos. Neste artigo, vamos apresentar um breve panorama do mercado, bem como suas vantagens e estratégias para se destacar.

Quer saber como tirar o melhor proveito do mercado de afiliado, seja como renda extra ou fonte principal? Confira!

Como está o cenário do mercado de afiliados no Brasil?

Entre os mercados promissores para MEIs, ser afiliado é um dos que mais se destaca. Em meio ao cenário de pandemia, a internet se tornou uma grande aliada para quem precisou se adaptar diante das mudanças. Enquanto para alguns, o marketing de afiliados virou renda extra, para outros acabou se transformando em fonte principal de lucro. 

De acordo com a 5ª edição do guia global da Awin sobre o mercado de mkt de afiliados, a área teve um papel importante na geração de receita. Foram 182 milhões de vendas no e-commerce em 2020, além de bilhões de cliques e dólares. Além disso, durante a primeira onda da pandemia, o setor registrou um crescimento de 72% das vendas. 

Mas como funciona o mercado de afiliado? O marketing de afiliados é uma estratégia com o intuito de diversificar os canais de venda para divulgar um produto (seu ou de uma empresa). Em troca, você recebe uma remuneração com base em seu desempenho. Já o panorama do programa de afiliados requer parceria para a venda de produtos ou serviços de terceiros.

A divulgação, por sua vez, é feita nos mais diferentes canais digitais — mídias sociais, site ou blog. Ou seja, tudo online, o que facilita a inserção no mercado. Aliás, tanto os afiliados como a área de ensino a distância (EAD) ganharam força neste cenário de digitalização. 

Por que apostar na estratégia de afiliação digital?

Depois de passar por um breve panorama do mercado, você deve estar se perguntando se vale a pena ser afiliado digital. Uma das principais vantagens de ingressar na área é não precisar se preocupar em criar um produto ou oferecer um serviço. Isso também significa dizer que não há gastos (produção, estoque e envio) para começar.

Existem os afiliados que criam infoprodutos, assim como há os profissionais que contam com o auxílio de uma plataforma para vender produtos ou serviços de terceiros. Na Consultoria Educação, você tem acesso a uma plataforma, que oferece cursos de ensino superior. E para cada matrícula, uma comissão. Isso torna os seus ganhos ilimitados.

Além disso, é possível se afiliar a mais de um produto ou serviço, o que aumenta as chances de conversão. Com uma remuneração sem limites, você pode tanto ganhar uma renda extra quanto contar com uma fonte principal. Sem contar que 91% das pessoas fizeram compras online, conforme dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).   

Por fim, apostar na estratégia traz a liberdade de trabalhar de qualquer lugar — em casa, em uma cafeteria, no escritório ou em um coworking. A autonomia não termina por aí, já que você também pode escolher seus horários com flexibilidade.

Como atuar no mercado de afiliados?

Se quer fazer parte da rede de afiliados, nada como contar com uma plataforma que ofereça tudo que você precisa. Já pensou em vender cursos online e ainda incentivar o acesso à educação? Na Consultoria Educação, nossos consultores têm acesso a uma série de cursos de graduação nas modalidades presencial, semipresencial e 100% online.

Os alunos podem escolher sua futura profissão em uma das instituições de ensino parceiras — Anhanguera, FAMA, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar — com unidades distribuídas em todo o país. Para isso, o primeiro passo é se cadastrar gratuitamente no aplicativo. 

Após preencher algumas informações, você tem acesso à nossa plataforma de treinamento. Ou seja, é a oportunidade de aprimorar suas técnicas de vendas, aprender sobre Marketing Digital e se capacitar constantemente a fim de potencializar os seus resultados. Você também pode fazer o download de kits de divulgação dos cursos. 

Uma vez no app, é possível fazer a inscrição dos alunos no vestibular, gerar boletos para matrícula e acompanhar o andamento dos seus ganhos. Aliás, quanto maior o número de estudantes indicados, melhor será a sua remuneração. E sempre que precisar de suporte, basta entrar em contato via chat pelo próprio aplicativo.

Quais são as melhores estratégias para se destacar no mercado? 

Começamos este artigo com um breve panorama do mercado de afiliados, que tende a crescer diante do aumento das compras online. Também mostramos algumas das principais vantagens e apresentamos a plataforma da Consultoria Educação. Para fechar com chave de ouro, vamos ver as melhores estratégias para se destacar em sua trilha.

1. Aprenda o que puder sobre o mercado de afiliados

Antes de trabalhar na web, é preciso se aprofundar nas possibilidades que o mercado digital oferece e aprender mais sobre afiliação. Para isso, veja o que outros afiliados fazem, como divulgam produtos e serviços, que recursos utilizam e como são as vendas online. Vale ainda acompanhar as últimas tendências da área e buscar atualização constante.

2. Aprimore suas técnicas de marketing o tempo todo

Marketing e vendas andam de mãos dadas. Portanto, é importante estudar tudo o que há de novo e aprender com os concorrentes. Mesmo que o tema seja novo para você, habilidades podem ser desenvolvidas. Além disso, a internet é uma grande fonte de conhecimento para quem quer avançar no campo do Marketing Digital. Aproveite!

3. Escolha seu nicho de mercado e defina a persona

Para que suas estratégias funcionem, você precisa saber como é o nicho de mercado, bem como quem é o seu cliente ideal. Nossos consultores estão inseridos na área da educação e oferecem cursos de graduação em instituições de ensino superior espalhadas pelo Brasil. Com isso em mente, fica mais fácil personalizar e segmentar cada ação.

4. Divulgue os produtos nos canais digitais adequados

A divulgação é a parte mais importante dentro de uma estratégia de marketing de afiliados. Com o link dos cursos em mãos, crie um planejamento, levando em conta os canais digitais que a sua persona usa. Para ganhar destaque, construa autoridade nas redes sociais que escolher, blog e/ou site. Não deixe de manter uma comunicação aberta.

5. Acompanhe as matrículas e suas comissões

Por fim, não deixe de monitorar cada nova matrícula. Afinal, é ela que traz a comissão do afiliado. Pelo App da Consultoria Educação, você tem acesso ao status das matrículas e às premiações que recebe. Assim, é possível avaliar como estão os seus resultados, ajustar as estratégias de divulgação e melhorar suas vendas de forma constante.

Graças ao cenário atual, o mercado de afiliado está em expansão, o que abre uma série de oportunidades para quem quer trabalhar com vendas online. Sem contar as vantagens, como horário flexível, liberdade para vender cursos onde você estiver, baixo investimento e ganhos ilimitados. Então, aproveite as estratégias que compartilhamos aqui para começar seu plano de marketing e se destacar.

Quer fazer parte do nosso time de consultores de educação? Dê o próximo passo, preencha o cadastro e comece agora mesmo!

[E-BOOK] Guia completo de renda extra sem sair de casa: tudo que você precisa saber

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.