mindset de crescimento

Mindset de crescimento: saiba como desenvolver

Mindset de crescimento é uma forma de ver e reagir às situações ao seu redor. Na esfera profissional, seu modelo mental conduz suas reações diante dos desafios, bem como suas decisões em relação ao seu negócio. Pelo lado pessoal, ajuda você a evoluir para conquistar seus objetivos e realizar seus sonhos.

Esse tipo de mentalidade é fundamental para trazer mais eficácia para o dia a dia profissional e pessoal. Por isso, é importante saber como ter um mindset de crescimento, uma vez que o mercado e os hábitos de consumo mudam o tempo todo. Neste artigo, vamos explicar o conceito e mostrar como desenvolvê-lo nas vendas. Confira!

O que é mindset de crescimento?

O significado de mindset (mentalidade ou modelo mental) vem da Psicologia. Seu uso serve para refletir sobre o comportamento das pessoas diante de diferentes situações, além da forma como elas lidam com o sucesso ou o fracasso. 

A ideia de mindset de crescimento foi apresentada pela psicóloga Carol Dweck em seu livro “Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso”. Envolve crenças, formas de pensar e a visão de mundo de uma pessoa. De acordo com a autora, o que estimula esse tipo de mentalidade não é um elogio, mas os momentos em que o cérebro é tirado da sua zona de conforto.

Então, o que é mindset de crescimento? É quando uma pessoa enxerga uma oportunidade de se superar em cada desafio. Ela acredita que é possível crescer, tem vontade de aprender e evoluir, além de transformar críticas em feedback para se desenvolver ainda mais. 

Pessoas com esse tipo de mentalidade também aprendem com seus erros e encaram falhas como parte do processo de aprendizado. Por isso, têm a mente aberta e buscam melhorias contínuas para estimular novas habilidades e aprimorar competências

Esse jeito de ser e agir é a chave para empreendedores e afiliados digitais, pois influencia diretamente a tomada de decisão e tem impacto sobre os resultados do negócio. Então, o mindset de crescimento prioriza muito mais as ideias e o “colocar a mão na massa”, seguindo o ditado “antes feito do que perfeito”.

Como desenvolver o mindset de crescimento?

Ao contrário do que você e outras pessoas podem pensar, mindset de crescimento não é um talento natural. Isso significa que é possível desenvolver sua mente para que ela se abra, ajudando na conquista dos seus objetivos. 

O primeiro passo da jornada é adotar a postura de um empreendedor. Geralmente, onde as pessoas vêm uma crise, ele enxerga as oportunidades para crescer. O fracasso é visto como aprendizado. E aí vem o próximo passo, investir em um processo de melhoria contínua, com foco em aprender sempre, já que os hábitos de consumo mudam.

Se você atua no mercado de afiliados, escolha um nicho que tenha o seu estilo. Avalie o que está em alta, o que você gosta e encontre um equilíbrio. Invista nos produtos ou serviços do seu catálogo como afiliado.

O primeiro a acreditar naquilo que vende é você. Somente assim será possível estimular o mesmo pensamento aos seus potenciais clientes. 

Como aplicar o mindset de crescimento em vendas?

O mindset em vendas digitais segue a mesma lógica do conceito que apresentamos no início deste artigo. É baseado em uma série de crenças que servem de base para suas ações e os reflexos a partir delas. Assim, para criar o mindset de crescimento, deixe para trás qualquer conceito negativo e adote um significado mais produtivo. 

Para isso, transforme as críticas, sugestões e pensamentos desfavoráveis em conselhos com foco no seu desenvolvimento. Por exemplo, troque “não consigo bater a meta” por “serei o melhor vendedor”. Afinal, por trás de toda crise há sempre uma grande oportunidade. Então, vamos ver mais algumas dicas para melhorar suas vendas pela mudança de mindset.

Transforme erros em aprendizado

No ecossistema de startups, aprender com erros faz parte do dia a dia dos empreendedores. Para a maioria das pessoas e por condicionamento, uma falha logo remete a uma bronca, nota baixa ou até mesmo demissão. Já para quem tem mindset de crescimento, erros são a oportunidade de testar, aprender, corrigir rápido, acertar e crescer.

Abra a mente para receber feedbacks

Mais do que positivo ou negativo, feedbacks podem ser construtivos e contribuir para a sua evolução pessoal e profissional. Então, sempre que receber uma crítica considere como ela pode ajudar a tornar seu trabalho melhor ou trazer mais vendas. Não tenha medo de ouvir e se adaptar quando preciso para crescer de forma contínua.

Valorize o caminho para elevar as vendas

Quando falamos em vendas, os resultados importam, mas o caminho até eles também. Por isso, é importante ter um plano de ação com metas claras, além de comprometimento para colocar tudo em prática. Aproveite também para valorizar esse processo, replicando os acertos e aprendendo com os erros.

Foque a interação com o cliente

O mindset de vendas tem um tom mais consultivo do que de vendedor. Isto é, o foco maior é em oferecer suporte real para resolver o problema do seu cliente, mais do que vender a todo custo para bater uma meta. Inclua em suas técnicas de persuasão um vocabulário positivo. Troque barato por acessível, custo por investimento, problema por desafio.

Como o mindset de crescimento impacta a vida profissional?

Seja para o aprimorar seu lado pessoal ou para desenvolver sua vida profissional, o afiliado digital tem uma série de recursos a seu favor. Técnicas de vendas, estratégias de marketing e a mudança de mentalidade para um mindset de crescimento. 

Cada atitude diante de uma situação é estimulada por mensagens que o cérebro envia, além dos pensamentos. No cenário impulsionado pela pandemia, por exemplo, enquanto alguns negócios fecharam, outros viram uma oportunidade de adaptar seus produtos e serviços, aumentar a produtividade e reduzir custos.

Portanto, se você tem uma mentalidade de vendas e acredita que pode bater metas e ter um rendimento de alta performance, vai se dedicar muito mais e alcançar resultados melhores. O impacto na vida profissional e pessoal leva ao crescimento e à superação do medo de errar. 

Também proporciona maior aderência à inovação em momentos de mudança. Afinal, oferece a possibilidade de novos aprendizados e desperta a criatividade para propor novas soluções. Isso leva à busca pela melhoria contínua e ainda estimula a inteligência emocional para lidar com os desafios do dia a dia e a tratar os clientes com maior empatia.

Enfim, estar aberto a mudanças ajuda a impulsionar o seu mindset de crescimento. Graças à abertura que esse tipo de mentalidade dá, fica mais fácil evoluir como pessoa ou profissional. Você consegue se adaptar às diferentes situações, transformar os erros em aprendizado, receber críticas para evoluir e melhorar o atendimento ao cliente.

Quer aproveitar o embalo da leitura para aprender mais? Então, confira como montar um pitch de vendas para otimizar sua estratégia!

Guia prático: obtendo sucesso no trabalho em um programa de afiliados

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.