Não consigo um emprego

Não consigo um emprego! O que devo fazer?

A frase “não consigo emprego” tem sido uma das mais repetidas no Brasil. O país bate recorde no número de desempregados, com cerca de 14 milhões de brasileiros1 em busca de trabalho sem sucesso nessa procura. Por mais que essa missão nem sempre seja bem-sucedida, o mais importante é não desistir. 

No entanto, mesmo que não consiga um emprego formal, há outras maneiras de conseguir melhorar a situação financeira. Uma renda extra na pandemia será muito bem-vinda, não é? Enquanto isso, você pode conseguir outras fontes. Dessa maneira, você não precisa ficar constantemente em busca de trabalho, pois pode trabalhar de forma autônoma.

Apesar de não ter todos os benefícios de CLT, é possível abrir MEI e, com isso, garantir outras vantagens oferecidas a um Microempreendedor Individual. Veja o que você pode fazer para começar a ganhar dinheiro mesmo sem ter um trabalho formal!

Estude o mercado e veja o que está em alta

Para que qualquer tipo de empreendimento dê certo, estudar o mercado é uma etapa essencial. Afinal, é preciso saber mais informações sobre o segmento que você está entrando, certo? Antes de começar a ganhar dinheiro em uma área, entender quais são as tendências e demandas é o que o separa do sucesso profissional.

Muitas pessoas começam em determinada área somente por paixão ou por acreditarem que aquele segmento seja rentável. Entretanto, essa é uma falha que pode levar à frustração no futuro. Desse modo, você terá muito mais facilidade para identificar oportunidades quando começar a estudar o mercado.

Em meio a essa crise pandêmica e o alto índice de desemprego, conhecer mais a fundo o território em que você está pisando será uma ótima vantagem. 

Especialize-se em uma área

Tudo bem que, às vezes, bate o desespero, e as pessoas passam a buscar algum tipo de trabalho em qualquer área. Contudo, quem tenta se dedicar a muitas coisas acaba não se aprofundando em nada, não é? Tentar agarrar o mundo com as pernas é bem cansativo, além de não apresentar resultados muito satisfatórios.

Por isso, a dica é não tentar entender de tudo um pouco, mas se aprofundar em alguma área. Quando você se especializa em algo, vira expert sobre o assunto. Desse modo, será um destaque no seu ramo de atuação. 

Além disso, você pode lucrar ao compartilhar esses conhecimentos. É possível vender cursos online, dar consultorias ou outras opções. Existem milhares de pessoas que estão dispostas a aprender algo na internet. Use isso a seu favor!

Invista em uma graduação

Assim como no item anterior que mostra como se especializar em algo é importante, um dos caminhos para isso é começar uma graduação. O mercado está cheio de pessoas que se dizem profissionais, mas nem todas têm realmente boas qualificações. Afinal, não é apenas o conhecimento técnico que conta: existem outros aprendizados valiosos que você adquire em um curso superior. 

O crescimento pessoal é um dos aspectos que são desenvolvidos quando você tem uma graduação. Durante os anos de curso, a faculdade abre portas e amplia a sua visão de mundo. O ambiente é propício para a troca de ideias, experiências e contato com culturas distintas.

Portanto, os anos de graduação são enriquecedores. Além do mais, ao final do curso, terá um diploma que o tornará um profissional requisitado no mercado. Ou seja, terá bom retorno pessoal e na carreira.

Trabalhe como freelancer

Já imaginou ganhar dinheiro mesmo sem ter vínculo empregatício? Existem diversos tipos de trabalho autônomo que geram uma boa renda. Com certeza, você tem conhecimentos em uma área que pode ser aproveitada para fazer freelas.

Por exemplo, o trabalho das diaristas se encaixa como trabalho freelancer, pois elas não têm vínculo com os patrões, entende?

São muitas áreas que você pode explorar. Veja algumas possibilidades:

  • trabalhar como afiliado;
  • dar aulas;
  • fazer conteúdos com foco em SEO;
  • traduzir textos;
  • revisão de textos;
  • gestão de redes sociais;
  • consultoria e muitas outras áreas.

Como freelancer, é possível optar trabalhar como pessoa física ou jurídica. Entretanto, existem vantagens de ter CNPJ, uma vez que a formalizaçãogarante mais direitos. Além disso, ser MEI ajuda você a ser visto como profissional, o que leva à conquista de mais trabalhos. 

Venda pela internet

Se mesmo com as oportunidades para trabalhar como freelancer não anime você, que tal fazer vendas online? Saiba que cerca de 74% dos brasileiros têm preferência em fazer suas compras pela internet. Ou seja, olha quanta gente disposta a comprar! 

Desde a aquisição de objetos físicos até a assinatura de cursos e itens de outros setores, as pessoas compram via internet constantemente. Essa quantidade deu um salto ainda maior com a pandemia, já que as restrições de circulação de pessoas contribuíram para as vendas online. 

Portanto, você pode produzir artesanato, se desfazer de objetos que já não utiliza mais e estão parados em casa, trabalhar com encomendas de doces e outros pratos, entre outras opções. O mais importante é saber como vender pela internet para aproveitar todas as vantagens da rede.

Considere empreender

Talvez você nunca tenha pensado em como empreender para ganhar dinheiro. Contudo, saiba que as chances de sucesso são grandes! O trabalho com Consultoria Educação apresenta ótima oportunidade, pois é uma prestação de serviços. A partir disso, você trabalhará oferecendo soluções que transformam as vidas das pessoas.

Primeiro, você deve se formalizar como empreendedor, abrindo MEI. Depois, é só escolher as suas atividades e concluir o processo para começar a trabalhar com Consultoria Educação e buscar clientes. Esse tipo de serviço tem vantagens como flexibilidade de horários, ganhos ilimitados, trabalho home office e outros benefícios. 

Invista nesta ideia!

Agora que vimos a quantidade de opções para ganhar uma renda extra, a frase “não consigo emprego” já não terá mais tanto peso na sua vida, não é? Afinal, você não dependerá disso para ganhar dinheiro e ainda será mais feliz com o que escolheu para o seu futuro profissional!

Pensando em colaborar com o início da sua carreira, veja o artigo que mostra alguns passos para começar a empreender em casa!

1 IBGE

Guia prático: obtendo sucesso no trabalho em um programa de afiliados

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.