Não tenho dinheiro para pagar a faculdade, e agora?

Não tenho dinheiro para fazer faculdade“. Esse é um desafio enfrentado por muitas pessoas que têm o sonho de conquistar o diploma, mas não sabem como arcar com os custos da mensalidade.

O que você precisa saber é que existem alternativas de renda extra para conseguir pagar a faculdade, e é isso que vamos mostrar agora. Não abandone esse objetivo sem antes conhecer nossas dicas para ganhar dinheiro!

Faça estágio

Mesmo que você não pretenda conseguir um emprego durante o período do curso, é possível começar a conhecer o mercado de trabalho e a realidade da profissão por meio de estágios. Existem dois tipos, veja a seguir.

Estágio supervisionado obrigatório

Dependendo do curso, o Ministério da Educação (MEC) exige que os estudantes frequentem locais onde o aluno vai exercer a profissão e tome conhecimento da estrutura e do funcionamento da prática profissional.

Essa atividade está prevista na grade curricular e é acompanhada por um professor supervisor. Cursos de Licenciatura exigem 400 horas de estágio. Já os da área de Ciências Biológicas e da Saúde contam com mais de 600 horas.

É bom ressaltar que essa modalidade é muito útil para a formação e o network do estudante, mas ela não é remunerada. Porém, isso não impede que alunos desses cursos também façam estágios não obrigatórios.

Estágio não obrigatório

Aqui, o estudante do curso superior também tem oportunidade de vivenciar a profissão, com a diferença de que recebe uma remuneração por isso. É o caso de alunos de Direito, Comunicação, Marketing, Gestão e vários outros.

Faça trabalhos freelance

Também tem como ganhar dinheiro sem sair de casa. Trabalhar home office já é uma realidade de vários profissionais. Então, por que não começar a fazer isso durante a faculdade? Dá para atuar com web, aulas particulares, fotografia, revenda de produtos, pet sitter, organização de documentos e espaços residenciais etc.

Procure o dom que você tem e, com o auxílio das redes sociais, divulgue seu trabalho. Os clientes logo vão começar a aparecer! É possível também atuar em alguma forma de economia colaborativa, como DogHero, Uber e Airbnb.

Venda produtos artesanais

Se você tem dotes culinários, cultiva plantas, faz crochê ou qualquer atividade artesanal, mesmo que só como passatempo, considere transformá-lo em uma fonte de renda. Você vai se surpreender com o valor que as pessoas dão a esses produtos!

Basta desenvolver algumas técnicas de vendas, cuidar da apresentação do produto e garantir aquela renda extra para fazer faculdade!

Formate trabalhos nas normas ABNT

Agora, se você tem familiaridade com o mundo acadêmico e curte metodologia, pode ajudar seus colegas com a formatação de trabalhos nas normas da ABNT. Nem todo mundo tem tempo (ou paciência) para fazer isso, e essa é uma forma de se aperfeiçoar como estudante enquanto consegue uma renda extra trabalhando online.

Afilie-se a uma plataforma de vendas

Nossa última dica também é uma forma de trabalho remoto que pode ajudar bastante com os custos da faculdade. Uma plataforma de vendas é um espaço online em que o afiliado promove produtos ou serviços — e recebe por isso a cada vez que alguém faz uma compra.

Não é preciso nenhum investimento inicial, basta usar seu computador ou até mesmo o celular. Você vai precisar de tempo para manter contato com sua rede de clientes, alimentar postagens em redes sociais e enviar e-mails.

Entendeu como ganhar dinheiro para fazer faculdade? Agora, não tem motivos para deixar seu sonho escapar! Escolha uma de nossas dicas, ou outra forma que achar mais interessante para seu perfil, e comece a colocar em prática.

Veja também como fazer formalização de profissional autônomo para garantir todos os seus direitos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.