nicho de mercado

O que é um nicho de mercado? Descubra como usar essa estratégia

Antes de começar qualquer negócio, inclusive como afiliado, é importante entender o que é um nicho de mercado e como definir o seu. Assim como criar a persona, pesquisar sobre a sua área de atuação ajuda a gerar insights. Vale tanto para prospectar novos clientes como para alavancar sua estratégia de vendas. 

Neste artigo, vamos mergulhar no conceito e mostrar como definir um nicho. Além disso, você verá exemplos de segmentos que estão em alta. Por fim, também compartilhamos algumas práticas para quem quer atuar no mercado de educação, com a venda de cursos online. E passamos pelo papel da persona nisso tudo. Boa leitura! 

O que é um nicho de mercado?

Nada melhor do que desdobrar as palavras para entender o conceito por trás delas. Por isso, vamos começar com nicho. Você sabe o que significa? Nicho é um segmento que concentra características específicas — comportamento de consumo, estilo de vida etc. Então, nicho de mercado representa uma porção de uma determinada área com base em:

  • dados demográficos, como idade, gênero, renda etc.;
  • interesses, desejos e valores em comum;
  • faixa de preço e qualidade das ofertas, entre outros fatores.

A educação, por exemplo, pode ter várias segmentações, que levam a diferentes nichos: alunos de graduação, profissionais que buscam especialização, estudantes de olho em cursos de extensão. E por aí vai! Cada uma dessas porções faz parte de um todo. Assim, o mercado é a educação, enquanto seus nichos incluem os diferentes perfis de alunos.

Então, para resumir, podemos dizer que nicho de mercado é a oportunidade de criar um negócio a fim de atender um determinado grupo de consumidores. No caso dos afiliados, é a chance de escolher uma área para se dedicar. Ao saber o nicho que você quer, fica mais fácil se afiliar e preparar estratégias de divulgação.

Quais são os exemplos de nicho de mercado?

Se você ainda não sabe como definir um nicho, vamos dividir alguns exemplos de segmentos que estão em alta no mercado. Afinal, é sempre bom acompanhar tendências de produtos e serviços, uma vez que o comportamento de consumo muda o tempo todo. 

Alimentação

Se tem um mercado que está sempre em alta é o da alimentação. Mesmo com as restrições da pandemia para sair de casa ou comer fora, a indústria alimentícia seguiu forte. O que mudou foi o comportamento de consumo, mais voltado para uma alimentação saudável. E também o interesse das pessoas em aprender a cozinhar.

Mercado imobiliário

Outro mercado que se mantém aquecido é o da compra e venda de imóveis. Dentro dele, há duas tendências. Uma é a busca por casas para aproveitar a tranquilidade do interior e fugir dos centros urbanos. A outra segue o caminho inverso, com os adeptos da filosofia menos é mais, optando por apartamentos menores nas grandes cidades.

Consumo sustentável

Se a busca pela alimentação saudável cresceu, o consumo com foco na sustentabilidade também seguiu a onda. E, assim, gerou novas oportunidades para produtos que prezam pelo bem-estar e pela preservação do meio ambiente. Cosméticos que dispensam testes em animais e canudos reutilizáveis são reflexos desse movimento verde.

Mundo PET

Outro mercado que abriu uma série de nichos é o dos animais de estimação. Você conhece alguém que não tenha um bichinho para chamar de seu? Não por acaso, o Brasil é um dos maiores mercados, ao lado de Estados Unidos e China, segundo a Euromonitor International. Entre os nichos em ascensão, alimentação natural, pet care e fotografia.

Educação a distância

Diante de um cenário em que ficar mais em casa faz parte do nosso dia a dia, a educação a distância (EAD) ganhou força. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a procura por cursos EAD no ensino superior aumentou 378,9% entre os anos de 2009 e 2019.

Quais são as melhores práticas para usar o nicho de mercado na venda de cursos superiores?

Já que falamos sobre educação a distância nos exemplos de nicho de mercado, vamos nos aprofundar um pouco mais na prospecção de vendas. Afinal, a flexibilidade de horários, bem como a possibilidade de estudar de onde o aluno estiver, indicam uma tendência. Ou seja, se já houve um aumento na procura, isso tende a continuar em uma crescente.

Para aproveitar a expansão e tirar o máximo de aproveitamento dela, é importante aplicar as melhores práticas. Por isso, vamos compartilhar algumas dicas que podem ajudar você a se destacar entre outros afiliados. Vamos lá?

Aposte em uma divulgação eficiente

Planejar a divulgação é uma das etapas mais importantes dentro da estratégia de Marketing Digital. Uma boa estrutura para promover cursos online integra vários canais digitais a fim de ter um alcance maior e chegar até potenciais alunos. Vamos ver alguns exemplos de como criar uma rede para se conectar com seus clientes:

  • blog: artigos com informações mais detalhadas sobre os cursos disponíveis nas instituições de ensino, além de atualizações;
  • e-mail marketing: mensagens segmentadas de acordo com o perfil dos alunos e potenciais alunos sobre as novidades;
  • redes sociais: vídeos institucionais ou com curiosidades sobre os cursos, enquetes, promoções e descontos, entre outras ações de engajamento;
  • anúncios: links patrocinados tanto no Google Ads quanto nas próprias redes sociais ajudam a ampliar o alcance.

Priorize a personalização das vendas

O que isso significa? Priorizar a personalização é criar uma identificação dos futuros alunos com os cursos que você oferece. Afinal, há muitas opções na web para quem quer estudar online. Ao mostrar a relevância do que ele aprenderá ao optar por aprender com os cursos que você vende, mais seu público se aproxima das suas ofertas. 

Faça parceria com uma plataforma

O mercado de afiliados é competitivo, ainda mais com a alta procura por produtos e serviços online. Por isso, ao se associar a uma plataforma, você aumenta suas chances de alcançar mais alunos e, consequentemente, gerar maiores conversões. Na Consultoria Educação, os afiliados têm acesso a treinamentos semanais, além da oferta de cursos em todo o Brasil.

Qual é a relação do nicho de mercado com a estratégia de personas?

Por fim, toda boa estratégia de vendas online passa pela definição da persona, que nada mais é do que a representação do seu cliente ideal. No nicho de mercado da educação, você precisa descobrir qual é o perfil do aluno que quer alcançar. Assim, fica mais fácil direcionar o tipo de linguagem, que redes sociais usar, conteúdo para produzir, enfim, toda a estratégia.

Ter uma persona bem definida é essencial para guiar os seus passos e alavancar as vendas. Ao conhecer o perfil dos estudantes em potencial, é possível criar conteúdo para cada etapa do funil de vendas — topo (conscientização), meio (consideração) e fundo (decisão).

Saber o que é nicho de mercado e como definir o seu é o primeiro passo de uma estratégia eficiente. Conhecer a persona também faz parte desse planejamento inicial. Com a área de educação em constante expansão, basta você aplicar o que compartilhamos ao longo deste artigo. Aposte na divulgação, não deixe de personalizar a comunicação com os alunos e conte com uma plataforma parceira para potencializar o alcance e seus ganhos.

Quer receber estratégias de marketing de afiliados direto na sua caixa de entrada? Então, assine a nossa newsletter e não perca as novidades!

[E-BOOK] Guia completo de renda extra sem sair de casa: tudo que você precisa saber

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.