o que é freelancer

O que é um freelancer e o que ele faz, na prática?

Freelancer é um profissional liberal que presta serviços para pessoas e empresas sem qualquer vínculo empregatício como a CLT. No Brasil, o termo pode ser visto na sua forma abreviada, “freela”. Ao contrário do que alguns pensam, quem opta por esse modelo de trabalho não está apenas fugindo do desemprego, pois existem vantagens associadas.

É verdade que mais profissionais buscam alternativas de trabalho diante das dificuldades de conseguir um emprego. Muita gente que nunca pensou em ser freelancer agora cogita essa possibilidade. A modalidade de trabalho também acaba se revelando uma excelente maneira de ter mais autonomia e liberdade sobre o próprio trabalho.

Se esse assunto é importante para você, continue a leitura do post. Vamos explicar mais detalhes sobre o que é um freelancer, as possibilidades de ganho nesse modelo e como ser freelancer. Confira!

O que faz um freelancer, na prática?

A rotina de um freelancer apresenta algumas particularidades se comparada à de um funcionário CLT. Se o profissional é seu próprio chefe, é ele quem precisa organizar uma série de responsabilidades para ter demanda de trabalho e consegui cumpri-la.

Confira, a seguir, o que faz um freelancer, na prática.

Busca por clientes

Todo freelancer sabe que clientes não caem do céu — o que não é uma má ideia. Então, uma realidade constante nesse modelo de trabalho é buscar novas parcerias, o que pode ser difícil no começo.

Quem está no início do trabalho como freela geralmente não conhece muita gente do mercado nem as melhores possibilidades para ter um bom faturamento. Por isso, é bom começar a construir uma autoridade e buscar vagas para freelancer.

Faça da melhor forma possível os trabalhos que aparecem, mantenha uma comunicação empática e transparente com os clientes e vá sempre em busca de novos certificados.

Define metas financeiras

Outro ponto da rotina de um freelancer é definir quanto pretende faturar com o seu serviço. Isso pode envolver as particularidades da vida de cada profissional, como o tempo dedicado e os objetivos com o trabalho de freela. Em todos os casos, podemos dizer que é importante ter uma meta financeira para cumprir com regularidade.

Quanto você pretende faturar mês a mês? A sua meta pode mudar de acordo com a suas experiências de trabalho e a demanda de clientes.

Organiza as tarefas e o tempo de trabalho

A liberdade da vida de freela precisa ser gerenciada com responsabilidade e compromisso para que a coisa dê certo. É importante respeitar os prazos acordados com os clientes, deixar o ambiente de trabalho arrumado e conseguir manter produtividade na realização das atividades.

Por outro lado, quem optar pelo modelo freelancer também precisa tomar cuidado para evitar a sensação de esgotamento que vem de um mau gerenciamento do tempo, além dos problemas de saúde associados a isso — como ansiedade, alimentação desregulada e falta de boas noites de sono. Saber equilibrar trabalho e lazer é uma chave para o sucesso.

Quanto ganha um freelancer?

O freelancer não tem um salário fixo. Ele ganha quanto produz. O seu faturamento pode ser ótimo em um mês, mas insuficiente no próximo. Essa variação vai depender de alguns fatores, como o tipo de trabalho desempenhado, o nível de habilidade técnica exigido e o tempo de dedicação à realização do serviço.

Trabalhos de freela que exigem certificações e treinamentos pagam melhor, como acontece em contabilidade e na área de vendas. Por exemplo, as comissões recebidas pelas indicações de curso de graduação têm atraído profissionais pelo rendimento gerado.

Mas, independentemente do nicho de atuação, é importante ficar atento a como você cobra pelo serviço: por hora ou valor fixo.

Você precisa saber como outras pessoas cobram pelo mesmo tipo de serviço. Fazendo essa pesquisa, evita-se o risco de cobrar muito abaixo do que o merecido ou acima da média da concorrência.

Freelancer ou autônomo? Tem alguma diferença?

A principal característica do freela é a autonomia para realizar os seus serviços, sem horários definidos ou supervisão de chefes. Além disso, como vimos, o modelo freelancer oferece o máximo de autonomia comparado ao regime CLT. Portanto, freelancer e o trabalho como autônomo são o mesmo tipo de trabalho.

Como começar o trabalho de freela?

Se você chegou até aqui, já sabe o que é freelancer e o que ele pode fazer, na prática. Agora, confira nossas sugestões para quem está cogitando começar um trabalho de freela e quer ganhar dinheiro com esse modelo.

Crie um portfólio

Dependendo da área, o portfólio é a primeira coisa que os clientes olham quando estão em busca de um freelancer. É uma situação frequente nas áreas de produção de conteúdo para web, programação, designer e fotografia.

Invista no LinkedIn

Use o LinkedIn para criar e fortalecer uma rede de contatos com outros profissionais da sua área. A rede social também serve para divulgar suas principais conquistas, buscar vagas de trabalho e ser encontrado por clientes que buscam seu tipo de serviço.

Estude o mercado escolhido

Estudar o nicho de atuação é pré-requisito para investir em uma nova carreira. Você precisa identificar o que os clientes mais procuram, quais ferramentas podem auxiliar sua rotina de trabalho e como outros profissionais precificam o serviço.

Formalize-se como MEI

Algumas oportunidades de trabalho como freela só aceitam a participação de profissionais autônomos que estão formalizados como Microempreendedor Individual (MEI).

Mesmo quando não é uma exigência, a formalização dá um ar de profissionalismo à sua atuação e garante direitos previdenciários, como a emissão de Notas Fiscais (NFs), direito à aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, pensão por morte e salário-maternidade.

Agora é com você!

Neste post, vimos o que é freelancer e como ganhar dinheiro com isso. Muita gente vai atrás de alguns “freelas” por desejo de complementar a renda ou depois de sair de um emprego fixo. Independentemente do caso, se você decidiu abraçar esse modelo de negócio, nossa recomendação é ir aos poucos e entender ao máximo o nicho de atuação escolhido anfes de começar.

Se gostou de conhecer o que é ser freelancer, na prática, entenda agora como ganhar dinheiro vendendo cursos online.

[E-BOOK] Guia completo de renda extra sem sair de casa: tudo que você precisa saber

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.