o que são leads

O que são leads? Descubra e saiba como melhorar o seu marketing

Afinal, o que são leads e por que esse é um assunto tão importante para o marketing digital? Bom, de forma curta e simples, podemos dizer que esse é um assunto importante porque, sem leads, não há como converter as pessoas em clientes.

Os leads estão no meio do caminho entre um potencial cliente e alguém que fechou uma compra online. Por isso, esse é um assunto que merece a atenção de quem já empreende na internet ou tem interesse em ganhar dinheiro com marketing digital para ter renda extra.

O melhor de tudo é que você não precisa ser um expert para entender o que são leads e como usá-los na sua estratégia de marketing. Acompanhe a leitura e tire suas dúvidas!

O que é lead?

O lead é um potencial cliente que demonstrou algum interesse no produto que você tem a oferecer. Ele pode ter baixado um material criado, ou ter solicitado um orçamento, por exemplo. O mais importante é que deixou informações de contato em troca, com nome, número de telefone e/ou endereço de e-mail.

No marketing digital, é comum dizer que o lead representa uma oportunidade real de negócio, porque é um usuário que já deu o primeiro passo para estreitar relacionamento com a empresa e tomar a decisão de compra.

Com as informações de contato do lead, você tem a chance de construir um relacionamento mais próximo e ajudá-lo a se converter em cliente.

Como os leads são usados no marketing digital?

Para que os usuários sejam convertidos em clientes, a empresa precisa filtrar todas essas pessoas até ficar com aquelas que realmente querem fechar uma compra. O lead é a pessoa que demonstrou interesse no produto e agora está ainda mais próximo de ser um cliente.

O processo de captar o contato das pessoas em troca de materiais ou informações sobre o produto é chamado de geração de leads. É importante que o próprio usuário ofereça seu contato para estreitar o relacionamento com a empresa.

Usar dados de outras empresas ou comprar bases de dados prontas são consideradas práticas sujas de marketing digital. Tudo isso pode ter um efeito contrário, afastando o cliente do propósito de realizar a compra.

A etapa seguinte à captação é abordar os usuários para tirar dúvidas, descobrir interesses e ganhar a confiança. Esse processo é chamado de nutrição de leads. Nesse momento, os usuários também podem ser chamados de prospects ou leads qualificados para venda.

Quando os leads já estão maduros e alinhados ao perfil ideal de cliente da empresa, quer dizer que eles estão prontos para uma abordagem de vendas. É o momento de tirar as últimas dúvidas para que eles se sintam seguros a ponto de realizar uma compra.

Por onde começar a captação de leads?

O marketing digital oferece várias maneiras de atrair usuários interessados no produto que você tem a oferecer. Em todos os casos, tudo começa com a real intenção de ajudar o cliente a tirar dúvidas e resolver um problema. Para isso, é preciso oferecer informações de qualidade.

É aí que o usuário pode sentir o interesse de oferecer seus dados pessoais para a empresa em troca de um conteúdo educativo. Em resumo: sem a produção de conteúdo, não é possível captar leads.

Um grande erro dos negócios é começar com uma abordagem de vendas, esquecendo-se de que, a princípio, a maioria dos clientes deseja tirar dúvidas e não comprar alguma coisa.

Com isso em mente, você pode aproveitar as melhores maneiras de começar a captar leads. Confira na lista a seguir.

Landing page

É a página para onde o usuário é direcionado quando clica em algum link de divulgação, ou quando entra em um site. Ela apresenta poucos elementos e tem a finalidade exclusiva de converter usuários em leads.

Blog

O blog é a ferramenta principal para centralizar a produção de conteúdo da sua marca. Os conteúdos precisam ser informativos, educativos e de fácil acesso. Mas, para que o blog sirva de combustível para a geração de leads, é preciso criar chamadas para páginas onde o usuário pode entregar seus dados em troca de materiais mais aprofundados.

Mídia paga

Links patrocinados, anúncios nas redes sociais ou qualquer outra publicidade paga pode ser usada para gerar leads. Com essa mídia, você segmenta com precisão o público que deseja alcançar. As plataformas mais usadas são o Google Ads e o Facebook Ads.

Rede social

Nas redes sociais, você interage com o público que já conhece e divulga links do seu blog e de páginas para converter os seguidores em leads.

Como gerenciar leads e mensurar os resultados?

Se um potencial cliente demonstrou interesse pelo produto oferecido, chegou a hora de acompanhá-lo no caminho para orientar a decisão de compra (nutrição de leads).

Você já tem o contato dos usuários, porque captou os dados na etapa de geração. Agora, o objetivo é mostrar que você quer ajudar a resolver os problemas do lead, manter o interesse e ganhar sua confiança, sem se preocupar diretamente com fechar a venda online.

As melhores maneiras de investir na nutrição de leads é produzir conteúdo de qualidade e demonstrar total disposição para suporte.

Você pode usar o e-mail marketing para enviar conteúdos educativos e tirar dúvidas. Mas, para isso, é importante se certificar de que captou o endereço de e-mail na etapa de geração de lead.

Para acompanhar os resultados, defina metas de conversão. Com o percentual de leads que precisa converter em determinado período, fica mais fácil saber se as suas ações estão funcionando e atingindo os resultados esperados.

Quais são as vantagens de utilizar uma estratégia de leads?

Ainda não se convenceu de que vale a pena usar os leads no seu marketing digital? Podemos listar as vantagens que você vai adquirir aderindo a essa estratégia:

  • oportunidade de mensurar com precisão o número de conversões;
  • trabalhar de forma estruturada com a captação de clientes;
  • ter maior chance de fidelizar clientes;
  • construir autoridade no segmento por meio dos conteúdos educativos;
  • atrair número maior de visitantes para suas páginas.

A produção de conteúdo é uma parte crucial de uma boa estratégia de leads. Por isso, pode ser interessante criar parcerias para produz materiais em diferentes formatos, que tragam informações relevantes para os usuários, principalmente no caso de afiliados digitais.

No App Consultoria Educação, todos os consultores cadastrados na plataforma recebem kits de conteúdos para atrair pessoas interessadas nas redes sociais.

Pela plataforma, é possível se cadastrar de forma gratuita para divulgar cursos de graduação em troca de pagamento em dinheiro.         

Melhore sua estratégia de marketing digital!

Chegamos ao final do conteúdo e esperamos que você tenha compreendido o que são leads e como usá-los na sua estratégia de marketing digital. Não se trata de algo difícil de entender, mas também não é um processo rápido e muito simples. O importante agora é se preocupar em definir as estratégias de captação.

Quer saber mais sobre como atrair leads na internet? Aproveite para conferir nosso conteúdo com 5 dicas para ter mais compradores!

[E-BOOK] Guia completo de renda extra sem sair de casa: tudo que você precisa saber

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.