Onde divulgar link de afiliado: fotografia de uma mulher trabalhando com seu computador.

8 lugares para divulgar seus links de afiliado

O marketing de afiliados vem crescendo, mas, com ele, surge sempre a mesma dúvida: onde eu posso divulgar meu link de afiliado? Não importa qual seja a sua área de atuação, o mercado está sempre inovando e, por isso, as estratégias para alcançar cada vez mais pessoas também mudam com frequência.

Pensando nisso, a equipe da Consultoria Educação elaborou uma lista com os 8 principais lugares onde você pode divulgar o seu link de afiliados e atrair ainda mais público para o negócio. Continue lendo este conteúdo para entender como aplicar cada uma das dicas!

O que é um link de afiliado?

Os links de afiliados são links personalizados, usados para vender produtos e serviços de marcas e empresas específicas e ganhar uma comissão em cima dessas vendas. Essa estratégia faz parte do marketing de afiliados.

Para ter o seu link de afiliado, é preciso, em primeiro lugar, se cadastrar em uma das empresas que aceitam afiliados. Depois, você decide quais produtos vender e gera links específicos para eles. Por fim, basta divulgar esses links em diferentes lugares. Para cada pessoa que adquirir o produto ou serviço que você indicou, você ganha uma comissão.

Onde divulgar meu link de afiliado?

Quem atua no marketing de afiliados já sabe: é fundamental ter boas estratégias de divulgação dos links para conseguir potencializar vendas e, com isso, aumentar a renda mensal. 

Pensando nisso, separamos 8 lugares onde você pode divulgar o seu link e aumentar as chances de vender para um público, seja ele novo ou já consolidado. Confira!

1. Nas redes sociais

As redes sociais são uma das ferramentas mais importantes para quem trabalha com o marketing de afiliados. Hoje em dia, elas funcionam como um verdadeiro marketplace de produtos e serviços, e construir uma base de seguidores fiel é uma maneira eficaz de vender produtos e aumentar a sua renda como afiliado.

Por isso, aposte na criação de conteúdos para essas redes e em aumentar a sua audiência. Em seguida, divulgue os seus links de afiliado, sempre explicando por que aquele produto ou serviço pode ser interessante para o seu público. 

O Instagram e o TikTok podem ser dois lugares interessantes para começar, uma vez que se baseiam principalmente em conteúdos curtos e divertidos.

Leia também: Como ganhar dinheiro no Instagram?

2. Em blogs

A produção de conteúdo também é uma maneira interessante de aumentar as suas vendas e divulgar o seu link de afiliado. Se você trabalha em um nicho específico, como a Educação, pode ser interessante criar um blog para falar mais sobre o assunto e recomendar cursos, serviços e produtos dentro dessa área. 

Mas lembre-se: o foco do seu blog não pode ser apenas vender, ok? Afinal, é preciso construir um relacionamento com os seus leitores, o que significa informá-los sobre o tema que vocês têm em comum interesse. Um blog de Educação, por exemplo, pode vender cursos de ensino superior, mas também deve falar sobre metodologias ativas.

Outra opção é contar com guest posts em blogs de outras pessoas, com mais alcance e com um público diferente do seu. Para isso, você pode entrar em contato com os donos dos blogs que você acha que são interessantes e oferecer a produção de um conteúdo inédito. 

Leia também: Aquisição de tráfego: quais são as principais fontes?

3. No seu site

Para algumas pessoas, ter um site também pode ser interessante — sobretudo se você, além de ser afiliado, também empreende. Com um domínio próprio, você tem mais liberdade para construir a sua marca e a sua presença digital, e pode contar com mais maneiras de divulgar os seus links de afiliado.

Para além dos conteúdos por escrito, em um site você pode apostar em novas formas de divulgar o seu link, como: banners, anúncios, páginas específicas para reviews e recomendações, pop-ups, e várias outras estratégias!

4. Em vídeos no YouTube

O YouTube ainda é uma das principais plataformas para avaliações de serviços e produtos, com milhares de usuários diários. Além disso, os vídeos considerados mais completos e mais interessantes costumam receber destaque até em pesquisas genéricas do Google, o que representa um público novo acessando o seu conteúdo sem que você precise ter gastos extras para isso.

Dessa forma, pode valer a pena criar conteúdo para o YouTube e divulgar os seus links de afiliados por lá. Além de ser uma comunidade interessante para quem é mais comunicativo, você consegue se destacar se souber ser criativo e, é claro, se for bastante honesto nas suas reviews.

5. Em fóruns online

Pode não parecer, mas fóruns online também movimentam uma grande parte dos consumidores da internet. Em espaços como o Reddit, por exemplo, as pessoas discutem suas opiniões sobre diversos assuntos — e inclusive recomendam produtos e serviços.

Se você gosta de participar de debates, portanto, divulgar seus links de afiliado nesse tipo de espaço online pode ser interessante. Além de alcançar pessoas novas todos os dias, você também pode construir uma comunidade ativa e engajada.

6. Usando listas de e-mail

O e-mail é uma ferramenta interessante para quem já tem um público bem estabelecido e engajado. Por tratar de uma comunidade menor, a estratégia do e-mail marketing é frequentemente deixada de lado, mas a verdade é que as pessoas que se inscrevem nas suas comunicações por e-mail são mais propícias a seguir as suas recomendações.

Assim, vale a pena pensar em conteúdos para esse público e divulgar os seus links de afiliado por lá. Mas lembre-se: para usar essa estratégia, é preciso estar em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Leia também: Veja as 7 melhores práticas para construir a sua lista de e-mails!

7. Em grupos de WhatsApp e Telegram

Você com certeza participa de pelo menos um grupo no WhatsApp ou no Telegram — ou nos dois! Nessas redes, é possível encontrar pessoas com interesses similares, para quem você pode recomendar produtos ou serviços e ganhar uma comissão.

Afinal, em conversas do dia a dia, é comum que a gente fale sobre um curso que gostou, ou sobre uma empresa bacana, ou mesmo sobre um novo produto interessante. Portanto, por que não aproveitar o cotidiano para divulgar os seus links de afiliado? Lembre-se, porém, de manter a transparência!

8. Através de anúncios pagos

Uma outra alternativa para quem busca alcançar mais pessoas é investir nos anúncios pagos, como o Google Ads ou o Facebook Ads. Neles, você investe uma quantia específica de dinheiro, determina um público-alvo e divulga o seu link de afiliado. 

Essa opção é mais interessante para quem já tem uma renda mais recorrente e pode assumir os riscos de investir em estratégias que podem não trazer o retorno esperado. Além disso, vale a pena ler bastante sobre o assunto antes de começar, para garantir que você conhece o público do seu negócio.

Fotografia de uma mulher sorrindo enquanto trabalha com seu computador.

Como divulgar meu produto de afiliado?

Agora que você já sabe onde divulgar os seus links de afiliados, é hora de entender como essa divulgação pode acontecer. Afinal, não basta colar um link em algum lugar e esperar que as pessoas comprem, certo?

A seguir, você confere dois tipos de conteúdo que podem engajar a sua comunidade e fazer com que elas cliquem nos seus links de afiliado!

1. Faça avaliações

As avaliações de um produto ou serviço são uma forma honesta de engajar um público no seu conteúdo. Afinal, quem é que não gosta de descobrir algo novo, que pode solucionar um problema ou facilitar o cotidiano? 

Por isso, faça reviews dos produtos que você vende, mostrando o que eles têm de mais interessante e os motivos pelos quais adquiri-los pode ser benéfico. Lembre-se, porém, de ser transparente e só indicar aquilo que você mesmo já usou e aprovou!

2. Mostre como usar aquele produto no dia a dia

Às vezes, uma simples ilustração de como um produto pode ser usado já basta para fazer com que as pessoas decidam comprá-lo. A depender do nicho em que você está inserido, pode ser interessante pensar em conteúdos curtos — vídeos ou posts — mostrando como aquele produto é aplicado no seu dia a dia e quais as vantagens de usá-lo. 

Dessa maneira, você pode estar apresentando para os seus seguidores uma solução que eles desconheciam, ou que eles ainda não sabiam que precisavam ter também. Com isso, tem mais chances de aumentar o número de vendas pelo seu link.

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender onde divulgar seu link de afiliado. Aproveite para baixar o aplicativo da Consultoria Educação e descobrir como ganhar comissões trabalhando de casa e com um horário flexível!

[E-BOOK] Guia completo de renda extra sem sair de casa: tudo que você precisa saber

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.