pagar faculdade

Renda extra para pagar a faculdade: quais são as alternativas?

“Não tenho dinheiro para fazer faculdade“. Esse é um desafio enfrentado por muitas pessoas que têm o sonho de conquistar um diploma, mas não sabem como arcar com os custos da mensalidade.

O que você precisa saber é que existem alternativas de renda extra para conseguir pagar a faculdade, e é isso que vamos mostrar agora. Não abandone esse objetivo sem antes conhecer nossas dicas para ganhar dinheiro.

No decorrer do post, vamos explicar mais quais são as melhores alternativas de ganhar uma renda extra durante a faculdade. Também separamos dicas para você começar um planejamento das finanças. Ficou curioso? Confira e tire suas dúvidas!

Como conquistar uma renda extra e pagar a faculdade?

Se você precisa buscar novas maneiras de pagar a mensalidade, conheça algumas possibilidades de começar uma renda extra do zero.

Faça estágio

Mesmo que você não pretenda conseguir um emprego durante o período do curso, é possível começar a conhecer o mercado de trabalho e a realidade da profissão por meio de estágios. Existem dois tipos, veja a seguir.

Estágio supervisionado obrigatório

Dependendo do curso de nível superior, o Ministério da Educação (MEC) exige que os estudantes frequentem locais onde o aluno vai exercer a profissão e tomem conhecimento da estrutura e do funcionamento da prática profissional.

Essa atividade está prevista na grade curricular e é acompanhada por um professor supervisor. Os cursos de Licenciatura exigem 400 horas de estágio; já os da área de Ciências Biológicas e da Saúde contam com mais de 600 horas.

É bom ressaltar que essa modalidade é muito útil para a formação e o network do estudante, mas a remuneração não é obrigatória nesse caso. Em outras palavras, a vaga de estágio obrigatório não precisa pagar um salário ao profissional em formação. Porém, isso não impede que alunos também façam estágios não obrigatórios.

Estágio não obrigatório

Aqui, o estudante do curso superior também tem oportunidade de vivenciar a profissão, com a diferença de que recebe um salário de estágio. É o caso de alunos de Direito, Comunicação, Marketing, Gestão e vários outros cursos de nível superior.

Diferentemente do que acontece no estágio obrigatório, o aluno pode fazer o estágio não obrigatório em qualquer período do curso. Basta que ele encontre uma vaga e faça sua candidatura. No entanto, as empresas geralmente abrem vagas para graduando a partir do 3.º ou 4.º período, porque o estagiário precisa de algum grau de conhecimento na área.

Faça trabalhos freelance

Também tem como ganhar dinheiro sem sair de casaTrabalhar home office já é uma realidade de vários profissionais. Então, por que não começar a fazer isso durante a faculdade?

Existem várias opções de trabalho como freelancer online, aulas particulares, fotografia, revenda de produtos, pet sitter, organização de documentos e espaços residenciais etc.

Procure o dom que você tem e, com o auxílio das redes sociais, divulgue seu trabalho. Os clientes logo vão começar a aparecer! É possível também atuar em alguma forma de economia colaborativa, como DogHero, Uber e Airbnb.

Venda produtos artesanais

Se você tem dotes culinários, cultiva plantas, faz crochê ou qualquer atividade artesanal, mesmo que só como passatempo, considere transformá-lo em uma fonte de renda. Você vai se surpreender com o valor que as pessoas dão a esses produtos!

Basta desenvolver algumas técnicas de vendas, cuidar da apresentação do produto e garantir aquela renda extra para fazer faculdade!

Formate trabalhos nas normas ABNT

Agora, se você tem familiaridade com o mundo acadêmico e curte metodologia, pode ajudar seus colegas com a formatação de trabalhos nas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Nem todo mundo tem tempo (ou paciência) para fazer isso, e essa é uma forma de se aperfeiçoar como estudante enquanto consegue uma renda extra trabalhando online.

Afilie-se a uma plataforma de vendas

Nossa última dica também é uma forma de trabalho remoto que pode ajudar bastante com os custos da faculdade. Uma plataforma de vendas é um espaço online em que o afiliado promove produtos ou serviços — e recebe por isso a cada vez que alguém faz uma compra.

Não é preciso nenhum investimento inicial, basta usar seu computador ou até mesmo o celular. Você vai precisar de tempo para manter contato com sua rede de clientes, alimentar postagens em redes sociais e enviar e-mails.

Conte com o app Consultoria Educação

Já pensou em usar sua familiaridade com a faculdade para ajudar outros alunos a entrar no ensino superior e ainda ganhar por isso? Essa é a proposta do aplicativo Consultoria Educação.

Você só precisa baixar o App no seu celular e fazer um cadastro simples com algumas informações pessoais. Tornando-se um consultor de educação, sua tarefa é indicar cursos de graduação do grupo Kroton em troca de comissões de vendas em dinheiro.

A cada matrícula feita com a sua indicação, você ganha um percentual na conta bancária. O melhor de tudo é que não há limite de renda no aplicativo: quanto mais clientes você consegue, mais comissões você ganha!

É uma forma de ganhar uma renda extra realizando o sonho de outras pessoas de entrar na faculdade! Quem sabe a consultoria não se torna sua fonte de renda principal depois de um tempo? Todo mundo sai ganhando, você ajuda o aluno, e ele encontra o curso ideal!

Como organizar as finanças para pagar a faculdade?

Ok, agora você já conhece muitos caminhos para ganhar uma renda extra na faculdade. Esperamos que tenha gostado das sugestões. Sabemos que não é nada fácil e queremos te dar todo apoio nessa jornada!

Você também precisa saber que a tarefa de manter as mensalidades em dia envolve um cuidado rigoroso com o controle financeiro, já pensou nisso?

É como disse o tio Ben ao Homem-Aranha: “Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades”. Quando você adquire uma nova fonte de renda, é importante ter mais responsabilidade com o que você gasta.

Sem o mínimo de controle, corre o risco de gastar mais do que deveria e comprometer a mensalidade da faculdade.

Para que isso não aconteça com você, separamos algumas dicas para ter um planejamento financeiro simples, mas muito útil. Confira!

Reveja os gastos do dia a dia

Você pode registrar suas despesas diárias e, no final do mês, ter um relatório que ajude a entender melhor como está sua situação financeira. Criando esse hábito, fica mais fácil saber o que você pode deixar para comprar depois ou eliminar de vez do orçamento.

A planilha digital é uma ótima ferramenta para registrar movimentações financeiras grandes e pequenas. Lá você pode criar seções de entradas e saídas, além de fazer comparativos entre valores.

Se você perceber que está gastando mais do que deveria ou poderia, chegou o momento de evitar usar o cartão de crédito e avaliar o que se tornou dispensável na rotina. Pode ser uma assinatura que ninguém usa de verdade, ou uma mensalidade na academia que pode ficar de lado.

O ideal é manter as despesas indispensáveis no orçamento, mas também se dar ao luxo de ter um ou outro gasto a mais no caso de uma situação financeira razoável.

Considere todas as despesas da faculdade

Um erro comum dos recém-chegados ao ensino superior é considerar apenas o valor das mensalidades na hora de organizar as finanças. É bom entender que o curso de graduação envolve uma série de gastos, principalmente se você escolher o ensino presencial.

Fique de olho nisso para não ser pego de surpresa. Veja alguns custos que podem estar envolvidos na sua rotina da faculdade:

  • custo com transporte (valor do combustível, passagem de ônibus ou metrô etc.);
  • alimentação (lanches que fazem parte da rotina);
  • apostilas, materiais didáticos, livros etc.
  • palestras, workshops, oficinas etc.

Monte uma reserva de emergência

A reserva de emergência é crucial para lidar com despesas inesperadas que podem desequilibrar seu planejamento. Trata-se de uma quantia acumulada que você tem para pagar despesas como remédios e reparos urgentes.

Com o planejamento financeiro, pode parecer que você não precisa de uma quantia extra, mas o problema é que viver no limite financeiro pode ser arriscado. Ter dinheiro guardado vai garantir uma segurança financeira em casos de imprevistos.

Para montar uma reserva financeira do zero, a melhor recomendação é juntar uma quantia todos os meses a partir do que sobrar do orçamento. Mesmo que essa quantia seja pequena, o acúmulo ao longo dos meses vai garantir maior segurança para você.

Vá em busca de uma bolsa de estudo

A bolsa de estudo é uma ajuda financeira para os alunos que não podem pagar o valor inteiro da mensalidade. Existem basicamente duas maneiras de conquistar esse benefício: programas de bolsa governamentais e programa de uma faculdade particular.

Os programas do governo costumam receber solicitações de alunos do país inteiro, o que acaba eliminando centenas ou milhares de candidatos. Por conta dessa concorrência, muita gente opta pelas bolsas oferecidas nas próprias instituições de ensino.

A concorrência por vaga é menor, e você tem a chance de ganhar uma bolsa de até 100% da mensalidade para fazer o curso que sempre quis.

Conheça opções de desconto na mensalidade

Não se encaixa nos critérios para receber as bolsas? É bem provável que a mesma faculdade também ofereça opções de desconto na mensalidade.

Por exemplo, se você ainda vai começar o curso, aproveite para saber se é oferecida a isenção na taxa de matrícula, no período conhecido como pré-matrícula.

Outros critérios que as faculdades podem usar para oferecer descontos na mensalidade: quando os alunos fazem o pagamento em dia, renda do aluno e indicação para outros alunos.

Agora é com você!

Entendeu como ganhar dinheiro para fazer faculdade? Agora, não tem motivos para deixar seu sonho escapar! Escolha uma de nossas dicas, ou outra forma que achar mais interessante para seu perfil, e comece a colocar em prática.

Se você gostou das sugestões, veja também como fazer formalização de profissional autônomo para garantir todos os seus direitos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

[E-BOOK] Guia completo de renda extra sem sair de casa: tudo que você precisa saber

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.