Pagar a faculdade depois de formado vale a pena? Entenda

Pagar a faculdade depois de formado vale a pena? Entenda

Muitas pessoas conquistaram o sonho de ingressar em um curso superior e, assim, conseguiram obter o tão desejado diploma. Boa parte dos estudantes teve essa oportunidade ao optar pelo financiamento estudantil. Apesar de ser bem conhecida, essa forma de ingresso proporciona alguns desafios, já que o aluno deve pagar a faculdade depois de formado.

Logo, após a formação, o estudante precisa devolver o dinheiro ao banco que forneceu o crédito. Essa opção exige um bom planejamento financeiro, pois, caso o profissional não pague as parcelas, pode enfrentar consequências negativas, como os juros altos cobrados pelo banco.

Ficou interessado no assunto e quer saber se vale a pena estudar e depois pagar a faculdade? Então, continue a leitura para saber mais!

Quais são as possibilidades viáveis para pagar a faculdade depois de formado?

Afinal, como pagar a faculdade depois de formado? Se você escolheu essa opção, é porque decidiu fazer um financiamento estudantil, certo? O estudante pode optar por essa alternativa utilizando a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), ou realizando um financiamento privado, que é oferecido por alguma instituição bancária ou empresa especializada nesse ramo.

Embora existam diferenças em cada tipo de financiamento, esse modelo é um só. Assim, os estudantes fazem um curso superior em uma faculdade particular sem ter a preocupação de realizar o pagamento da mensalidade. Após a finalização da graduação, precisam começar a pagar todo mês um boleto para a instituição que ofereceu o financiamento.

Caso o aluno passe um tempo maior do que o esperado no curso, o valor total da dívida aumenta proporcionalmente.

Essa é a minha única opção?

Optar pelo financiamento estudantil pode ser vantajoso, pois você paga as mensalidades em um prazo maior. No entanto, é importante levar em conta algumas considerações e ter cuidado antes de fechar o contrato.

Lembre-se de que um financiamento estudantil, mesmo a juros baixos, é um empréstimo. Ainda que só após a formação, o aluno deve fazer o pagamento, e os valores serão maiores.

Portanto, é essencial considerar outras possibilidades de como pagar a dívida da faculdade, já que o financiamento estudantil é apenas uma das alternativas. As opções podem ser menos arriscadas e custosas do que fazer dívidas com o banco.

Já pensou, então, em ter uma renda extra enquanto ainda cursa a graduação? Saiba que, com planejamento e dedicação, é possível trabalhar e estudar, além de ficar livre das dívidas. Quer conhecer dicas de trabalhos para fazer durante esse período? Veja a seguir!

Venda alimentos

Uma atividade bastante comum entre universitários é a venda de salgados e de doces na faculdade durante os intervalos das aulas. Essa pode ser uma boa ideia para quem tem habilidades culinárias ou que tenha alguém para ajudar a preparar os alimentos.

Se você se enquadra nessa situação, e as comidas que elabora costumam fazer sucesso entre familiares e amigos, que tal começar a vendê-las? Faça bombons, brigadeiros, hambúrgueres, sanduíches naturais e outras delícias para ganhar uma graninha extra!

Trabalhe meio período

Já que a prioridade é conseguir trabalhar sem prejudicar os estudos ou consumir todo o seu tempo, um trabalho de meio período é uma boa opção. É possível tentar esse tipo de emprego dando aulas particulares, em secretarias de escolas, na biblioteca da faculdade ou como monitor de disciplinas.

Atue como freelancer

Outra alternativa é trabalhar como freelancer. Esse profissional é o autônomo que presta o seu serviço para diversas empresas, sem ter um vínculo empregatício. Algumas das atuações mais comuns para os quais é possível ser contratado são tarefas que envolvem publicidade, jornalismo e redação.

O interessante de ser freelancer é que você tem liberdade para escolher a hora em que quer trabalhar. Além disso, o estudante pode prestar o seu serviço para muitas instituições, sendo um bom modo de fazer contatos profissionais essenciais para a sua carreira.

Quais são as vantagens de pagar a faculdade enquanto estiver realizando o curso?

Como vimos, existem várias opções para pagar a faculdade que vão além do financiamento estudantil. Ao trabalhar e estudar ao mesmo tempo, é possível conquistar uma renda extra, arcar com as mensalidades e aplicar o restante do dinheiro em um investimento.

Com isso, você consegue concluir a graduação sem passar aperto e sem o pensamento de que, no futuro, precisa pagar uma dívida gigantesca no momento em que está iniciando a vida profissional. Portanto, não deixe de tentar conseguir um desconto nas mensalidades, conquistar uma bolsa de estudos ou arrumar um estágio remunerado.

Como veremos abaixo, ainda dá para ser um afiliado digital, uma opção muito vantajosa!

Por que trabalhar como afiliado digital para pagar a faculdade?

Para ficar livre das dívidas da faculdade, é importante aproveitar as opções de trabalho disponíveis na internet. Dentre as principais alternativas, o mercado de afiliado tem um grande destaque, por ser um tipo de atuação que não necessita de um investimento inicial e pode ser realizado de qualquer lugar: basta ter um smartphone ou celular conectado à internet.

O consultor digital é responsável por orientar pessoas em relação à escolha de serviços e produtos. O profissional da área, em geral, tem experiência no ramo ou precisa passar por treinamentos para adquirir todos os conhecimentos necessários.

Na consultoria no ramo educacional, uma referência no mercado é o Consultoria Educação, uma plataforma na qual o consultor pode ganhar excelentes comissões em dinheiro ao divulgar cursos de graduação de faculdades conceituadas do país.

Para realizar o cadastramento, bastar baixar o aplicativo no celular, incluir as informações e realizar o treinamento de vendas. Quanto maior o número de matrículas feitas com a sua ajuda, maior será o valor das comissões que vão para a sua conta.

O melhor de tudo isso é que os horários são flexíveis. Logo, é possível trabalhar no tempo livre e dedicar-se aos estudantes durante o curso de graduação.

Agora é com você!

Embora pagar a faculdade depois de formado pareça ser uma boa alternativa, saiba que é possível contrair dívidas, prejudicando o seu orçamento pessoal. Portanto, priorize alternativas, principalmente a atuação como afiliado digital. Com isso, dá para conquistar uma renda extra e conseguir ótimas comissões pelas vendas!

Gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre o assunto? Então, saiba se trancar a faculdade por falta de dinheiro é necessário!

[E-BOOK] Guia completo de renda extra sem sair de casa: tudo que você precisa saber

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.