Você tem o perfil para ser vendedor? Descubra aqui

Um vendedor tem a sorte de poder usufruir de vantagens que muitas outras carreiras não proporcionam. Por exemplo, ao ser um profissional autônomo, ele consegue ganhar dinheiro na crise e diminuir o impacto dela no próprio bem-estar. No entanto, para que exista sucesso, é importante ter um certo perfil.

Sendo assim, você saberia dizer quais são as características de um perfil vendedor? Entre elas, o profissional precisa ter boa comunicação, atenção às oportunidades, persistência, inteligência emocional, habilidades empáticas e capacidade de argumentação.

Agora, sabe o mais importante de tudo? Essas características podem ser desenvolvidas a partir de experiências ou de cursos. Muitos deles, inclusive, gratuitos. Com o tempo, é possível crescer na carreira e se tornar um consultor de vendas, profissional contratado para ensinar um negócio a vender melhor.

Então, siga na leitura e entenda melhor qual é o perfil de um bom vendedor!

Boa comunicação

A boa comunicação é uma das principais exigências de como ser um bom vendedor. É ela que ajuda o profissional a se expressar, a argumentar e a engajar o cliente, fazendo-o sentir interesse pelo produto ou serviço. Essa característica também implica ser um bom ouvinte. É preciso deixar o consumidor falar, para entender suas principais necessidades e, com isso, encontrar a solução ideal a ele.

Atenção a oportunidades

Um bom vendedor é aquele que não fica lamentando suas falhas, mas as enxerga como oportunidades de crescimento. Falando nelas, o profissional também precisa estar atento às que aparecem.  

Por exemplo, se um cliente quer comprar um novo celular, por que não tomar a iniciativa de oferecer junto a capinha protetora e a película? Além de aumentar a comissão, é uma forma de fazer com que ele sinta que realizou uma aquisição completa, melhorando, assim, sua experiência de compra.

Persistência

Ser persistente é ter empenho e determinação para atingir os objetivos. É não desistir tão fácil, diante dos primeiros obstáculos. Na carreira de vendedor, o profissional escuta muitos “nãos” e lida com vários julgamentos. No entanto, só consegue colher os frutos quem continua lutando e acreditando em si.

Inteligência emocional

Essa competência não tem a ver com as notas da época da escola, nem com o resultado do teste de QI. Alguém que é inteligente emocionalmente sabe lidar com a vida, com as pessoas e com as circunstâncias, sem deixar que as emoções dos outros e as próprias controlem a situação

Por exemplo, se o profissional enfrenta problemas pessoais, ele não pode deixar que isso atinja seu desempenho no trabalho. Ou se um cliente tem uma atitude mais grosseira, é importante o autocontrole, para não responder na mesma moeda.

Habilidades empáticas

A empatia é importante em muitas profissões e também deve fazer parte do perfil vendedor. Ela ajuda o profissional a entender as principais necessidades do cliente, a tornar a relação genuína, a deixar o atendimento personalizado e, com isso, conseguir vender mais. 

Capacidade de argumentação

O sucesso na venda vem com a arte de persuasão. É preciso saber usar as palavras certas e ter bons argumentos para cada questionamento. Um pouco de Psicologia, aqui, ajuda a entender o perfil do cliente e qual tipo de serviço ou produto é capaz de atendê-lo melhor.

Como você viu, são várias as características de um perfil vendedor –– e todas podem ser aprendidas com a experiência ou cursos. Agora, para ter sucesso de verdade, é interessante escolher uma boa empresa ou um produto de qualidade. O app Consultoria Educação facilita o trabalho do profissional, já que permite a ele realizar vendas, sem limites e sem precisar sair de casa, sendo uma ótima opção para iniciantes ou experientes.

Já que você se interessou por esse artigo de vendas, que tal ler o próximo conteúdo e entender o que faz um consultor de educação?

[E-BOOK] Guia completo de renda extra sem sair de casa: tudo que você precisa saber

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.