persuasão em vendas

Conheça 6 técnicas de persuasão em vendas

A persuasão em vendas é um elemento importante para conseguir aumentar seu faturamento. Além disso, a utilização de técnicas é ainda mais importante no ambiente virtual, já que temos infinitos estímulos e possibilidades de escolha para comprar. Por isso, o momento da decisão de compra é único e você precisa saber como conquistar um novo cliente.

Buscar por técnicas de vendas que utilizem outros artifícios para ter mais lucro é bastante comum, mas isso é preciso ser feito com diálogo e de forma honesta. Portanto, saiba que vale investir na persuasão para engajar o público e ganhar seus clientes.

Os gatilhos mentais funcionam para levar a pessoa a tomar uma ação. Ou seja, são recursos importantes e que você precisa conhecer para persuadir seus clientes. Por isso, conheça alguns deles e saiba como aplicá-los durante as vendas!

Escassez

Você deve se lembrar de alguma situação em que queria muito determinado produto, mas ficou sabendo que o estoque está acabando e que precisa ir logo comprá-lo, senão, ficará sem o item que tanto deseja. Essa é uma técnica de persuasão muito comum e que tem bons resultados.

O gatilho da escassez provoca certa pressão no cliente, que sente a urgência de tomar uma decisão para não perder a oportunidade que se apresenta. Dessa maneira, mostrar que há um número limitado para venda e que está se esgotando provoca ações rápidas.

Algumas formas de utilizar essa técnica é mostrar que as vagas são limitadas, como para “as 10 primeiras pessoas que comprarem”, por exemplo. Isso mexe com a ansiedade, e o cliente sente que não pode perder tempo para aproveitar algum benefício.

Reciprocidade

Criar uma conexão com o cliente é algo que vai muito além da intenção de venda. O instinto de retribuir algo é natural. Portanto, quando a pessoa para quem você está tentando vender percebe a sua boa vontade em ajudá-la, naturalmente surge o sentimento de reciprocidade. 

A partir disso, o consumidor estará mais aberto para ouvir o que você tem a dizer. Uma conexão mais profunda é mais efetiva para criar um laço de confiança, o que deixará a pessoa disposta a entender mais sobre o produto ou serviço e o valor do que ela pode receber.

Nesse sentido, quando você oferece algum benefício, é desperto um sentimento de valorização no cliente. Por isso, se for possível, disponibilize brindes, bônus e outra vantagem. Até mesmo uma mensagem de agradecimento pelo tempo da pessoa é válida.

Esse é um gatilho emocional e, dessa forma, é necessário ter cuidado com a forma de abordagem, uma vez que podem ser geradas más-interpretações. O segredo é perceber a abertura da pessoa para cativá-la conforme o espaço dado.

Prova social

Nada é mais poderoso para convencer alguém do que mostrar provas com dados e depoimentos de pessoas que já experimentaram o que você está oferecendo. Não é à toa que lojas virtuais colocam quadros de comentários e avaliações em seus produtos, já que isso serve como uma prova social.

Os feedbacks são muito importantes para que outras pessoas vejam que aquela é a melhor escolha que elas podem fazer. Ninguém quer investir o próprio dinheiro em algo que não vale a pena, não é? Por isso, aproveite as avaliações de outros clientes e use-as para melhorar a reputação da sua marca.

Quando você utiliza a técnica de persuasão da prova social, o cliente perceberá o que outros estão falando ― e que não é apenas a sua palavra para vender algo. Esse gatilho é ainda mais importante para vender pela internet.

Autoridade

Ser uma referência na sua área de atuação e demonstrar expertise são características essenciais para se tornar uma autoridade. Quando o cliente percebe que está diante uma pessoa com conhecimento sobre o que está falando, ele passa a ter mais confiança.

Aliar essa técnica de vendas à da prova social, por exemplo, é uma estratégia para fortalecer seu argumento. Como consequência, a pessoa perceberá sua experiência e o valor do que você oferece, principalmente porque posiciona a marca como uma autoridade no mercado.

Ter uma presença marcante, sobretudo na internet, também é válido para mostrar autoridade na área. É importante mostrar segurança e que você tem entendimento sobre o que está dizendo, pois essa é uma característica essencial no seu perfil de vendedor.

Novidade

Quem não gosta de saber primeiro de uma novidade, não é mesmo? Isso é natural dos seres humanos, e você pode usar isso a seu favor! Ao saber de algo novo, a pessoa tende a se sentir especial e valorizada.

Ou seja, seja para apresentar um curso novo, uma promoção ou qualquer outra informação, seu cliente ficará feliz em saber isso antes de outras pessoas.

Essa técnica de persuasão costuma ter resultados muito positivos. O gatilho da novidade mantém o interesse do cliente vivo, pois ele sabe que está recebendo aquela informação exclusiva antes de outras pessoas. Portanto, ele deve valorizar essa oportunidade que se apresenta diante dele, certo?

“Por que…”

Os argumentos são velhos conhecidos de quem trabalha com a venda de produtos e serviços. É natural que os clientes cheguem cheios de dúvidas antes da compra. Por isso, você deve ter confiança para justificar por que a pessoa estará fazendo um bom negócio.

Dessa maneira, a técnica de persuasão do “por que…” utiliza fortes argumentos para convencer o consumidor de que ele está prestes a efetuar uma excelente compra. Dinheiro bem-gasto é aquele que vemos retorno e sentimos satisfação ao pensar naquele investimento.

A flexibilidade no trabalho exige que se desenvolva técnicas que tenham resultados palpáveis, já que nem sempre será possível fechar negócio com todas as pessoas que você tem contato. Além disso, ao trabalhar de forma autônoma você terá liberdade até mesmo de se tornar um nômade digital.

Agora é com você!

Se você quer trabalhar quando e de onde quiser, precisa saber como vender pela internet. Já imaginou em conseguir sua renda extra por meio de um aplicativo? A Consultoria Educação é um modelo prático e que pode ser a solução ideal para ter mais ganhos e conciliar com a sua rotina. Assim, aplica técnicas e a persuasão em vendas para melhorar sua vida financeira!

Por isso, aproveite e baixe o app da Consultoria Educação e veja como é fácil começar a aumentar a sua renda!

Guia prático: obtendo sucesso no trabalho em um programa de afiliados

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.