pixel de rastreamento

O que é pixel de rastreamento no Marketing Digital? Descubra aqui

E se fosse possível rastrear o comportamento de potenciais leads no mercado de afiliados? Se você sabe o que é pixel de rastreamento, já está na metade do caminho para entender o perfil do seu público. Esse recurso oferece acesso a dados sobre as pessoas que foram impactadas por suas campanhas de marketing.

Afinal, o que determina o sucesso de um afiliado é o volume das vendas digitais, ou seja, as conversões. Além de mensurar cada ação do seu planejamento, você também pode ativar o pixel de conversão para acompanhar o êxito de suas campanhas. Neste artigo, vamos explicar como a estratégia funciona no marketing de afiliados. Boa leitura!

O que é pixel de rastreamento?

O pixel de rastreamento é um recurso que os afiliados digitais utilizam para monitorar o grau de sucesso de uma campanha de marketing. Então, o pixel nada mais é do que um trecho de código JavaScript incluído em sua página ou no link de um anúncio. Ele é acionado sempre que o lead conclui uma ação e pode ser dividido em dois tipos:

  • pixel de conversão: acompanha a eficiência de suas campanhas, ajudando a rastrear e a otimizar os próximos passos para gerar mais conversões;
  • pixel de remarketing: customiza os anúncios para a sua audiência a partir do rastreamento do público, com base nas interações dos visitantes.  

Quando falamos em gerar conversão, pode ser qualquer ação do visitante, como preencher um formulário, clicar em um artigo do blog ou realizar uma compra. Assim, você consegue avaliar se um anúncio no Google Ads ou no Facebook Ads gerou conversões. 

Também pode identificar o tipo de público que converte para otimizar suas campanhas. É o que acontece em campanhas de remarketing. Na prática, isso significa gastar menos por clique, enquanto você alcança resultados melhores. 

Como funciona o pixel de rastreamento?

Nem todo mundo entende como funciona o pixel de rastreamento. Ao avaliar o significado da palavra, pode ficar um pouco mais fácil. Pixel representa o menor quadrado de uma imagem digital. No marketing de afiliados, é como uma imagem invisível inserida no site ou anúncio, capaz de rastrear as ações dos visitantes sempre que ocorre uma interação.

A imagem é adicionada assim que você insere o código do pixel de conversão, em resposta à ação dos potenciais leads. Funciona como uma pequena verificação para avaliar se suas campanhas geram conversões. Quando a venda ou qualquer outra ação ocorre, esse pixel envia uma mensagem ao servidor.

A partir disso, você tem acesso a insights importantes para dar os próximos passos em sua estratégia de marketing. Entre eles, o perfil do público que demonstrou interesse pelos seus produtos ou serviços, campanhas que geraram mais conversões e os anúncios mais eficazes para cada persona (se tiver mais de uma).

Por que usar?

Como o pixel de conversão acompanha o comportamento do público a partir de suas ações, é fundamental para guiar qualquer planejamento de marketing. Afinal, os hábitos de consumo mudam o tempo todo. Então, suas estratégias precisam se adaptar para que seu negócio se mantenha relevante e atenda às necessidades dos seus clientes.

Entender o comportamento do público é a melhor maneira de avaliar o ROI. Ao acompanhar e mensurar os resultados que você alcança com o uso do pixel de conversão, fica mais fácil direcionar as campanhas para públicos específicos. Sem contar que ao ter mais dados sobre potenciais clientes, é possível diminuir os custos com cliques.

Como usar o pixel de rastreamento no Marketing Digital?

No Marketing Digital, Google Ads e Facebook Ads são as plataformas de anúncios em que o uso do recurso é mais comum. Neste tópico, vamos descobrir como configurar o pixel de rastreamento nos dois canais para acompanhar e otimizar suas conversões. 

Pixel no Google Ads

Para configurar o pixel de conversão no Google Ads, o primeiro passo é escolher a origem da conversão (site, aplicativo, ligação ou dados importados a partir do Google Analytics). O mais utilizado pelo afiliado digital é o site, onde ele acompanha compras, inscrições, cliques, entre outras ações. Para começar:

  • acesse sua conta no Google Ads, clique no ícone de ferramentas no topo da tela e procure por “Conversões” na aba de métricas;
  • clique no botão de + e escolha a origem (no nosso exemplo, usaremos website);
  • digite o link do site, escolha o tipo de conversão a mensurar (cadastro, contato, compra) e acrescente a URL da página;
  • abra a aba de configurações para ver mais detalhes, determine um valor (se for o caso) e a contagem (“um” para interações do lead e “todas” para vendas);
  • escolha um período de tempo (1 semana a 90 dias) para acompanhar as conversões após a interação do visitante;
  • selecione o tempo para monitorar as conversões com base nas visualizações (1 a 30 dias) e defina um modelo de atribuição.

Após finalizar o passo a passo, clique em salvar e continuar. Na primeira vez, você precisará adicionar dois snippets de código ao seu site. Um deles é a tag global do site, que incluirá os visitantes em listas de remarketing e irá configurar cookies no domínio para armazenar seus dados. Deve ser instalado em todas as páginas.

O outro snippet é o do evento e serve para acompanhar as ações que serão contabilizadas como conversões. Ele é inserido apenas nas páginas que você quer monitorar, podendo acompanhar quando o lead acessa a página ou quando clica em um botão. 

Pixel no Facebook Ads

E o que é pixel do Facebook? É similar ao pixel do Google Ads, com um processo até mais simples. Basta acessar o Gerenciador de Anúncios da sua conta, clicar em “Pixel” e logo depois em “Criar um Pixel”. Escolha um nome e o modo de instalação (via gerenciador de tags, manual ou com instruções do desenvolvedor).

Após instalar, adicione o evento que deseja rastrear — cadastro, compra, visualização de conteúdo, entre outros. Cada um necessita de um código de rastreamento e, assim como o Google Ads, pode rastrear o acesso à página e os cliques. 

Como o pixel de rastreamento é utilizado no marketing de afiliados?

A partir dos dados coletados pelo pixel de conversão, os afiliados conseguem rastrear leads com enorme potencial. Afinal, são visitantes que já demonstraram interesse pelos produtos ou serviços que você tem a oferecer. 

Se as conversões determinam o sucesso de um afiliado, o recurso atua como uma poderosa ferramenta de coleta de dados. Além de trazer informações sobre a sua persona, ajuda a dar insights para otimizar suas campanhas de marketing e a reduzir o custo por clique (CPC). 

Portanto, o uso do pixel de rastreamento aliado à cultura de mensurar os resultados de cada ação é essencial para o dia a dia de qualquer afiliado. É um código simples de implementar e, com a ajuda do nosso passo a passo, você já pode colocar em prática para rastrear seus leads. Ao acompanhar as interações dos visitantes em seu site, blog ou redes sociais, suas campanhas serão muito mais assertivas, podendo levar a mais conversões.

Se você gostou do tema e quer se aprofundar em estratégias de vendas, entenda o que é remarketing e como isso pode ajudar a trazer mais resultados!

Guia prático: obtendo sucesso no trabalho em um programa de afiliados

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.