planejamento de vendas

Planejamento de vendas: saiba como fazer como consultor

O mercado está mais disputado com a transformação digital, incluindo consumidores exigentes. Nesse cenário, não basta oferecer o serviço de melhor qualidade ou o preço mais em conta, já que isso não é suficiente para alcançar os consumidores de maneira efetiva.

Assim, é fundamental saber como elaborar um planejamento de vendas, uma ferramenta usada para definir estratégias de vendas. Nesses planos, são estabelecidas algumas diretrizes que contemplam desde a abordagem de um novo cliente até como fidelizá-lo e mantê-lo satisfeito.

Se quer conhecer algumas dicas de planejamento de vendas para consultor, não perca o nosso post. Boa leitura!

O que é planejamento de vendas?

O planejamento de vendas é uma técnica estratégica que tem o objetivo de conquistar a clientela, fidelizá-la e organizar as melhores maneiras na busca de ótimos resultados de uma empresa.

Na prática, essa ferramenta serve para preparar e organizar a equipe de vendas com informações claras sobre as direções que devem ser seguidas. Ou seja, qual é o foco das abordagens e quais são as metas que devem ser alcançadas, além de estratégias e ações que precisam ser adotadas em todas as etapas do processo, desde a atração até a conversão.

De maneira geral, o planejamento de vendas pode ser dividido em diversas etapas. Ele se inicia com a definição de um objetivo, passa pela criação de um pitch de qualidade e termina com a análise e a coleta de indicadores que ajudam você a ter um melhor desempenho no futuro.

Como fazer um planejamento de vendas?

Se você deseja trabalhar como especialista em vendas, precisa conhecer algumas dicas fundamentais de como fazer um planejamento de vendas estruturado e eficiente. Confira!

Faça uma análise interna

A primeira etapa para fazer um bom planejamento de vendas é observar o seu histórico de vendas: qual é a situação atual? Quais são os índices de vendas até esse momento? Lembre-se de mapear todos esses pontos para iniciar um plano bem realista.

Considere o público-alvo

Depois de avaliar o seu desempenho em outros momentos, agora, chegou a hora de olhar para o público-alvo. Isso porque as vendas devem ser pensadas nele e, para isso, é fundamental fazer uma análise aprofundada sobre os clientes, procurando coletar o máximo de informações possível.

Com isso, você saberá qual é o comportamento dele e quais são as estratégias mais assertivas. Caso seja possível, monte personas, pois, dessa maneira, as informações se tornam ainda mais organizadas e de acordo com o seu público.

Defina os objetivos

Agora que já sabe quem você quer atingir, está no momento de pensar quais são os objetivos que o planejamento de vendas precisa atingir. Uma dica é estruturá-los da seguinte maneira:

  • objetivos micro: esses são os objetivos que você deve alcançar em etapas, ou seja, são o caminho a percorrer;
  • objetivos macro: precisam estar de acordo com o cenário geral que quer alcançar, ou seja, é o resultado final que você pretende atingir nas vendas, por meio do plano de vendas.

Determine os prazos

Até quando as metas definidas devem ser alcançadas? Isso também é essencial para que o vendedor possa se organizar em busca dos objetivos. Por isso, lembre-se de determinar o prazo que precisa ser cumprido em cada etapa, o que garante que todo o planejamento siga o cronograma.

Analise os resultados

Por fim, não se esqueça de comparar os resultados com os que você obteve a partir do planejamento de vendas. Isso auxilia na compreensão de quão eficiente foi a iniciativa recém-adotada e o que deve mudar para se alcançar os resultados esperados.

Mesmo que o planejamento de vendas tenha sido bem-sucedido, sempre há o que aprender com ele, e a análise do indicador de performance de vendas será a sua parceira para conseguir atingir esse objetivo.

Como aplicar o planejamento nas vendas digitais?

Se você atua no mercado de afiliados com as vendas digitais, por meio do app Consultoria Educação, deve estar curioso para saber como aplicar o planejamento de vendas de maneira online, certo? Nesse caso, uma ótima dica é utilizar o marketing digital, que tem o objetivo de transmitir uma mensagem ao público com quem você deseja realizar as vendas.

Assim, é importante pensar nas ações que você desenvolverá online. Tudo isso com o intuito de propagar o negócio e fazer com que ele atinja os clientes de maneira assertiva. Existem algumas dicas fundamentais para determinar um planejamento de vendas digitais. Confira!

Pesquise

Para entender as suas metas, você deve conhecer os diferentes tipos de caminhos disponíveis. Por meio da pesquisa, é possível compreender o mercado atual e qual a melhor estratégia para tomar.

Estipule prazos e metas

Aqui, é importante elaborar um cronograma para as ações que pretende desenvolver, estruturando-as de maneira que, quando os conteúdos forem criados, atinja o maior número de pessoas.

Invista nas redes sociais

As redes sociais são ótimas ferramentas para divulgar o seu serviço de modo gratuito. Focar Instagram e Facebook, por exemplo, contribui para atingir um público maior e, com isso, essas redes podem servir para impulsionar os seus lucros.

Quais são as vantagens de fazer o planejamento de vendas?

Sabia que existem muitas vantagens de montar um planejamento de vendas? Uma delas é a tomada de decisão, que passa a ser mais precisa, com informações completas sobre o resultado anterior e as metas futuras. Como consequência, a taxa de conversão também aumenta, com uma estratégia mais eficaz sendo colocada em prática.

Com o alinhamento de soluções, metas e ideias para melhorar o desempenho, a tendência é contar com um time mais engajado. Afinal, o vendedor passa a compreender facilmente o que a organização espera dele e como as metas podem ser alcançadas. Engajamento e motivação são essenciais para melhorar as vendas.

Agora que já sabe o que é planejamento de vendas e como aplicá-lo nas vendas digitais, lembre-se de colocar as nossas dicas em prática. Com isso, você consegue atrair novos clientes e, por consequência, fidelizá-los!

Gostou de saber como fazer um planejamento de vendas e quer complementar a sua leitura? Então, confira quais são os passos para aumentar a taxa de conversão das suas vendas!

Guia prático: obtendo sucesso no trabalho em um programa de afiliados

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.