planejamento financeiro pessoal

Por que o planejamento financeiro pessoal pode te ajudar com sua renda extra?

Independentemente dos planos, idade e profissão, ter um planejamento financeiro pessoal e saber como controlar os gastos é fundamental para gerenciar a sua renda extra. No entanto, fazer uma boa gestão do dinheiro não é uma tarefa simples, não é mesmo?

Muita gente tem dificuldade ou não sabe lidar com a grana e acaba se endividando. Com isso, as mensalidades da faculdade e os projetos de vida podem atrasar. Um bom planejamento se inicia com a compreensão de como funcionam as finanças e pela definição de objetivos. A partir disso, com algumas mudanças de hábitos e determinação, é possível ficar longe das dívidas!

Se quer saber como fazer um planejamento financeiro pessoal, não perca o nosso post. Boa leitura!

O que é um planejamento financeiro pessoal?

Como o próprio nome diz, o planejamento financeiro pessoal é o mapeamento de várias etapas para alcançar um objetivo. Com ele, é possível organizar e ordenar o seu dinheiro para se tornar mais produtivo. Logo, dá para evitar dívidas, gerenciar a renda extra e organizar os gastos, ficando mais próximo da independência financeira.

Trata-se de um conjunto de táticas que auxiliam a pessoa a usar melhor o seu dinheiro, seja para executar objetivos pessoais, seja para definir metas. Ele funciona como um mapa que guia o indivíduo para traçar sonhos e metas que envolvem grana.

Saber como utilizar essa ferramenta é muito importante para aumentar as chances de sucesso. Afinal, pode ajudar a colocar em prática aquilo que você conhece sobre educação financeira.

O que não pode faltar no seu planejamento financeiro?

Para fazer um bom planejamento financeiro, é importante que a pessoa tenha consciência de suas despesas, sejam elas eventuais ou fixas. A partir desse diagnóstico, é possível projetar como esse valor deve ser administrado.

A maioria das pessoas não tem disciplina com o dinheiro e acabam gastando mais do que podem. Com isso, a mensalidade da faculdade atrasa, e os endividamentos são inevitáveis.

Por isso, tente ser mais organizado e mantenha seus gastos atualizados. Anote em uma agenda tudo o que você costuma gastar durante o mês e veja quais compras são desnecessárias.

Outros pontos que não podem faltar no seu planejamento financeiro são:

  • organização;
  • objetivos;
  • metas.

Quais são os objetivos do planejamento financeiro?

De maneira geral, o planejamento financeiro consiste em computar ganhos, controlar gastos e organizar as finanças para ter segurança em relação ao dinheiro. O objetivo principal é melhorar a saúde financeira, proporcionando mais qualidade de vida.

Quando bem-organizado, ele ajuda a administrar o salário, auxiliando a eliminar gastos desnecessários, reduzindo as chances de endividamento e proporcionando mais economia. Com isso, também contribui para que o indivíduo consiga alcançar estabilidade financeira e ter uma reserva para investir.

Logo, esse planejamento colabora para diminuir as preocupações financeiras. Ele pode ser feito tanto a médio quanto a longo prazo, sendo uma prática que precisa sempre ser revista.

Como fazer um bom planejamento financeiro pessoal?

Agora que já sabe o que é um plano financeiro e seus objetivos, chegou a hora de dar o próximo passo para aprender a utilizá-lo. Afinal, saber como montar um bom planejamento para lidar com o dinheiro é fundamental para gerenciar o seu salário.

Veja, a seguir, algumas dicas de planejamento financeiro pessoal!

Conheça as suas finanças

A primeira etapa é entender a sua realidade. Logo, é importante conhecer, com muitos detalhes, quais são as suas principais despesas e ganhos. Basicamente, saiba quanto realmente tem para gastar no mês e em quais despesas o seu dinheiro está sendo usado.

Monitore o seu orçamento

Fazer um registro dos gastos ajuda na elaboração de uma média de consumo. Com isso, você pode dividir as contas em grupos como:

  • impostos;
  • vestuário;
  • educação;
  • transporte;
  • alimentação.

Todos esses gastos afetam a sua renda de modo diferente e precisam ser contabilizados com rigor. Criar um orçamento também serve para estimar as despesas ao longo do ano. A prestação da casa ou o aluguel costuma ter poucas variações.

Logo, você construirá um retrato das suas finanças, além de elaborar uma projeção que auxilia na identificação de quanto o seu salário está comprometido com o pagamento de contas.

Aprenda a economizar dinheiro

Aprender a economizar dinheiro começa por ter em mente um foco bastante simples: é necessário gastar menos do que ganha. Pode parecer óbvio, mas muita gente não consegue alcançar esse objetivo dentro de um planejamento financeiro.

Com isso, a pessoa fica endividada e precisa recorrer a empréstimos para conseguir pagar as dívidas. Assim, poupar o salário passa por uma avaliação das despesas de maneira objetiva, além de ter persistência e determinação para mudar alguns hábitos e economizar uma grana a cada mês.

Compare preços

Comparar os preços antes de adquirir um produto faz com que você evite desperdiçar o seu dinheiro pagando mais caro em um item. Com a ajuda da internet, essa tarefa fica ainda mais fácil.

Assim, basta colocar o nome do serviço ou do produto que quer comprar e verificar os melhores preços. Não se esqueça também de certificar a reputação da loja. Afinal, não adianta pagar barato e fazer compras em um site que não seja confiável.

Como foi possível perceber, ter metas e controle financeiro é muito importante para investir em seus objetivos e sonhos pessoais. Sabia que é possível melhorar esse aspecto por meio de um trabalho que aumenta a sua renda e ainda ajuda a transformar a vida das pessoas por meio da educação?

A plataforma Consultoria Educação reúne profissionais que indicam cursos de graduação de diversas faculdades conceituadas e bem-vistas no mercado de trabalho a pessoas físicas interessadas em modalidades semipresencial e a distância.

Assim, quanto maior o número de estudantes matriculados, maiores serão os seus ganhos, que podem ser ilimitados. Por isso, se você está em busca de um trabalho freelancer online e de uma renda extra para organizar o seu planejamento financeiro, não deixe de considerar o App da Consultoria Educação!

Faça já o seu planejamento financeiro pessoal!

Agora que já sabe como fazer um planejamento financeiro pessoal, saiba que é muito importante adotar algumas medidas para melhorar o seu orçamento. Para isso, invista em um trabalho flexível e que permita atuar de maneira remota, indicando cursos de graduação para estudantes!

Gostou do conteúdo e quer complementar a sua leitura? Então, conheça 4 formas de pagar a faculdade com mais tranquilidade!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.