plataforma de afiliado

Plataforma de afiliado: entenda como funciona na prática

A dinâmica do trabalho vem sofrendo constantes mudanças nos últimos anos. Com a expansão dos negócios digitais, a internet se transformou em um excelente mercado para muita gente gerar renda e ter flexibilidade na rotina produtiva. Diante desse cenário, a plataforma de afiliado é uma alternativa para quem quer trabalhar de casa.

Para você entender como funciona essa dinâmica e como se destacar no ramo, elaboramos este post com informações úteis no seu direcionamento rumo ao sucesso profissional. Siga a leitura e aprenda como ganhar dinheiro de uma maneira inovadora e totalmente sintonizadas nas tendências do universo online.

O que é uma plataforma de afiliados?

Imagine se transformar em uma espécie de sócio de um produto com ótima saída no meio digital e ainda lucrar com isso. E o melhor: você não faz os altos investimentos necessários para um lançamento, como em análise de mercado, design, conteúdo etc. A sua função será trabalhar como revendedor.

Essa é a dinâmica de uma plataforma de afiliado. Trata-se de um aplicativo para ganhar dinheiro, em que você vende um produto por meio de ações para atrair o público, como anúncios, e-mail marketing, campanhas nas redes sociais, entre outras.

De uma forma geral, o marketing de afiliado é uma possibilidade de geração de renda sem a necessidade de ser o dono do produto comercializado na internet. Ao anunciar algo e conseguir vender, uma porcentagem em dinheiro será direcionada para sua conta.

Assim, ao se cadastrar em uma plataforma de afiliado, você terá um mundo de possibilidades à frente. Consegue acompanhar os resultados e ser um parceiro da empresa que lançou determinado produto na rede –– um curso, o ingresso em uma faculdade, um e-book e assim por diante. Em outras palavras, é possível vender muita coisa e empreender sem sair de casa.

Basicamente, uma plataforma de afiliado é um site que recebe o cadastro de pessoas interessados em vender determinados produtos na internet por meio da atração de novos clientes. Para isso, é necessário investir tempo na elaboração de conteúdos atrativos e que também gerem leads (possíveis consumidores) e, principalmente, vendas.

Como funciona uma plataforma de afiliados?

O funcionamento de uma plataforma de afiliado é bem simples, e é um setor que contribui com o crescimento do marketing digital.

Ao se cadastrar na plataforma de afiliado, você se torna um vendedor oficial dos produtos comercializados pela empresa, utilizando os meios da influência online para recomendar vendas.

Assim, um site de afiliado é um espaço ideal para você conseguir uma renda extra por meio de algumas ações de vendas, como:

  • número de cliques em um anúncio;
  • preenchimento de formulários;
  • geração de leads;
  • impressão por mil unidades.

Remuneração

Mas você pode se perguntar: como as plataformas de afiliados sabem quem conseguiu monetizar determinada ação? Isso é explicado a partir de cookies, plugins e links especiais. Ou seja, quem é afiliado tem a garantia de que será recompensado financeiramente caso o produto seja comprado.

Quem investe na atração dos anúncios por meio de ações estruturadas consegue se sair bem nesse segmento, levantando boas quantias de dinheiro. Para isso, nada melhor que buscar o conhecimento para conseguir atrair clientes potenciais, certo? Invista também em planejamento, investimentos de recursos nos anúncios pagos e profissionalismo.

Cadastro na plataforma de afiliados

Ao conhecer bem do assunto, chega o momento de realizar o cadastro na plataforma de afiliado por meio de um login e senha, além de destinar o CPF para assegurar a veracidade das informações pessoais.

Na própria plataforma, será possível inserir o número da sua conta e agência bancária em que os pagamentos serão efetuados. Existem regras diversas de acordo com cada empresa.

Há valores mínimos para saques e determinadas quantias de solicitações por mês. A maioria exige que o afiliado seja um Microempreendedor Individual para emitir nota fiscal MEI.

Depois de destinar todas as informações, você terá acesso ao catálogo de produtos da plataforma, podendo gerar links e anúncios. É tudo bem rápido e acessível. Mas vale lembrar a necessidade de seguir algumas dicas para se sair bem nas vendas.

Como ter sucesso em uma plataforma de afiliado?

Assim como outros segmentos do mercado digital, ter sucesso em uma plataforma de afiliado exige dedicação e ações certeiras na atração dos clientes. Por isso, é importante seguir algumas dicas fundamentais nessa jornada, como as que apresentaremos agora.

Segmente sua área de atuação

Diante de inúmeros produtos e soluções em diversas áreas, nada melhor do que segmentar a sua atuação em uma plataforma de afiliado.

Dessa maneira, será mais fácil falar com o público em potencial, pois você terá domínio da linguagem e anseios dos clientes. Muitas vezes, um produto com comissão alta nem sempre é o melhor para ser promovido, por exemplo.

Dentro desse contexto, a consultoria em educação é uma área de destaque para quem trabalha com o marketing de afiliados. Entre os exemplos de atuação possível, podemos citar os cursos EAD de faculdades. Alguns contam com seus incentivadores (ou seja, os afiliados) para motivar novos alunos a se matricular e, assim, dar um novo rumo à carreira –– e eles ganham uma comissão por isso, claro.

Tenha em mente sua persona

Para escrever conteúdos de qualidade, você precisa saber quem está lendo. Uma boa dica é ter em mente a sua persona. Trata-se de uma estratégia do marketing digital que descreve algumas características do cliente potencial, como desejos, hábitos de consumo, idade e tipo de trabalho.

Com isso, é possível criar anúncios mais atrativos e na linguagem acessível a essas pessoas, aspecto fundamental nas vendas digitais.

Prefira produtos com qualidade e com boa procura

Ao focar produtos de qualidade e de empresas com credibilidade no mercado, você conseguirá uma maior procura. Isso gera mais atratividade, inclusive, auxiliando nas publicações no Google ou nas redes sociais. Ao se filiar a uma plataforma vinculada a essas instituições, as chances de obter sucesso nas conversões são bem maiores.

Retomando o exemplo da educação, essa é uma tendência que deve ser valorizada –– sobretudo agora em que as aulas online ganharam mais força após a pandemia de coronavírus.

Explore os recursos das mídias sociais

Um dos principais meios de divulgação dos produtos como afiliado é por meio das redes sociais. Por isso, é fundamental dominar as ferramentas existentes, investindo nos anúncios pagos e impulsionamento.

Elabore conteúdos com qualidade e que chamem a atenção pela criatividade. É muito importante contar ainda com um blog e canal no YouTube. São meios que ajudam no aumento da sua rede de contatos, principalmente quando se usa as técnicas do marketing digital, como uso de palavras-chave e formatação do material.

Assim, as suas publicações terão melhor ranqueamento nos sites de busca, como o Google. Além disso, é importante investir nas divulgações tanto no Facebook quanto no Instagram.

Quais são as principais plataformas de afiliados?

Uma coisa é fato: as vendas na internet estão dominando o mercado. Segundo estudo da eBit | Nielsen, o faturamento do e-commerce teve aumento de 47% em 2020. Se você busca um espaço para empreender, saiba que existe uma rede de afiliados nos mais diferentes segmentos da economia.

Com isso, há diversas opções para você obter uma renda extra nesse negócio. Veja algumas que selecionamos para seu sucesso!

Google AdSense

Sendo uma ferramenta do Google, o AdSense auxilia nas vendas por meio dos anúncios remunerados em blogs e sites. O mais indicado é se cadastrar em parceiros que estejam sintonizados com o seu nicho de atuação. Quanto aos pagamentos, apesar de existirem vários tipos disponíveis, o comum é o referente aos cliques.

É uma boa plataforma para divulgar produtos e serviços, como uma matrícula para vestibular ou um curso EAD, por exemplo.

Hotmart

A Hotmart é uma das principais plataformas de afiliados no Brasil e líder na América Latina, com foco em infoprodutos. Trata-se de um site bem educativo, que ajuda no entendimento da dinâmica do setor por iniciantes no marketing de afiliados.

Há um espaço exclusivo para cursos, além de uma boa consultoria aos filiados com promoções e uma lista enorme de produtos e vendedores disponíveis.

Eduzz

Bem semelhante à Hotmart, a Eduzz tem como um dos diferenciais a comercialização de produtos físicos. Conta com boa estrutura e confiabilidade e, pelo fato de ter menos afiliados, a concorrência é menor.

Além disso, existe um serviço atrativo para os filiados, chamado funil infinito. Sua grande vantagem é que as comissões não se perdem com o passar do tempo. Ou seja, um anúncio antigo pode render dinheiro caso um lead seja gerado.

Monetizze

Com o intuito de solucionar as queixas dos profissionais do mercado, essa plataforma é recente e auxilia o afiliado a sempre ser comissionado pelas vendas. Para isso, existe uma comissão contínua por leads gerados.

O catálogo da empresa é amplo, principalmente nas áreas de marketing e internet. Assim como as outras plataformas, também há taxas e regras.

Lomadee

O Lomadee é um site que também se concentra nos produtos físicos, com dezenas de anunciantes –– inclusive, marcas famosas do mercado. Entre as categorias disponíveis para os afiliados atuarem, podemos destacar moda, perfumaria, turismo, eletroeletrônicos, entre outras.

A plataforma é interessante também por contar com vários formatos de anúncios e opções exclusivas voltadas aos anunciantes, principalmente na divulgação nas redes sociais.

Hotwords

Bem semelhante ao Google AdSense, essa plataforma de afiliados conta com várias formas de monetização por meio de anúncios variados, com foco no pagamento por cliques. Há ainda inúmeras promoções e uma gama de modelos para que o parceiro crie anúncios atrativos em sites, blogs e redes sociais.

Associados Amazon

O programa oficial de afiliados da Amazon segue o sucesso da gigante do e-commerce. No espaço, é possível divulgar inúmeros produtos, em especial livros, com ferramentas para serem utilizadas.

O destaque aqui é que o afiliado se beneficia da autoridade da marca norte-americana, sendo possível angariar vendas por meio das promoções anunciadas pela própria Amazon.

O cadastro é bem simples, abrindo espaço para o painel de controle, em que você poderá selecionar os produtos que serão promovidos em lojas virtuais, sites, blogs ou redes sociais.

Além das citadas, existem muitas outras plataformas de afiliados disponíveis no mercado. Aliás, um segmento que vem tendo excelentes resultados é o da educação, principalmente voltado ao ingresso de estudantes em faculdades seja em cursos presenciais, semipresenciais ou EAD. Veremos mais sobre essa opção a seguir.

Por que escolher a plataforma da Consultoria Educação?

Dentro dessa dinâmica de plataforma de afiliado, a Consultoria Educação é uma excelente opção para ganhar dinheiro na internet ou até conquistar a independência econômica. Tudo isso com mais flexibilidade no trabalho e liberdade para trabalhar em qualquer lugar com boa conexão.

A primeira vantagem da plataforma é que ela é totalmente gratuita. Ou seja, após o preenchimento do cadastro, você já pode começar a trabalhar. Além disso, a Consultoria Educação tem no rol de clientes faculdades particulares de renome no Brasil:

  • Anhanguera;
  • Unopar
  • Pitágoras;
  • Faculdade de Macapá (FAMA);
  • Uniderp;
  • Unic;
  • Pitágoras Ampli.

Assim, a credibilidade das instituições de ensino ajuda na obtenção de novas matrículas, facilitando os cliques, leads e vendas. Além disso, elas têm valores competitivos e muitas oportunidades de bolsas de estudo. São produtos que atraem a atenção das pessoas que estão em busca de um curso superior, podendo arcar com a mensalidade da faculdade sem problemas.

E as vantagens não param por aí.A plataforma da Consultoria Educação oferece treinamentos para que você fique antenado nas melhores ações para captar pessoas interessadas nas matrículas, divulgando também as novidades e programações de eventos.

A plataforma tem uma boa acessibilidade e mantém uma equipe de suporte sempre disponível para a retirada de dúvidas.

Como funciona o aplicativo

Esse é um dos apps de plataforma de afiliado, mas também um grande parceiro para ganhar dinheiro. Oferece informações rotineiras sobre os cursos das faculdades, evidenciando atrativos para você conseguir novas matrículas.

É possível acompanhar os status de vendas e premiações. Também são oferecidas downloads com os kits de divulgação dos cursos das marcas, inclusive e-books. Dessa maneira, as suas ações nas redes sociais ou via e-mail terão bons conteúdos e informações relevantes para captar cada vez mais alunos, ou seja, os ganhos poderão ser bem interessantes.

Inclusive, a plataforma paga até R$ 300 por matrícula efetuada, divididos em 4 parcelas que serão depositadas em sua conta bancária. Imagine efetuar 10 matrículas em um mês: já serão R$ 3.000 de rendimento.

Com essa dinâmica, os créditos sempre estarão caindo em sua conta e, quanto mais você vender, maiores serão os ganhos. E o melhor: é possível conciliar o trabalho com outras atividades remuneradas.

É importante lembrar que você precisa emitir nota fiscal como MEI ou trabalhar como autônomo, com seu CNPJ.

Chegou o seu momento!

Como vimos, atuar em uma plataforma de afiliado é uma excelente oportunidade para ganhar dinheiro na crise. Aproveite para melhorar a sua renda sendo um consultor de educação –– tendo mais qualidade de vida e novos conhecimentos que poderão ser bem úteis na sua jornada rumo ao sucesso.

E aí, ficou interessado em ser um afiliado? Então não perca mais tempo e baixe agora mesmo o nosso aplicativo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.