poder de compra

Como ter mais poder de compra e realizar sonhos ainda na faculdade?

Viver com o orçamento apertado coloca em risco o seu bem-estar, não é? Então, quando a conta bancária começa a ficar vazia, provavelmente é hora de fazer alguma coisa e mudar a situação. Se você ainda está na faculdade e tem muitos sonhos para o futuro, saiba que é possível aumentar seu poder de compra já.

Para ajudar com isso, separamos neste post maneiras de aumentar a renda ainda durante o período universitário. Acompanhe e aproveite as dicas!

O que é poder de compra e como impacta a vida?

Poder de compra é a capacidade que uma pessoa tem de adquirir bens e serviços com a sua quantia. Na prática, esse conceito depende de fatores determinados pela economia do país, como inflação e valorização da moeda nacional.

Por outro lado, uma pessoa pode se planejar para aumentar seu próprio poder de compra. Por via de regra, isso acontece com o investimento em itens que valorizam a força de trabalho, como fazer uma faculdade ou ganhar mais no trabalho. Outra maneira é por meio da rentabilidade de investimentos no mercado financeiro.

Contudo, se uma pessoa não busca melhorar as próprias condições financeiras, com o tempo, é bem provável que os fatores determinados pela economia diminuam seu poder de compra, principalmente em momentos de crise econômica.

As consequências ficam evidentes em vários âmbitos da vida: do mais simples, como as compras feitas no supermercado, até os sonhos que dependem de boa condição financeira, como viagens, carro novo, abrir o próprio negócio etc.

Por que aumentar o seu poder de compra ainda na faculdade?

Há quem pense que os universitários não têm despesas e ainda podem contar com a renda dos pais para tudo. Porém, a realidade da maioria dos brasileiros é outra. Por aqui, boa parte dos estudantes de faculdade precisa conciliar os estudos com trabalho.

E se você está nesse grupo, sabe que não é nada fácil. Para alcançar sonhos sem que isso gere uma situação de inadimplência financeira com a faculdade, não há outra saída além de aumentar o poder de compra.

Como aumentar o poder de compra sendo universitário? 

Agora, vamos às melhores maneiras de aumentar seu poder de compra durante a faculdade.

Ter um planejamento financeiro

Se já tem uma fonte de renda durante a faculdade, o mínimo de organização financeira ajudará a manter seu poder de compra, principalmente em momentos de imprevisto e de instabilidade. Você pode, por exemplo, montar uma reserva de emergência para bancar suas despesas mensais fixas por um determinado tempo com tranquilidade.

Outra dica interessante é definir prioridades para seu dinheiro. Se tem sonhos que dependem de quanto tem na conta bancária, a hora de se planejar para alcançar esses sonhos é agora. Isso pode ser um grande estímulo para evitar gastos desnecessários.

Arranjar um estágio

A maneira mais comum de aumentar o poder de compra durante a faculdade é arranjar um estágio remunerado. Você pode conseguir um acompanhando sites e perfis nas redes sociais que divulgam vagas de emprego em determinada área de atuação.

Embora o salário de estágio não seja alto, esse dinheiro aumentará sua renda e será, no futuro, um período de experiência na sua área de atuação. Em muitos casos, o estágio é a primeira experiência de um profissional na sua área.

Empreender

A faculdade é o momento ideal para explorar o conhecimento obtido em sala de aula e as oportunidades que surgem de interação com colegas e professores. Uma dessas oportunidades pode ser o início de um empreendimento, já pensou nisso?

Uma vantagem de empreender na faculdade é a chance de construir uma rede de relacionamentos com pessoas incríveis e que talvez tenham sonhos parecidos com os seus. Então, aproveite a interação com colegas de turma e alunos de outros cursos para, quem sabe, identificar parceiros e até sócios.

Porém, uma desvantagem de empreender na faculdade pode ser a dificuldade de levantar uma grana no curto prazo.

É normal tirar dinheiro do próprio bolso no início para comprar equipamentos e materiais, e nem sempre é rápido cobrir esses gastos e começar a lucrar. É claro que é possível, mas o retorno financeiro pode demorar um tempo.

Prestar serviços como freelancer

Ao contrário das opções acima, realizar trabalhos freelancer é uma maneira rápida de conseguir retorno financeiro do seu esforço durante a faculdade. Como freelancer, você fica responsável por realizar um serviço em determinado tempo e, ao final, recebe o valor acertado por isso. Não tem segredo.

Existem pessoas e empresas que precisam das habilidades que você está desenvolvendo agora durante a faculdade. Programador, designer, redator, social media, entre outras profissões, encontram alta demanda para trabalhos pontuais. Então, pense em aumentar seu poder de compra oferecendo serviços como freelancer.

Ser um consultor da educação

Já conhece o aplicativo Consultoria Educação? Nessa plataforma, pode se cadastrar como consultor da educação e indicar cursos de graduação em troca de comissões em dinheiro. O cadastro é gratuito, e as indicações podem ser feitas a distância.

Funciona assim: você encontra alguém interessado em entrar no ensino superior e ajuda o futuro aluno a escolher curso, faculdade, modalidade de ensino, entre outros detalhes importantes. Em seguida, basta emitir o boleto de matrícula e esperar o pagamento.

É um modelo parecido com o programa de afiliados. A cada matrícula realizada com a sua ajuda, um percentual vai para sua conta bancária.

Por meio do App, você cadastra o aluno indicado, acompanha seus pedidos e ganhos, além de emitir boletos e acessar um canal de suporte ao consultor.

Além de contar com horários flexíveis, você pode trabalhar de onde quiser. Assim, fica mais fácil ter tempo para estudar. Tudo de que você precisa é de um dispositivo com acesso à internet para fazer as indicações e acessar o App.

E aí, gostou da ideia? Baixe o App da Consultoria Educação de forma gratuita no Google Play e faça seu cadastro: só vai precisar inserir seus dados no formulário de cadastro e fazer nossos treinamentos de vendas exclusivos. Vamos lá?

Invista no seu futuro!

Viu como pode ser simples aumentar seu poder de compra, mesmo sendo um universitário? Agora, mãos à obra! Para ter uma renda extra de forma simples e flexível, o trabalho de consultoria no App Consultoria Educação é a solução de que você precisa.

É fácil começar! Se você quer aumentar a renda com indicações de curso de graduação, acesse o App da Consultoria Educação e faça seu cadastro.

[E-BOOK] Guia completo de renda extra sem sair de casa: tudo que você precisa saber

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.