prestador de serviços

Como ser prestador de serviços e quais são as melhores formas de começar

Trabalhar como prestador de serviços sempre foi uma opção no mercado de trabalho, mas nos últimos anos a procura por essa carreira acelerou. O mundo digital passou a ser mais utilizado para facilitar as atividades em todas as áreas, o que deu origem a oportunidades de trabalho mais flexíveis realizadas de forma remota.

Somado a isso, muita gente precisou buscar maneiras de se reinventar para driblar o desemprego e as dificuldades financeiras. Nesse contexto, quem busca o trabalho como prestador de serviço encontra uma grande chance de conquistar não só uma renda extra, mas uma nova fonte de renda integral e, quem sabe, uma carreira de sucesso.

Mas por onde começar? Quais são os benefícios de ser prestador de serviços? Vamos responder a essas e outras dúvidas neste post. Confira!

Afinal, o que é um prestador de serviço?

Prestador de serviço é um profissional autônomo, que realiza uma atividade remunerada sem qualquer vínculo empregatício, ao contrário de um profissional que trabalha de carteira assinada sob o regime da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Se você não entende bem o que é um freelancer, por exemplo, saiba que é um prestador de serviços.

Nessa carreira, você pode oferecer seu trabalho para qualquer interessado, seja uma empresa (Pessoa Jurídica), seja uma pessoa comum (Pessoa Física). A contratação pode durar apenas o tempo da prestação do serviço ou um período maior, que é acordado entre quem contrata e quem realiza o trabalho.

Porém, o prestador não precisa atuar com exclusividade para um contratante. Isso significa que você tem a possibilidade de manter vários clientes e, consequentemente, mais de uma fonte de renda ao mesmo tempo.

A remuneração pode ter um valor fixo ou mudar de acordo com a negociação. Como não precisa atuar com exclusividade e pode definir seus próprios horários, o valor total recebido pelo prestado muda de acordo com sua produtividade.

O ideal é que o profissional que atua como prestador de serviço realize seu cadastro como Pessoa Jurídica (PJ) na Receita Federal. Assim, é possível manter sua atividade dentro da lei, contribuir com a arrecadação de impostos e adquirir as vantagens de ter um CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica).

Quais são os benefícios de trabalhar como prestador de serviços?

Agora, chegou a hora de descobrir as vantagens de trabalhar como autônomo. Continue e conheça as oportunidades!

Liberdade para fazer os próprios horários

Como prestador de serviço, você não tem chefe. Então, é você que deve se responsabilizar por encontrar clientes, estabelecer metas financeiras, definir e cumprir prazos. Tudo isso com a autonomia para escolher os horários mais produtivos que deseja trabalhar.

O prestador de serviço pode montar sua agenda de trabalho com base nas suas prioridades de rotina. Essa possibilidade garante, por exemplo, a chance de conciliar trabalho e estudo, com mais liberdade do que você teria em um emprego regular.

Local de trabalho flexível

Dependendo da sua atividade profissional, é possível trabalhar de casa, usando apenas um dispositivo com conexão com a internet para se comunicar com os clientes e fechar as vendas. Se você sempre sonhou em oferecer serviços home office, essa é a sua chance.

Possibilidade de ampliar os ganhos

No trabalho como prestador de serviços, você não precisa de outras pessoas para alcançar o sucesso profissional. A aquisição de clientes e o aumento dos ganhos só depende de você. Então, sua remuneração com a atividade aumenta conforme seu ritmo de trabalho.

Quais são os melhores mercados para ser prestador de serviços?

Agora que você já saber o que significa ser um prestador de serviço e conhece algumas das suas vantagens, vamos explicar os mercados mais promissores para esse tipo de carreira.

O primeiro passo para conseguir se estabelecer como prestador de serviços é, sem dúvidas, entender bem como funciona seu nicho de mercado. Esse é o ponto de partida para conhecer melhor seu público e os benefícios que o serviço pode oferecer ao cliente.

Então, se você ainda precisa de ajuda para escolher uma área, confira nossas sugestões logo abaixo.

Educação

O mercado educacional se expandiu nos últimos anos, principalmente depois que as instituições de ensino começaram a investir de forma massiva em estratégias digitais de marketing e vendas. Nesse contexto, surgiram várias oportunidades de prestação de serviço de forma remota na área, como a carreira de consultor de educação.

Marketing Digital

Junto à Educação, o Marketing Digital é uma das áreas com as melhores oportunidades de prestação de serviço. Para quem pensa em trabalhar de forma remota, esse é o caminho do sucesso. São carreiras como produtor de conteúdo, social media e analista de tráfego.

Beleza e cuidados pessoais

As oportunidades de negócio no mercado da beleza também são muitas. Enquanto haver pessoas preocupadas com boa aparência, haverá oportunidades para empreendedores inteligentes. Alguns serviços populares nessa área: manicure e pedicure, cabeleireiro, maquiador e consultoria de beleza.

Como alcançar o sucesso sendo prestador de serviços?

Se você chegou até aqui, é porque tem o interesse real de começar uma carreira como prestador de serviços, o que é ótimo! Mas, para conseguir seus primeiros clientes, você vai precisar de algumas dicas para evitar erros comuns!

Queremos ajudar você nessa missão e, por isso, selecionamos algumas estratégias para colocar em prática nesse início de jornada. Confira!

Seja um prestador de serviços MEI

Ser Microempreendedor Individual (MEI) é a forma mais simples de regularizar um tipo de prestação de serviços no Brasil. Com isso, você tem direito a emitir nota fiscal e receber uma série de benefícios previdenciários, como aposentadoria, salário-maternidade e auxílio-reclusão. Então, se ainda não se formalizou, saiba como fazer a abertura de MEI.

Invista em marketing pessoal

Considerando que o prestador de serviços trabalha sozinho na maioria das vezes, o marketing pessoal é o que vai ajudar a criar uma imagem positiva sobre o seu trabalho. Influenciar a opinião das pessoas com o marketing pelo Instagram, por exemplo, pode ajudar criar seguidores fieis e alcançar mais clientes.

Estude participar de um programa de afiliação

Já pensou em ser um afiliado digital? Essa é uma das oportunidades do mercado de trabalho para quem atua como prestador de serviço.

Basicamente, o programa de afiliação é um modelo de negócio que reúne pessoas para indicar produtos ou serviços de uma empresa em troca de comissões de vendas. Com as facilidades da internet, hoje já existem programas de afiliação em várias áreas.

Um modelo parecido você encontra no App Consultoria Educação, um aplicativo de vendas de cursos de graduação que oferece premiações em dinheiro para cada matrícula realizada pelo consultor cadastrado.

Qualquer pessoa acima de 18 anos pode se cadastrar no App. O melhor é que você não precisa pagar nada e ainda recebe nossos treinamentos exclusivos, o que acha?

Comece sua carreira!

Viu só como é possível trabalhar como prestador de serviços e adequar o seu trabalho aos seus objetivos de vida? Não faltam oportunidades. O que falta é você dar o próximo passo para iniciar o seu futuro!

Que tal começar sua carreira agora? Faça o seu cadastro no App da Consultoria Educação!

Guia prático: obtendo sucesso no trabalho em um programa de afiliados

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.