produção de conteúdo

Produção de Conteúdo: como criar conteúdo para a internet?

Usar a produção de conteúdo como parte da sua estratégia de marketing digital vai gerar resultados positivos se for bem executado. Afinal, por trás de todo empreendedor de sucesso hoje em dia, você vai encontrar uma boa estratégia de conteúdo na internet que conecta a empresa com a sua audiência.

Algumas dificuldades podem surgir para quem investe em marketing digital há pouco tempo e ainda não sabe bem por onde iniciar com a produção de conteúdo na web. É muito comum entender o conceito e ainda não saber o que fazer na prática. Mas, para alcançar os primeiros resultados, é preciso começar.

Neste post, queremos ajudar você que está nessa situação. Continue a leitura para entender todos os segredos da produção de conteúdo e como começar a investir nessa estratégia!

O que é produção de conteúdo?

Vamos começar do início e entender o que é a produção de conteúdo. Por ser uma expressão abrangente, é importante partimos do mesmo significado sobre ela.

A produção de conteúdo é o ato de criar materiais relevantes para um determinado público. O objetivo é ajudar uma empresa a ser vista como referência em um segmento e, consequentemente, atrair mais consumidores.

Podemos dizer que a produção de conteúdo é bem-sucedida quando uma pessoa sente que a empresa a ajudou em um momento de dificuldade e, por conta disso, passa a confiar mais nela e no seu trabalho. Essa interação aumenta as chances de o consumidor ser convencido a finalizar uma compra (o que podemos chamar de conversão).

Um detalhe importante é que os materiais produzidos são sempre gratuitos, pois a ideia é ajudar o máximo de pessoas que você pode alcançar na internet. Se você faz isso, aumenta as chances de criar uma base extensa de consumidores que confiam no seu trabalho.

Por fim, vale a pena ressaltar que a produção de conteúdo não é uma estratégia restrita a grandes empresas com departamentos de marketing.

Profissionais autônomos como o afiliado digital também podem criar um calendário com base na própria rotina e aumentar o engajamento da audiência. No marketing de afiliados, criar uma reputação é pré-requisito para ganhar visibilidade na internet.

Quais são os tipos de conteúdo?

A produção de conteúdo não se limita a textos escritos (como este que você está lendo). Ao contrário, essa é apenas uma das possibilidades, pois os formatos de conteúdo podem ser os mais variados.

Conheça, aqui embaixo, os principais formatos de conteúdo:

  • e-book: esse é um material mais aprofundado do que um post para blog e pode ser oferecido em troca do contato de um possível consumidor (telefone, e-mail etc.);
  • post nas redes sociais: os posts nas redes são as principais portas para divulgar produtos e serviços no marketing digital;
  • página de vendas: uma página exclusivamente para gerar a conversão, que apresenta de forma resumida os benefícios de um produto ou serviço;
  • vídeo: vídeos educativos ajudam a alcançar um público mais amplo e gerar mais oportunidades de venda;
  • imagem: imagens são muito compartilhadas e podem ajudar a alcançar um nível alto de engajamento;
  • live: bom formato para tirar dúvidas e engajar seu público nas redes sociais;
  • meme: os memes também ajudam a educar as pessoas na internet, e o melhor de tudo é que você pode fazer isso com bom humor e ainda ter um material seu viralizado.

O que vai ou não funcionar depende muito das características do público que você pretende alcançar. Existem formatos que facilitam a conexão entre o público e o que você quer ensinar.

Como criar conteúdo para web?

Confira as dicas para otimizar sua produção de conteúdo e criar materiais ainda mais atrativos para o seu público.

Conheça seu público

Faça uma pesquisa profunda para conhecer as características do público que você pretende alcançar, como hábitos de compra, média de idade, rotina etc. Se você já tem definido o produto que vai divulgar, essa pode ser uma ótima pista para começar a pesquisa.

Conhecendo a sua audiência, vai ficar mais fácil definir os temas e os formatos de conteúdos mais adequados.

Por exemplo, as lives para afiliados são uma ótima maneira de tirar dúvidas rápidas sobre o produto divulgado e interagir com o público.

Estude seu produto

Conheça os detalhes do produto a ser divulgado nas redes sociais e em outros canais na internet. A maior arma da persuasão em vendas são as informações valiosas que podem convencer o cliente de que ele, de fato, precisa do que você tem a oferecer.

Se você tem a ideia de criar conteúdos para vender cursos de graduação, por exemplo, o seu alvo pode ser as vantagens para quem está saindo do ensino médio e para quem deseja se recolocar no mercado de trabalho em outra área de atuação.

Em suma, estude as vantagens do produto e, principalmente, perceba em quais momentos ele se faz mais necessário na vida do seu público.

Crie um calendário

A regularidade é fundamental para a produção de conteúdo, pois quem alimenta o feed dos usuários ganha mais visibilidade e oportunidades de engajamento. Para criar uma periodicidade nas postagens, procure criar um calendário.

Você pode, por exemplo, organizar as postagens por semana, definindo os dias em que cada formato de conteúdo vai entrar no ar.

Tenha um plano

Você vai precisar de um documento para reunir as principais diretrizes da sua estratégia de conteúdo, afinal de contas, o que adianta ter uma ideia genial se ela não sai da sua cabeça?

Crie um documento editável para guardar dados sobre o público e sobre o produto, os formatos de conteúdos, as referências etc. Assim, você terá dados suficientes para criar e publicar conteúdos de qualidade e com frequência.

Coloque em prática!

Agora que você chegou até aqui, já tem tudo que precisa para começar a sua estratégia de produção de conteúdo. Coloque em prática todas as dicas e, principalmente, mantenha a regularidade com a produção dos materiais. A publicação constante vai fortalecer sua reputação e a confiança que as pessoas têm com o seu trabalho.

Outro passo importante para alcançar os primeiros resultados com a produção de conteúdo na internet é a criação. Por isso, convidamos você a conferir 5 técnicas de copywriting para conquistar seu público. Vamos lá?

[E-BOOK] Guia completo de renda extra sem sair de casa: tudo que você precisa saber

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.