profissões do futuro

Descubra quais são as 8 profissões do futuro

Conseguir ser destaque no mercado de trabalho e ter um emprego dos sonhos é o desejo de muitas pessoas. Para isso, é fundamental ficar atento às profissões do futuro, ou seja, as ocupações que provavelmente serão as mais promissoras nos próximos anos.

Ficar de olho nas tendências do mercado é importante na hora de escolher uma carreira, já que, assim, você garante boa colocação e empregabilidade, podendo aproveitar todas as oportunidades. Além disso, levar em conta caminhos promissores é uma excelente decisão, não é mesmo?

Se quer saber quais são as novas profissões em alta, não deixe de ler o post. Boa leitura!

Especialista em Experiência do Usuário

O especialista em Experiência do Usuário, ou UX designer, é responsável por garantir que o designer projetado para um aplicativo ou site atenda às necessidades dos usuários por meio de soluções atraentes e inovadoras.

A experiência do usuário precisa ser levada em conta para o sucesso das estratégias de marketing, pois foca a conversão, a interação e a permanência do site. Com o crescimento do mercado digital e de ferramentas tecnológicas, essa função é muito importante para os empreendedores.

Coaching

Uma das novas profissões muito conhecidas pelas pessoas é o de coaching. Nesse caso, os profissionais ajudam os outros a evoluírem em várias áreas de sua vida e, também, de suas carreiras.

Eles trabalham com ferramentas que auxiliam quem está com alguma dificuldade em definir estratégias mais certeiras em relação a desejos, metas e objetivos. Existem coachs em diferentes campos, como espirituais, de emagrecimento, emocional, de inteligência, relacionamento, finanças etc.

Trata-se de uma profissão que não exige formação específica em determinada carreira, mas é importante lembrar que, assim como em outras especialidades, é fundamental estudar bastante e participar de treinamentos para ter diferenciais competitivos.

Analista de Big Data

As corporações contam com uma grande quantidade de dados. Informações coletadas de diferentes fontes, como sistemas internos e externos, devem ser analisados, transformados e trabalhados em material estratégico. Assim, é possível extrair insights essenciais sobre os gostos e as tendências dos consumidores.

Para isso, é fundamental contar com um profissional especializado em tratar, analisar e organizar os dados, interpretá-los e extrair deles as informações relevantes para melhorar o posicionamento da empresa. É por essa razão que a profissão de analista de Big Data está em crescimento, sendo uma excelente opção para quem curte a área das Ciências Exatas.

Segurança da Informação

Com o aumento dos ataques virtuais a empresas e a usuários, os profissionais de segurança da informação continuam em alta. Portanto, esse também é um emprego do futuro.

O objetivo principal é garantir a confidencialidade, a autenticidade e a disponibilidade de conjunto de informações. Isso porque várias corporações devem proteger ao máximo suas informações, como é o caso de bancos.

É possível imaginar que, se o sistema é invadido, as perdas e os prejuízos são enormes, não é mesmo? Uma característica da carreira é a possibilidade de exercer as atividades fora do escritório.

Assim, o profissional da Segurança da Informação consegue manter os dados protegidos e criar uma solução para evitar ataques de hackers, mantendo a competitividade do negócio.

Desenvolvedor de Dispositivos Wearables

Você conhece os dispositivos vestíveis? Eles não são utilizados de maneira ampla no Brasil, mas existem vários nessa categoria. São pulseiras, lentes, óculos e relógios que trazem informações úteis em relação aos usuários.

Uma das vantagens do wearables é facilitar a vida por meio da tecnologia. Um médico, por exemplo, pode coletar dados de saúde dos pacientes para monitorar glicemia, pressão, entre outros. Portanto, existe uma grande demanda por desenvolvedores de dispositivos wearables, sendo um dos mais procurados nos próximos anos.

Desenvolvedor de Softwares

O desenvolvedor de softwares é um dos responsáveis por construir o mundo digital. Todos os programas de computador, aplicativos de celular e sistemas são criados pelo profissional.

Isso tem, inclusive, estimulado vários jovens a buscarem por cursos de graduação nesse campo. Afinal, quanto mais empresas e pessoas utilizam softwares, maior é a demanda por profissionais qualificados.

Portanto, quem opta por esse emprego do futuro tem grandes chances de se dar bem na área — e provavelmente não encontrará dificuldades para conseguir um emprego. Para isso, lembre-se de estudar bastante e de investir em formação.

Gestor Ambiental

Essa é considerada uma das principais profissões do futuro, pois o meio ambiente sofre alterações drásticas constantes nos últimos tempos. Com isso, os gestores ambientais serão cada vez mais essenciais.

Para garantir proteção à integridade da biodiversidade e do ecossistema, os profissionais devem levar em consideração variáveis éticas, econômicas e científicas, principalmente ao administrar conflitos e fazer valer legislações e acordos internacionais.

O campo de atuação dessa carreira é bem grande, e o gestor pode trabalhar com:

  • cientificação ambiental;
  • consultoria de extração de recursos naturais;
  • recuperação de áreas degradadas.

Consultor de Vendas Autônomo

Uma profissão do futuro que vem ganhando bastante destaque é a de consultor de vendas autônomo. Vivemos no mundo da informação, e a popularização das ferramentas tecnológicas afetou os negócios, facilitando a comunicação. Assim, o consultor de educação pode desfrutar dessas facilidades para conquistar clientes.

No App da Consultoria Educação, por exemplo, você receberá comissões em dinheiro para todas as matrículas realizadas em cursos de graduação com o auxílio de pessoas cadastradas no aplicativo. Assim, se o seu sonho é ser autônomo, saiba que é uma baita oportunidade!

O funcionamento é simples. Basta se cadastrar no aplicativo e, depois disso, você fica responsável pela divulgação dos cursos de faculdades bem-conceituadas. Quando capturar a atenção dos potenciais alunos, é hora de convencê-los de que vale a pena realizar a matrícula na instituição escolhida.

Por meio do App, você consegue emitir boletos de matrícula, sendo necessário esperar que o estudante faça o pagamento. A cada inscrição feita com a sua ajuda, uma parte do valor vai para a sua conta bancária — maravilha, não é mesmo?

Agora é com você!

Agora que já conhece as principais profissões do futuro, saiba que os hábitos de consumo da população estão evoluindo e mudando e, portanto, é importante se inserir nesse cenário e aproveitar as oportunidades. Por isso, analise qual carreira tem mais a ver com o seu perfil e faça a sua escolha!

Gostou de conhecer os empregos do futuro e quer complementar a leitura? Então, conheça as opções para trabalhar em qualquer lugar do mundo!

Guia prático: obtendo sucesso no trabalho em um programa de afiliados

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.