profissões para pessoas comunicativas

8 exemplos de profissões para pessoas comunicativas

O mercado de trabalho da atualidade, como você sabe, é organizado de maneira muito dinâmica e competitiva. Mesmo os profissionais mais capacitados acabam tendo dificuldade para se situarem, caso não recebam orientação adequada. Os salários também podem flutuar e demandar renda complementar.

Por causa desses fatores, é muito importante que você esteja sempre atento aos seus pontos fortes. Tentar aprimorá-los ao máximo ajuda a aumentar os ganhos e a obter sucesso profissional. Nesse contexto, um ponto decisivo para diversas oportunidades de trabalho hoje é a capacidade de comunicação.

Para não perder as chances que surgirem, é bom ficar antenado. Neste post, você descobre 8 exemplos de profissões para pessoas comunicativas. Continue a ler e entenda caminhos possíveis para gerar renda extra!

Vendedor

Essa primeira é óbvia, não é? Saber se comunicar bem é obrigatório para qualquer carreira de vendas. Um vendedor precisa buscar clientes possíveis para produtos variados e também demonstrar os benefícios daquilo que deseja vender.

Um bom vendedor precisa estar sempre apto para tirar as dúvidas de seus clientes e para negociar com eles preços e contratos. Além disso, precisa encontrar a maneira certa de dizer o que precisa ser dito.

Resumindo, ter desenvoltura na comunicação vai ajudar todo vendedor a obter sucesso com as suas vendas.

Profissional de marketing

O profissional de marketing desenvolve e executa estratégias de comunicação para dar maior visibilidade a uma empresa. Ele também cuida da promoção de produtos específicos, ajudando a aumentar as vendas e os lucros de um negócio. Sem ele, as empresas podem ter dificuldade em estabelecer vínculo com seus consumidores.

O segredo de um bom profissional de marketing está justamente na boa capacidade comunicativa. Primeiro, porque o trabalho dele envolve um planejamento inteligente de estratégias de comunicação. Segundo, porque ele precisa ter sensibilidade para falar e ouvir, de modo a encontrar as tendências mais representativas de cada contexto.

Professor

Uma das profissões mais nobres da humanidade, o dia a dia do professor demanda uma capacidade de comunicação exemplar. Ele precisa estar preparado para transmitir de maneira eficaz os conhecimentos para os alunos. Além disso, deve saber escutar com atenção e formular com agilidade respostas muitas vezes difíceis.

O agir comunicativo entre professor e aluno favorece maior autonomia do processo de aprendizado. Ele permite que o conhecimento seja trabalhado com grande planejamento, mas sem perder de vista as questões que surgirem em cada momento.

Um professor comunicativo também consegue alcançar aspectos da formação pessoal e social em sentido mais amplo. Ele saberá acolher as experiências dos mais diversos alunos no seu percurso pedagógico e ainda assim cumprir com eficiência os objetivos do ensino.

Produtor de eventos

Esse profissional toma conta dos bastidores de eventos mais variados, desde grandes reuniões de negócios até festas e shows. Ele precisa realizar todo o planejamento do episódio em questão, além de criar as condições logísticas para que ele ocorra com sucesso.

Para começar, o produtor de eventos precisa de uma rede de contatos e fornecedores muito bem estabelecida. Por exemplo, se ele estiver organizando uma cerimônia com bufê, precisa saber quem presta bons serviços gastronômicos. Vale a pena prestar atenção nas dicas para empreender.

Além disso, o produtor de eventos precisa estar sempre construindo a sua imagem e divulgando seu currículo. Ele também precisa saber negociar valores e prazos, além de compreender com o máximo de perfeição quais são as expectativas dos clientes. Tudo isso envolve uma capacidade elevada de comunicação.

Só um detalhe: não confunda com promotor de eventos, está bem? É outra profissão, porque o promotor de eventos é o responsável por promover e divulgar um evento.

Jornalista

O jornalista é aquela pessoa que apura, pesquisa e apresenta informações relevantes para o seu público. Ele pode trabalhar em diversos lugares, como jornais, revistas e emissoras de televisão. Em todos esses ambientes, ele vai precisar ser excelente em transmitir algo: relatar um acontecimento, refletir sobre um episódio, contar uma história.

Um jornalista pode exercer várias funções, como a de repórter, de editor e de redator. Em todos os casos, os profissionais da área costumam ser apaixonados pela linguagem escrita ou falada. Um âncora de tevê precisa falar bem, com clareza e ter boa dicção, enquanto o escritor de jornal precisa escolher as melhores palavras para expressar algo.

A habilidade comunicativa também ajuda o jornalista a fazer entrevistas e reunir informações sobre determinado tema. Ele pode precisar conversar com as pessoas na rua, por exemplo, para pesquisar algo em particular.

Consultor de negócios

O Consultor de negócios precisa saber analisar modelos de negócios e apontar oportunidades de melhoria. Ele deve entender as expectativas dos clientes e também expressar com clareza aquilo que pensa. Por esse motivo, torna-se indispensável uma boa capacidade comunicativa.

Coach

O coach é aquele profissional que ajuda as pessoas a atingirem suas metas e melhorarem suas maneiras de fazer as coisas. O seu modo de agir é por meio de uma orientação personalizada, oferecendo conselhos e treinamentos direcionados.

Para ele ser bem-sucedido, o coach precisa entender muito bem qual é a situação do seu cliente. A partir daí, precisa manter uma comunicação cuidadosa para ajudá-lo a alcançar os objetivos desejados.

Afiliado digital

O afiliado digital da Consultoria Educação atua com a indicação de produtos e serviços, recebendo uma renda extra na pandemia sem sair de casa. Ele é responsável por montar uma rede de contatos e realizar vendas online, indicando alunos para faculdades com grande qualidade.

Tem esse tipo de persuasão em vendas? Considere se tornar afiliado digital e ganhar dinheiro extra.

Se tiver vontade de aprender a vender e uma capacidade de comunicação eficiente, o afiliado digital pode contar com ganhos excelentes. Ele ainda vai ajudar as pessoas a impulsionarem suas carreiras, abrindo para elas as portas de uma boa educação.

Você pode fazer isso no seu próprio ritmo e da maneira que considerar melhor, usando estratégias de vendas online. O pagamento é feito automaticamente, sob a forma de premiação.

Para começar a trabalhar de afiliado digital e virar um promotor da educação, basta preencher o formulário no site e baixar o app Consultoria Educação. É importante também providenciar o MEI para emitir nota fiscal. Assim, você já pode indicar alunos e ganhar muitos prêmios.

Venha para a Consultoria Educação!

Além da oportunidade de renda extra e das vantagens do trabalho, nossos parceiros também ajudam a aumentar o acesso à educação no Brasil. Os ganhos como consultor aumentam à medida que você ajuda mais alunos a entrarem nas faculdades do grupo.

E aí, ficou interessado na possibilidade de atuar enquanto consultor de educação? Veja em nosso artigo o que faz um consultor da área e tire suas dúvidas!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.