projeto renda extra

8 dicas para montar um projeto de renda extra eficiente!

A renda extra passou a ser uma necessidade para muita gente nos últimos anos. Se você precisa arcar com mensalidades da faculdade, quitar a casa própria ou garantir uma vida financeira mais equilibrada, saiba que não é preciso de muito para começar.

Seu novo projeto de renda extra depende de ações estratégicas que você pode fazer hoje mesmo. Sem planejamento, você não saberá por que as coisas não estão dando certo. Um planejamento de sucesso depende de quanto você estuda para prever cenários, conhecer o mercado, estabelecer metas, buscar qualificação na área, entre outras ações importantes.

É justamente isso que trouxemos aqui. Separamos 8 dicas infalíveis para você não depender só do seu salário e conseguir bons resultados com um projeto de renda extra. Vai ficar de fora? Continue a leitura!

Escolha um nicho

Se ainda não sabe por onde começar, nossa sugestão é escolher um nicho de atuação no mercado. Essa decisão vai delimitar quem é o seu público-alvo, ou seja, um grupo de pessoas com perfil e interesses semelhantes que estão em busca de resolver um problema.

Caso a sua pretensão seja empreender na educação, seu público-alvo pode ser alunos de graduação e pós-graduação ou quem sabe estudantes quem desejam entrar no ensino superior. Nesse mercado, você pode trabalhar em casa indicando cursos de graduação e ganhar comissões de vendas a cada matrícula.

De maneira geral, é importante avaliar quais são as áreas que você tem familiaridade e encontrar um nicho rentável, que seja de alguma forma relacionado a elas.

Estude o mercado em que pretende atuar

Se você quer saber como montar um projeto de renda extra, não se esqueça de pesquisar como anda a oferta e a demanda do mercado escolhido. Veja a opinião de quem já atua na profissão e procure saber se existe mesmo interesse pelo serviço que você quer oferecer.

Se a demanda de trabalho é alta, provavelmente o número de pessoas que oferecem o serviço também é. Vá, por exemplo, em plataformas de trabalho freelancer para ver quantos profissionais existem na categoria escolhida, como eles oferecem o serviço e qual faixa de preço utilizam.

Se quiser fazer uma pesquisa mais a fundo, use o Google Keyword Planner ou qualquer outro buscador de palavras-chave para descobrir a quantidade de buscas mensais e globais de termos relacionados ao serviço que você quer oferecer.

Defina um plano de negócios

Todo projeto de sucesso tem início com um bom plano. Pense que se você tiver a ideia de vender cursos online, por exemplo, é importante planejar como o seu negócio vai funcionar no mercado, quais cenários positivos podem ser previstos e como se preparar para adversidades. São exatamente essas as funções de um plano de negócio.

De modo geral, esse documento aborda como o negócio é viável do ponto de vista operacional, mercadológico, estratégico e financeiro. É preciso definir os objetivos do projeto e traçar os caminhos para eles serem alcançados. As estratégias definidas não devem ser frutos de especulações, e sim de uma análise de mercado e dados reais.

Estabeleça metas alcançáveis

Trabalhar com metas alcançáveis é a melhor maneira de monitorar os resultados. Afinal, você só poderá saber se está tendo sucesso se conseguir comparar os resultados com um planejamento inicial, certo?

Uma excelente estratégia para definir metas realmente úteis é o SMART, um acrônimo que reúne cinco características que uma meta deve ter:

  • Specific (Específica): a meta precisa especificar exatamente o que ela deseja alcançar. Então, em vez de “preciso de mais clientes”, prefira “quero adquirir pelo menos X clientes até o próximo mês”;
  • Measurable (Mensurável): metas que envolvem dados numéricos são mais fáceis de serem mensuradas. Então, em vez de “quero aumentar a renda“, prefira algo do tipo “até o final do mês, preciso lucrar uma quantidade X”;
  • Attainable (Alcançável): uma meta precisa ser definida com base na sua realidade atual para gerar uma motivação. Em vez de definir o planejamento para 10 ou 15 anos, defina-o para o próximo ano conforme o seu atual nível de investimento;
  • Relevant (Relevante): a meta precisa causar um impacto significativo. Pense em como os resultados dela vão contribuir para o seu negócio atual;
  • Time-based (Temporal): uma meta precisa ter um prazo bem definido para ser atingida. Então, em vez de “futuramente quero ter mais clientes”, prefira “preciso ter uma quantidade X de clientes até o final de agosto”.

Ter metas é o motor de um negócio, principalmente se ainda ele ainda está em fase de planejamento.

Avalie investimentos necessários

Iniciar um negócio exigir alguns custos. É importante avaliá-los para saber se o projeto tem de fato uma viabilidade financeira no seu caso.

Se gastar não está nos seus planos agora, vá em busca de negócios que não exigem esse investimento inicial. No setor de vendas, principalmente, existem opções de ganhar dinheiro na internet para monetizar o seu tempo ocioso, sem que você precise gastar um centavo.

Controle o tempo de trabalho

Organizar o tempo está entre as principais dicas para montar um projeto de renda extra. Isso porque muita gente se aventura nessa possibilidade por insatisfação com o salário de um emprego regular. Nesse caso, essa nova fonte ocupa o espaço que antes era um tempo livre no cronograma da pessoa.

Sem um planejamento, existe o risco de acabar trabalhando demais e sofrer com o esgotamento ou trabalhar esporadicamente e, em consequência, não ter o resultado que espera. Organizando-se com antecedência, é possível equilibrar essa balança!

Tenha indicadores de desempenho

Indicadores de desempenho são ferramentas para acompanhar os resultados obtidos com uma atividade feita com regularidade. Eles são usados para alcançar metas a curto, médio e longo prazo. Então, defina indicadores para o seu projeto de renda extra.

Escolher os melhores indicadores depende da rotina de cada um. Você pode usar como indicador uma meta financeira para alcançar diariamente, o tempo total de trabalho, o número de clientes obtidos no mês, o tempo que dedica para terminar uma tarefa específica etc.

Busque treinamento na sua área de atuação

Fique por dentro das tendências da área de atuação e pesquise as novas possibilidades de usar sua habilidade para ganhar um dinheiro extra. Para entrar em um novo projeto, procure treinamentos, oficinas e certificações online que exploram uma tendência específica do mercado.

Agora é com você!

Resumindo: o “segredo” é pensar bastante na organização do projeto da renda extra. Tenha também um bom controle quando tiver lucro com o planejamento e não se esqueça de acompanhar as novas tendências da sua área de atuação.

Aproveite a sua visita e siga ao nosso próximo conteúdo: saiba mais sobre como uma plataforma de afiliados funciona!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

[E-BOOK] Guia completo de renda extra sem sair de casa: tudo que você precisa saber

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.