prospecção de vendas

Entenda de uma vez o que é prospecção de vendas

Um processo de vendas é composto por diversas etapas até o fechamento do negócio. A primeira fase é a captação de clientes, uma vez que nem sempre é ele quem chega até o seu produto ou serviço. Por isso mesmo, se você trabalha como afiliado digital, precisa fazer a sua parte para atingir o público-alvo — e justamente nessa hora que a prospecção de vendas entra como uma estratégia fundamental.

Ainda não sabe o que é prospecção de vendas? Então, continue por aqui. Neste post, reunimos para você as melhores técnicas de prospecção, bem como as formas mais adequadas de aplicá-las na prática. Acompanhe!

O que é prospecção?

A prospecção é a primeira etapa do processo de vendas. Nesta fase, você é responsável por buscar clientes em potencial, ou seja, aqueles que têm tudo para se interessar pelo seu produto.

Trata-se de um passo muito importante, pois é na prospecção que ocorre o primeiro contato com o lead — ou seja, com o possível comprador. Aqui, a ideia é começar um relacionamento com ele para, assim, transformá-lo em cliente.

Para obter esse resultado, é preciso agir com inteligência e estratégia. A seguir, você aprenderá como.

Quais estratégias seguir para prospectar um cliente?

Agora que você já sabe o que é prospecção de vendas, chegou a hora de entender como ela deve ser feita. Tenha em mente que essa etapa não deve acontecer por meio de improvisos — ela requer planejamento para chegar aos resultados desejados.

Embora não exista uma única maneira de prospectar clientes como vendedor freelancer, algumas estratégias são comprovadamente eficazes, e não à toa utilizadas até mesmo pelas grandes empresas. Veja só!

Conheça bem o seu público-alvo

Conhecer a fundo as pessoas que você deseja atingir é uma das mais famosas e eficazes técnicas de prospecção. Afinal, como já falamos, o contato com a pessoa certa — possivelmente interessada no seu produto — é um passo para que a venda seja fechada com sucesso.

Uma dica de ouro, aqui, é traçar uma persona. A persona é o termo do marketing que se refere a um perfil fictício de cliente ideal. Ela agrupa as características e traços comuns entre os seus consumidores, como gênero, idade, profissão, hobbies, localização, entre outros.

Vamos elaborar um exemplo para você que trabalha com vendas digitais. “Lucas, 25-35 anos, atua na área administrativa e busca uma maneira de conquistar melhores oportunidades no mercado.” Se os seus produtos são cursos de graduação, o “Lucas” pode ser seu perfil ideal de cliente, já que o nível superior potencializa as chances de sucesso na carreira.

Ao criar uma persona, fica muito mais fácil entender suas necessidades. Sabendo essas informações, você consegue direcionar sua prospecção para o público-alvo, seguindo técnicas que atraiam esses consumidores e os transformem em clientes.

Domine o seu mercado

Impossível fazer uma boa prospecção de vendas sem dominar o mercado em que você atua. Por isso, antes mesmo de começar a captar clientes, é preciso estudar esse mercado a fundo.

Além do público-alvo, informe-se o máximo que puder sobre o seu nicho de atuação. Isso fará com que você passe a mensagem desejada para o consumidor, além de criar um senso de autoridade em seu nicho.

Se atua como afiliado na Consultoria Educação, por exemplo, já sabe que trabalha com cursos de graduação bem-avaliados pelo MEC (Ministério da Educação) e amplamente valorizados pelo mercado de trabalho. Passar essas informações para o cliente fará com que tenha uma segurança maior nas vendas.

Como prospectar clientes online?

As dicas que abordamos acima servem para as vendas de modo geral. Mas, se você trabalha como afiliado digital, precisa entender como captar clientes na internet.

A boa notícia é que, atualmente, os canais para atuação e divulgação são inúmeros, o que potencializa as suas oportunidades. Contudo, ainda assim é fundamental agir estrategicamente e seguir determinados passos para chegar ao sucesso.

Conheça os principais a seguir.

Tenha uma presença digital

A presença digital não pode ficar de fora quando o assunto é prospectar clientes na internet. O afiliado digital sabe que precisa estar onde seu cliente está, ou seja, na internet, mais precisamente, nas redes sociais. Nesta etapa, aquele velho ditado de que “quem não é visto não é lembrado” se aplica muito bem.

Além de servirem como uma ótima vitrine para o seu produto, essas plataformas são meios muito eficazes de dialogar com o público-alvo. Por isso, uma forte presença nas redes abre portas para mais chances de vender.

Mas não adianta disparar para todos os lados, combinado? Veja onde o seu público-alvo está e invista nessas plataformas. Se a sua persona é mais engajada no Instagram, por exemplo, vale a pena interagir por lá e, como explicaremos logo abaixo, criar conteúdo relevante.

Crie conteúdo relevante

O marketing de conteúdo é um dos principais aliados do afiliado digital. Essa estratégia facilita a chegada do público-alvo até você, além de ajudar na conquista do consumidor.

Porém, o que é marketing de conteúdo? Como o nome já indica, trata-se da ação de criar conteúdos interessantes para alimentar suas redes. Eles devem ser pensados de modo a solucionar as possíveis dúvidas do seu público, agregar conhecimento, passar a mensagem desejada e, além disso, gerar engajamento.

Uma boa estratégia para os afiliados da Consultoria Educação é criar conteúdos que reforcem a importância de cursar uma graduação. Falar sobre as vantagens da faculdade, as modalidades de cursos (EAD etc.), dicas de como equilibrar estudo e trabalho, entre outras ideias.

Construa parcerias

Outra das estratégias de vendas online é firmar parcerias com outros vendedores que trabalham com produtos semelhantes ao seu. Assim, você aumenta sua chance de crescer no mercado ao ganhar mais visibilidade e, o melhor de tudo, atrai mais clientes.

Ao firmar a parceria, a base de clientes do seu parceiro tem tudo para conferir o seu trabalho, já que levará em conta a credibilidade que ele tem.

Parta para a prática!

Com nossas dicas de prospecção de vendas, chamar a atenção do público-alvo, convertê-los em clientes e fechar mais vendas será uma tarefa bem mais fácil. Quem trabalha no ambiente digital deve aproveitar as ferramentas disponíveis para conquistar seu espaço. Por isso, coloque em prática nossas dicas e veja seus resultados decolarem.

Sabendo o que é prospecção, que tal conferir mais dicas de como atrair clientes? Acesse agora mesmo o post!

Guia prático: obtendo sucesso no trabalho em um programa de afiliados

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.