qualificação profissional

Qualificação profissional: como se capacitar sendo MEI?

O nível de qualificação de um profissional pode dizer muito sobre a qualidade do seu serviço. Por essa razão, todo Microempreendedor Individual (MEI) precisa apostar na qualificação profissional se quiser adquirir reconhecimento e captar mais clientes.

Sabemos que nem sempre é fácil saber por onde começar e, por isso, reunimos neste post tudo o que você precisa saber sobre as opções de qualificação profissional para MEI. Veja também como dar os primeiros passos. Boa leitura!

Entenda o que é qualificação profissional

Antes de colocar algumas ações em prática, vale a pena entender o que é a qualificação profissional sendo MEI. Afinal, compreendendo isso, você vai ter mais ânimo para procurar formas de qualificação realmente alinhadas com os seus objetivos.

A qualificação profissional é todo investimento que você faz na sua carreira, seja aperfeiçoar habilidades, seja adquirir novos aprendizados. Isso envolve graduações, estágios, palestras, cursos livres, treinamentos, livros, entre outras formas de capacitação.

Uma pessoa “qualificada” é aquela que apresenta as competências exigidas para realizar um conjunto de responsabilidades. Isso significa que um profissional sempre se qualifica para “alguma coisa”. Vejamos um exemplo de qualificação profissional na prática.

Suponha que você decida se cadastrar em um site de afiliados e, agora, precisa aprender tudo sobre vendas online para gerar a renda de que precisa com o novo trabalho.

A partir disso, é bem provável que você corra atrás de treinamentos para entender técnicas, ferramentas e canais de comunicação mais usados por um afiliado digital.

Perceba que toda a sua trajetória de qualificação profissional está ligada a um propósito claro, que é conseguir vender como afiliado.

Então, se você busca uma qualificação, é porque está correndo atrás de um objetivo específico na sua vida profissional.

Descubra por que a qualificação profissional é tão importante

A melhor parte da qualificação profissional é que ela não tem limites. Isso acontece basicamente por dois motivos.

Primeiro, quanto mais conhecimento e prática, mais capacitada uma pessoa está para atuar em novas posições. E com novas experiências, surgem novas competências para aprender. É um circuito interminável que só contribui para seu crescimento.

Em segundo lugar, as tendências dos mais variados segmentos profissionais mudam com rapidez. O comportamento dos clientes passa por mudanças frequentes, e novas soluções tecnológicas exigem novas habilidades dos profissionais.

Portanto, a qualificação profissional é uma prioridade para quem quer se manter em dia com as tendências da sua área. Tudo isso faz com que a qualificação seja contínua e fundamental para um microempreendedor individual.

Veja as vantagens da qualificação profissional 

Se você ainda não se convenceu de que a qualificação profissional é realmente importante, confira logo abaixo as razões que geralmente levam as pessoas a investir em novas formas de capacitação.

Autoridade no segmento

Quem está atualizado no seu segmento profissional pode usufruir de todas as facilidades que as novidades trazem para o trabalho.

Se você é um vendedor freelancer que atua no ambiente digital, por exemplo, pode produzir conteúdos com os formatos do momento, além de conhecer estratégias para criar anúncios e divulgar seus produtos nas redes. Essas vantagens podem resultar em um aumento de salário com o passar do tempo.

Networking

Networking é um termo usado para se referir à “rede de contatos profissional”, algo que pode ajudar a alavancar sua carreira. Quer um exemplo? Quando alguém conhecido conseguiu um job ou foi indicado por outro, isso é o networking funcionando.

Por meio de uma rede de contatos, você se conecta com pessoas do mesmo segmento que, num futuro próximo, podem indicar seus produtos e serviços. Da mesma forma, você pode contribuir para alavancar a carreira de alguém que faz parte da sua rede de contatos.

A qualificação profissional costuma ser um espaço para ser reconhecido por outros profissionais e aumentar sua rede, principalmente quando você faz parte de uma turma, como acontece em cursos de graduação, pós-graduação e muitos cursos livres.

Superar desafios

Permanecer na zona de conforto nunca é a melhor saída. Isso pode atrasar sua evolução profissional e deixa você cada vez mais distante do seu propósito de carreira. Solucionar problemas e superar os desafios, por outro lado, dá visão de futuro, e uma ótima forma de fazer isso é apostando em novas qualificações.

Superar desafios vai preparar você para lidar com diversas condições, principalmente as mais desafiadoras, e isso é um diferencial no mercado de trabalho.

Pré-requisito para grandes oportunidades

Ok, se você não se convenceu com as vantagens anteriores, talvez se empolgue em fazer uma qualificação para não perder uma proposta de trabalho atrativa. Algumas empresas colocam como pré-requisito cursos e treinamentos em um segmento específico, inclusive para formas de ter renda extra online, sabia?

Essa é uma forma de garantir que o profissional tem o mínimo de conhecimento em determinado assunto. Mas, se você estiver antenado com as tendências da sua área, pode ser que já tenha o certificado do treinamento exigido e, por conta disso, acabe economizando tempo para ingressar em novas oportunidades.

Saiba como o MEI pode se desenvolver profissionalmente

Agora que você sabe por que é importante investir em qualificação profissional, veja algumas dicas nesse sentido para o Microempreendedor Individual.

Tenha um propósito claro

Um profissional talentoso costuma estar sempre engajado com um propósito na carreira, porque esse é um impulso para buscar novas formas de se capacitar. Então, descobrir esse objetivo é o primeiro passo.

Você pode se recolocar no mercado de trabalho, aperfeiçoar suas habilidades no segmento, fazer uma transição de carreira, enfim, as possibilidades de propósito são infinitas!

Desenvolva habilidades requisitadas

Você está desenvolvendo as habilidades que o mercado está buscando? Essa é uma preocupação relevante, afinal, se é para investir tempo e disposição em cursos, oficinas e treinamentos, que seja para desenvolver competências reconhecidas como importantes no seu segmento.

Busque qualificações em empresas de renome

O nome da instituição que oferece o curso às vezes fala mais alto na avaliação do seu currículo. Isso pode atestar ou não a qualidade da sua formação profissional. Portanto, priorize empresas de referência no seu segmento, que ofereçam treinamentos para capacitar novos talentos no mercado de trabalho.

Agora é com você!

O que faz uma carreira de sucesso como MEI não é sorte nem apenas o talento, porque os resultados incríveis são construídos com a qualificação profissional. É uma jornada repleta de desafios e de benefícios, que exigem coragem e, principalmente, muito planejamento para que você consiga colher os frutos esperados.

Quer aprender mais estratégias? Continue pesquisando, agora com dicas incríveis de como montar um plano de negócio para MEI. Até a próxima!

Guia prático: obtendo sucesso no trabalho em um programa de afiliados

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.