quanto custa uma faculdade

Quanto custa uma faculdade? Veja os custos e saiba como se planejar

Mais do que nunca, conquistar um diploma de curso superior é necessário para várias carreiras. Além de receber um salário melhor, conquistar bons cargos e poder crescer dentro do campo escolhido, ingressar em uma faculdade particular é uma experiência que garante novas habilidades e conhecimentos.

Contudo, quanto custa uma faculdade? Uma questão que preocupa os alunos é a parte financeira. Os custos podem ser elevados, mas existem muitas maneiras de contornar esse problema para concluir essa etapa tão importante da vida!

Ficou interessado e quer saber qual é o valor de uma faculdade particular? Então, continue a leitura para descobrir!

Quais são os custos para fazer faculdade?

Além da matrícula, existem outros custos da faculdade que podem pesar no bolso do estudante. Veja abaixo!

Mensalidade

Ao optar por uma instituição privada, você terá que arcar com o valor das mensalidades. No caso dos cursos presenciais, por exemplo, é necessário investir na infraestrutura do campus, pagar funcionários, cuidar da manutenção, entre outros.

O valor depende da graduação e da faculdade escolhidas, podendo variar de R$ 150,00 a R$ 9.000,00. Por essa razão, muitos alunos precisam da ajuda dos pais para conseguir pagar esses valores, ou recorrem aos descontos de faculdade que são oferecidos. Mas você verá em outro tópico ao longo deste texto que é possível se planejar e conseguir uma renda extra!

Materiais

Livros que ajudam no aprendizado podem ser uma obrigatoriedade da faculdade para que os alunos façam as atividades previstas ao longo do semestre. Esse gasto costuma ser maior no início da graduação, já que pode ser necessário adquirir outros materiais complementares.

Por mais que, atualmente, muitos conteúdos sejam disponibilizados online, esse ainda é um tipo de despesa que deve ser levado em conta — principalmente em cursos que demandam alto volume de leitura.

Moradia

Quem mora perto da faculdade não precisa se preocupar com esse tipo de gasto, mas existem casos em que a instituição fica longe de casa. Analisar a relação custo-benefício das alternativas de aluguel é a maneira de encontrar a melhor saída, considerando não apenas o valor mensal da casa, como também as contas extras (limpeza, água, luz, internet etc.).

Transporte

Ter que frequentar o campus durante os 5 dias da semana quer dizer que o estudante precisa se deslocar para o local com frequência — o que também aumenta os gastos. Caso não seja possível ir a pé para a instituição de ensino, todos os outros meios de transporte demandam investimentos (seja o preço da gasolina, seja a passagem de ônibus).

Uma opção nesse caso é escolher as caronas, que podem ser articuladas entre alunos que moram na mesma região. Nessa situação, os custos são menores que os de transporte público.

Xerox

A maior parte das disciplinas demanda um grande volume de textos para leitura, e a maneira mais comum de acesso a esse material é por meio do xerox. Além disso, muitos professores solicitam listas de exercícios, atividades e apostilas.

Nesse caso, dê preferência às fotocópias emitidas pela faculdade, já que esse local costuma cobrar um valor mais em conta.

Por que vale a pena investir em uma faculdade?

Dos investimentos feitos ao longo dos anos, escolher uma faculdade é, sem dúvidas, um aspecto que proporciona retorno a longo prazo. Apostar no ensino superior é um modo seguro de adquirir os conhecimentos necessários para ocupar vagas mais valorizadas no mercado de trabalho.

Além disso, possibilita que você tenha uma experiência de vida diversificada o bastante para sair do curso se sentindo mais interessante do que entrou. O diploma também simboliza a sua conquista de conhecimento e autoestima que serão influências essenciais à sua carreira, proporcionando ótimas oportunidades.

Veja outras vantagens de investir em uma faculdade:

  • oportunidade de ingressar em grandes empresas;
  • garantia de um bom futuro;
  • investimento com retorno garantido;
  • grande número de oportunidades.

Como me planejar financeiramente para pagar a faculdade?

Você já deve ter entendido que investir em um curso superior é fundamental para construir um futuro de sucesso, certo? Mas, afinal, como pagar a faculdade e conseguir conquistar o tão sonhado diploma?

É simples! Saiba que existem maneiras de economizar e de fazer um bom planejamento financeiro pessoal. Veja algumas dicas abaixo:

  • corte gastos desnecessários;
  • tenha disciplina para poupar;
  • considere as despesas extras da faculdade;
  • guarde dinheiro e faça uma reserva de emergência;
  • veja opções de financiamento estudantil.

Por que atuar como afiliado digital durante a faculdade?

Diante dos custos do ensino superior e do questionamento de como pagar dívida da faculdade, é importante analisar alternativas para ter estabilidade financeira durante a graduação. Nesse caso, uma boa ideia é atuar como afiliado digital.

A rede de afiliados é uma plataforma que reúne pessoas que divulgam produtos de uma corporação em troca de comissões. Esse processo de venda é realizado de modo 100% online, e os anúncios são feitos pelas redes sociais. A cada venda realizada, os afiliados recebem uma comissão atrativa.

A Consultoria Educação se destaca nesse ramo por oferecer cursos de graduação de instituições de ensino renomadas do país. Assim, o seu objetivo principal é incentivar a entrada de estudantes no ensino superior ao divulgar as formações nas redes sociais.

Você pode, por exemplo, destacar como a graduação consegue transformar a vida das pessoas, potencializando sua chance de empregabilidade. Sem falar, é claro, nos salários atrativos e na satisfação profissional. Desse modo, é possível mostrar aos clientes que escolher o curso ideal em uma boa faculdade é um passo importante para o futuro.

Vale destacar que não é preciso fazer investimentos para começar o seu trabalho na Consultoria Educação. Basta fazer a inscrição na plataforma, realizar treinamentos e preparar-se para um caminho de sucesso.

Agora é com você!

Agora que já sabe quanto custa uma faculdade, saiba que, apesar do alto valor, esse é um investimento que vale a pena, sendo essencial para o seu futuro. Portanto, para conseguir arcar com os custos, tente fazer uma renda extra ao atuar como afiliado digital e receba ótimas comissões!

E aí, gostou de saber quanto custa o ensino superior e quer complementar a leitura? Então, saiba se trancar a faculdade por falta de dinheiro é necessário!

[E-BOOK] Guia completo de renda extra sem sair de casa: tudo que você precisa saber

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.