Rede de afiliado

Rede de afiliado: guia completo de como ganhar dinheiro com isso

Já pensou em ter um trabalho sem precisar sair de casa? Hoje, existem muitas opções que oferecem essa oportunidade. Elas podem ser uma fonte extra de dinheiro, ou mesmo a principal: depende da sua intenção. Um exemplo é a rede de afiliados, uma forma de ganhar grana que não exige curso superior.

O profissional é uma espécie de vendedor que faz parcerias digitais. Tudo o que ele precisa fazer é escolher algum produto ou serviço e ter persuasão para vendê-lo online. Ao concluir essa tarefa com sucesso, ele recebe uma comissão. Quer descobrir como ganhar dinheiro na internet com rede de afiliados? É só continuar a leitura!

O que é uma rede de afiliados?

Uma rede de afiliados é uma estrutura que conecta empresas (anunciantes) a pessoas (afiliados) dispostas a promover produtos ou serviços em troca de comissões.

Basicamente, os afiliados atuam como “vendedores” digitais, divulgando links personalizados que direcionam potenciais clientes ao site do anunciante. Cada vez que uma venda é realizada ou uma ação específica é completada (como preenchimento de um formulário), o afiliado recebe uma comissão.

Essas redes facilitam a conexão entre as empresas que desejam aumentar suas vendas ou expandir sua base de clientes. O anúncio pode ser feito de várias formas, que são escolhidas pelos afiliados — e as redes sociais são ótimos canais para isso. Todo o processo é feito 100% pela internet.

A vantagem principal para o afiliado é que ele não precisa criar um produto, gerenciar estoque ou lidar com logística. Seu foco está em promover produtos ou serviços que já existem, usando suas estratégias de marketing digital.

Na rede de afiliados é possível encontrar todas as informações de que o afiliado precisa para divulgar o produto nas suas redes e negociar com os clientes.

Quais são os tipos de afiliação?

Ao procurar por programas de afiliados na internet, é possível encontrar várias opções. As oportunidades estão espalhadas por vários segmentos e apresentam particularidades de acordo com o produto que vai ser anunciado pelo afiliado.

No entanto, também podemos dividir essas plataformas em diferentes tipos, de acordo com as formas de pagamento. Entender sobre essas modalidades é importante para escolher a que melhor se alinha com suas metas e formas de promoção. Veja quais são eles a seguir.

Custo por aquisição

CPA ou Custo por Aquisição é o tipo de afiliação mais comum e nada mais é do que a famosa venda por comissão. Nele, o afiliado recebe uma comissão sobre vendas para cada cliente que ajudou a conquistar.

Em geral, o afiliado foca em promover produtos digitais, como e-books, cursos online, e assinaturas. Esse tipo de afiliação costuma ter comissões mais altas, já que o custo de produção e distribuição desses produtos é mais baixo.

Assim, entre os principais tipos de plataformas, essa é a que oferece a melhor comissão em dinheiro.

mulher vendo algo em computador e fazendo anotações
As vendas de produtos digitais costumam ter comissões mais altas

Custo por clique

O CPC ou Custo por Clique é usado em redes que oferecem um link de divulgação para o afiliado. Assim, sempre que um usuário interessado no produto clica no link, o afiliado ganha uma recompensa.

Ou seja, o afiliado é pago por clique gerado no seu link, independentemente de o usuário realizar uma compra ou não. Essa modalidade costuma ter comissões menores, mas pode ser vantajosa para quem tem tráfego elevado em blogs ou sites.

Custo por lead

Lead é o usuário que oferece seus dados de contato a uma empresa em troca de algum material rico, como um e-book. O CPL ou Custo por Lead recompensa o afiliado quando ele consegue gerar um lead para a empresa.

É um modelo com baixa adoção hoje em dia, porque os processos de aquisição de leads podem ser automatizados, reduzindo os custos de uma empresa que investe nessa estratégia de marketing digital.

 Afiliado CPA (Custo por ação)

No modelo CPA, o afiliado é recompensado quando o visitante realiza uma ação específica, como preencher um formulário, realizar o cadastro em um site ou fazer um download.

É uma modalidade popular em nichos como seguros, bancos e fintechs, em que o lead gerado vale mais do que a venda inicial.

Afiliado CPM (Custo por mil impressões)

Esse tipo de afiliação é baseado no número de visualizações de um anúncio ou banner. O afiliado recebe por cada mil impressões, o que é mais comum em blogs ou sites com grande audiência e bom alcance, onde as empresas buscam visibilidade.

Quais são as vantagens de trabalhar com a rede de afiliados?

São inúmeras as vantagens de trabalhar com rede de afiliados. Quer ver só? Confira!

Começar do zero

Uma das maiores vantagens de se trabalhar com afiliação é que você não precisa criar produtos, gerenciar estoques ou se preocupar com logística. O investimento inicial para o seu negócio digital é basicamente o tempo e os esforços em marketing e divulgação.

Não há necessidade de investimento financeiro para começar a trabalhar em uma rede de afiliados. Você não precisa comprar ou assinar nada. A única exigência é ter um dispositivo com acesso à internet (computador, tablet ou celular). Essa é uma das maneiras de empreender sem fazer investimento. Isso permite que qualquer pessoa, mesmo com poucos recursos financeiros, comece a gerar renda no mercado digital.

Flexibilidade de horários

Como afiliado, você pode trabalhar de qualquer lugar e no horário que for mais conveniente para você. Os horários de trabalho são flexíveis, ficando à escolha do profissional.

Assim, caso você só possa fazer isso de noite, por exemplo, não há problema nenhum. Faça as divulgações e converse com clientes no tempo livre para ganhar uma renda extra. No entanto, caso você tenha mais tempo livre e precise mudar sua situação financeira, existe a possibilidade de fazer da afiliação a sua renda principal.

homem sorridente falando ao telefone e mexendo em computador
Como afiliado, é possível trabalhar em qualquer horário e de qualquer local

Diversas formas de divulgação

Compradores interessados podem surgir a qualquer momento. Se você quer anunciar por rede social, é só fazer alguns posts chamativos. O potencial consumidor os verá e entrará em contato com você.

Além dos posts tradicionais nas redes sociais, você pode investir em mídia paga para aumentar a visibilidade do seu serviço. O Facebook Ads, Instagram Ads e Google Ads são algumas plataformas de anúncios populares que podem ajudar a atrair mais clientes.

Escalabilidade

A rede de afiliados oferece um potencial de escalabilidade enorme. Ao contrário de um emprego tradicional, em que você troca tempo por dinheiro, aqui você pode criar estratégias automatizadas que funcionam 24 horas por dia.

Por exemplo, uma campanha de e-mail marketing ou anúncios pagos podem gerar ganhos recorrentes, mesmo enquanto você não está ativamente promovendo.

Não precisa comprovar experiência

Não há exigência de curso superior para se tornar um afiliado, e também não é preciso comprovar experiência profissional na área de vendas ou qualquer outro setor. O que pode te fazer ganhar dinheiro dessa forma é divulgar com frequência, usar bem as funcionalidades das redes sociais e se comunicar bem com os clientes.

Oportunidade de aprender sobre vendas e marketing

Apesar das redes de afiliados não exigirem experiência na área, é recomendado aprender técnicas de marketing digital e vendas para atuar como afiliado. Essa habilidade pode ser alcançada com leituras e cursos na internet.

Diversidade de nichos

Existem programas de afiliados para praticamente qualquer nicho de mercado, desde produtos físicos até serviços digitais. Isso quer dizer que você pode escolher promover produtos alinhados aos seus interesses e ao perfil do seu público, aumentando a chance de conversão e satisfação tanto para você quanto para seus seguidores.

Comissões atrativas

Dependendo do produto ou serviço que você promove, as comissões podem ser bastante vantajosas. Produtos digitais, por exemplo, costumam oferecer comissões mais altas. Já em serviços de assinatura, é comum o afiliado ganhar comissões recorrentes, enquanto o cliente continuar utilizando o serviço.

Não precisa lidar com o pós-venda

A responsabilidade do pós-venda não é do afiliado, mas sim da empresa que oferece o produto. O seu foco será apenas atrair pessoas interessadas e convencê-las a comprar o produto ou o serviço. Finalizada a venda, cabe à empresa parceira a tarefa de manter um relacionamento duradouro com o cliente.

Esse é um ponto importante porque reduz o trabalho e os possíveis problemas com que você teria que lidar se estivesse vendendo seu próprio produto.

Sem limite de ganhos

Como todo profissional autônomo, a renda do afiliado depende de quanto ele produz mês a mês. Ou seja, isso quer dizer que seus rendimentos podem aumentar conforme você melhora sua produtividade, adquire mais clientes e fecha um maior número de vendas.

moça olhando celular e fazendo conta com calculadora
Quanto mais vendas, maiores são os lucros mensais

Ampla variedade de ferramentas e suporte

Muitas redes de afiliados oferecem diferentes ferramentas para ajudar os afiliados a terem sucesso, inclusive materiais de marketing prontos, como banners, vídeos e scripts de e-mail, além de dashboards para monitorar o desempenho e o pagamento de comissões. Algumas redes também oferecem treinamentos e suporte dedicado para ajudar seus afiliados a aumentarem suas vendas.

Como começar a ganhar dinheiro na prática?

O modo mais seguro de dar início a esse trabalho é se cadastrar em plataformas. Elas mostram as quantidades de vendas feitas, o que dá transparência ao processo e garante o recebimento da comissão. Veja o passo a passo a seguir.

Escolha um nicho de atuação

O primeiro passo para começar na rede de afiliados é escolher um nicho, isso quer dizer que é preciso focar em um segmento de mercado com o qual você se identifica ou que tenha potencial de atrair seu público-alvo.

Pode ser algo que você já tenha conhecimento, como saúde, tecnologia, educação, ou até mesmo um hobby. Ao se especializar em um nicho, você aumenta suas chances de atrair uma audiência engajada e de criar conteúdo relevante que gere conversão.

Escolha uma plataforma

Depois de escolher seu nicho, o próximo passo é encontrar programas de afiliados confiáveis que ofereçam produtos ou serviços dentro dessa área. Ao escolher um programa, verifique as comissões e se o produto realmente agrega valor ao público que você pretende atingir.

Além disso, antes de se cadastrar em um site de afiliados, confira a reputação que ele tem na internet. Vá atrás dos depoimentos de profissionais cadastrados para saber se o site é ou não de confiança. Tome cuidado para não deixar seus dados pessoais na mão de desconhecidos.

Conheça as funcionalidades da plataforma

Uma plataforma de afiliados oferece informações e suporte para que os profissionais consigam divulgar as vantagens do produto e ter segurança ao fazer negociações com os clientes.

Então, verifique com antecedência para saber se a plataforma na qual você vai se cadastrar oferece essas funcionalidades para o time de afiliados. Um canal para tirar dúvidas com uma equipe de suporte, por exemplo, faz a diferença na sua experiência de trabalho.

Aprenda técnicas de vendas

Não espere para aprender na prática e acabar tendo que perder dinheiro até saber se comunicar com os clientes. Você pode, por exemplo, usar as técnicas de copywriting para conquistá-los, seja por meio de textos escritos, seja por meio de vídeos ou outros formatos de divulgação.

Copywriting nada mais é que a arte de escrever para gerar vendas. As técnicas de persuasão ajudam você a convencer outras pessoas a comprar o que você está divulgando.

Um bom exemplo de copywriting é focar as pessoas, e não os produtos. Conheça, primeiro, o problema que o cliente quer resolver antes de falar diretamente sobre o que você está vendendo. Fale sobre a vantagem do produto que pode ajudá-lo.

rapaz escrevendo em laptop
Um bom copywriting fala de como o produto pode ajudar o cliente

Crie uma plataforma de divulgação

Para ganhar dinheiro como afiliado, você precisa de uma rede de parceiros onde possa promover os produtos. Isso pode ser feito de várias formas, como:

  • Blog: Um blog é uma ótima maneira de criar conteúdo relevante e atrair tráfego de afiliados. Você pode escrever artigos, tutoriais ou reviews sobre produtos e inserir links de afiliados naturalmente;
  • Redes sociais: Instagram, YouTube, TikTok e outras redes sociais permitem que você crie conteúdo visual ou em vídeo para promover produtos e compartilhar links de afiliados com sua audiência;
  • E-mail marketing: Construir uma lista de e-mails com pessoas interessadas no seu nicho é uma boa forma de manter um relacionamento com seu público e promover produtos diretamente.

Produza conteúdo relevante

Um dos segredos do sucesso como afiliado é a criação de conteúdo de valor que realmente ajude o seu público. Você pode fazer isso na forma de tutoriais, guias de compras, comparativos de produtos ou dicas práticas. Quanto mais útil for o seu conteúdo, maiores serão as chances de conversão, já que as pessoas confiarão mais na sua recomendação.

Crie suas primeiras divulgações

Lembre-se de que os seus anúncios e posts vão disputar a atenção dos usuários nas redes sociais e nas outras plataformas. Por essa razão, mantenha uma alta frequência nas publicações. Falar sobre o produto com regularidade vai dar uma autoridade importante para ganhar a confiança das pessoas.

Você pode fazer testes para saber quais são os períodos do dia que mais geram o engajamento da sua audiência. Assim, é possível atrair usuários interessados em pouco tempo, pois você postará em horários de maior atividade dos usuários.

Além disso, procure falar a linguagem do seu público-alvo. Se você vende para advogados, não é uma boa ideia usar gírias, certo? Então, veja como as pessoas para quem você quer vender interagem em posts e em comentários nas redes sociais. Feito isso, use o mesmo tipo de linguagem para conversar com elas.

Por outro lado, para ter clareza e objetividade na mensagem que você quer passar para os clientes, também é interessante evitar o uso de jargões e de termos difíceis.

Otimize suas estratégias de marketing

Além de criar conteúdo relevante, é importante otimizar suas estratégias de marketing para aumentar o alcance e as vendas. Algumas táticas que podem ser usadas incluem:

  • SEO (Otimização para Mecanismos de Busca): Otimize seu blog ou site para que ele apareça nos primeiros resultados de busca no Google. Assim, é possível atrair tráfego orgânico, sem precisar gastar com anúncios;
  • Anúncios pagos: Plataformas como Facebook Ads e Google Ads permitem que você promova seus links de afiliados diretamente para pessoas que estão buscando por produtos no seu nicho;
  • Promoções sazonais: Aproveite datas especiais, como Black Friday ou Natal, para promover produtos com descontos ou bônus que possam atrair mais compradores.

Monitore e ajuste suas estratégias

Para garantir que você está no caminho certo, é importante monitorar o desempenho das suas campanhas. A maioria das plataformas de afiliação oferecem dashboards onde você pode acompanhar quantas pessoas clicaram nos seus links e quantas conversões foram realizadas.

Use essas informações para ajustar suas estratégias, investindo mais no que funciona e corrigindo o que não está gerando resultados.

Como se cadastrar no App da Consultoria Educação?

Se você está buscando uma oportunidade no mercado de afiliados que combine renda extra com o potencial de crescimento, a Consultoria Educação é uma excelente opção. Com o mercado de educação online em expansão, já que cada vez mais pessoas se interessam pelo ensino a distância, essa área se destaca como uma das mais promissoras para afiliados, oferecendo várias vantagens competitivas.

A Consultoria Educação é um aplicativo no qual você ganha comissões de venda para divulgar cursos de graduação nas modalidades a distância, semipresencial ou presencial.

Ao se tornar um consultor, a sua tarefa é anunciar os cursos e falar sobre as vantagens deles na internet. Quando um interessado aparecer, é só pegar os dados dele e emitir o boleto. O trabalho pode ser feito em casa, basta ter acesso a um dispositivo com internet.

A cada matrícula realizada, o consultor recebe comissões de até R$ 300,00. Isso quer dizer que uma pessoa que faz apenas 10 vendas em um mês pode receber até R$ 3.000,00!

O que acha de trabalhar como consultor de educação? Para começar, siga este passo a passo:

  1. baixe o App no seu celular ou acesse o site da Consultoria Educação;
  2. faça um cadastro inserindo suas informações pessoais;
  3. participe dos nossos treinamentos exclusivos;
  4. pronto! Faça as divulgações para atrair seus primeiros clientes.

Tornando-se um consultor do nosso App, você vai receber treinamentos de vendas exclusivos e pode, sempre que precisar, entrar em contato com nosso suporte via chat.

Veja também: descubra como ser consultor com ou sem MEI!

Play video Play video

Invista nessa ideia!

Agora que você já sabe como ganhar dinheiro na internet com rede de afiliados, deve ter percebido que essa é uma forma fácil e vantajosa de aumentar a sua renda sem precisar sair de casa. Para ter sucesso em suas vendas, não deixe de colocar em prática as dicas que apresentamos!

Gostou da nossa dica? Então, faça sua inscrição na Consultoria Educação e conquiste a sua independência financeira. Comece hoje mesmo a trabalhar com a gente!

[E-BOOK] Guia completo de renda extra sem sair de casa: tudo que você precisa saber
[E-BOOK] Guia completo de renda extra sem sair de casa: tudo que você precisa saber

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.