afiliados rede social

Veja 7 dicas de gerenciamento de rede social para afiliados

Entre as principais dicas de Marketing para afiliados está o gerenciamento de rede social. Afinal, o Brasil tem um dos maiores índices de uso dessas plataformas, com 150 milhões de usuários1. Isso representa uma taxa de 70%, colocando o país em terceiro lugar no ranking de habitantes com maior tempo nas telas.

Estar onde os seus potenciais clientes se encontram é importante para criar uma boa imagem profissional e conquistar melhores oportunidades de vendas, concorda? Por isso, o gerenciamento de rede social para afiliados deve ser um investimento prioritário na sua jornada.

Saiba como fazer Mkt Digital para afiliados e ter sucesso nas redes sociais!

Acerte na escolha das redes sociais

Vimos, então, que todo profissional de vendas deve marcar presença nas redes sociais. Mas será que é preciso postar em todas? Isso daria uma grande trabalho e, nem sempre, com resultados expressivos, concorda? É por essa razão que você tem que entender o seu público antes de fazer essas escolhas.

Focar uma ou duas redes sociais é mais vantajoso do que tentar alcançar audiência em vários lugares. É dessa forma que você consegue se dedicar melhor à idealização das postagens e à interação com o público nelas. O Instagram para afiliados é um bom exemplo disso.

Fazer Marketing no Instagram traz muitas possibilidades, já que é possível postar fotos ou vídeos dos produtos, fazer caixas de perguntas nos stories e até organizar lives explicando as mercadorias. Mas tenha a certeza de que seu público está lá para seguir adiante, combinado?

Aposte no tom de voz correto

Tenha em mente que, como afiliado digital, a sua voz é diferente da marca que produz o que você vende. Encontrar esse tom correto nem sempre é fácil. Mas o caminho aqui é bem parecido com o anterior. O primeiro passo deve ser a compreensão do público, desde a faixa etária em que se encontra até as preferências de consumo.

Na prática, você não falaria com um jovem da mesma forma que conversa com um executivo, concorda? Ele provavelmente não entenderia muito da linguagem formal e se sentiria entediado. Por outro lado, um grande empresário pode se irritar com um diálogo descontraído e cheio de referências a memes.

Muitas vezes, chegar a esse tom vai demandar testes. Antes de partir para os extremos, o mais indicado é usar uma linguagem nem tão formal, mas longe de gírias e códigos. Quando sentir melhor a sua audiência, vá adaptando suas falas. Essa é uma etapa bem importante, pois esses diálogos nas redes sociais geram engajamento e identificação, ou seja, melhores oportunidades de vendas.

Assuma um compromisso com a frequência de postagem

Uma das formas de ganhar dinheiro nas redes sociais é conquistando a sua audiência. Se os seguidores confiam tanto no produto quanto na sua indicação, a chance de indicarem para outras pessoas comprarem também é grande. Dessa maneira, você aumenta sua renda com a afiliação.

Mas para ter esse alcance, é preciso manter uma frequência de postagens e ser sempre lembrado quando o seguidor pensar na solução que você oferece. No início, não se preocupe em fazer mais de uma publicação por dia durante toda a semana. Mas tente aparecer mais, engajar nos stories e criar uma relação boa com o público.

Faça um calendário editorial

Por falar em frequência de postagens, tenha em mente que um bom planejamento auxilia bastante na sua rotina de gerenciamento de rede social para afiliados. Com um calendário editorial, você consegue listar ideias de publicações previamente e cria uma narrativa mais consistente, distribuindo-as entre os dias da semana.

Melhor que ficar martelando a cabeça todos os dias pensando no que vai postar, concorda? O calendário editorial também ajuda a se antecipar a algumas datas que fazem sentido para sua estratégia de vendas –– como é o caso da Black Friday, em que provavelmente as marcas com que você trabalha farão descontos especiais para clientes.

Mas vale lembrar que a ideia desse planejamento não é engessar a sua criatividade. Então, se você pensou em postar X na terça-feira e teve um insight melhor, priorize-o e deixe para dar vida a essa outra publicação em uma nova oportunidade.

Publique nos horários certos

Outra boa dica de como vender nas redes sociais é conhecer os horários em que o seu público mais acessa o perfil. Isso confere mais chances de os seguidores verem a sua postagem, concorda? Por mais que existam diversas indicações de quais são esses períodos, é algo que você só vai ter certeza na prática.

De acordo com a pesquisa da Sprout Social, os melhores horários para publicar no Instagram são terças de 11h às 14h e, no geral, de segunda a sexta por volta das 11h. Já no Facebook, são terças, quartas e sextas das 9h às 13h. Faça esses testes com a sua audiência e veja em qual hora tem maior engajamento.

Considere fazer posts pagos

Quando você tiver com um bom faturamento e quiser ampliar ainda mais o seu alcance, é possível investir no tráfego pago nas redes sociais. Com a segmentação certa, você pode alcançar pessoas interessadas que, organicamente, não chegaram anteriormente ao seu perfil da plataforma.

Comece colocando pouco dinheiro para entender melhor a resposta do público. Depois, crie estratégias para potencializar esse investimento e, consequentemente, ter um retorno positivo em relação aos seus objetivos.

Tenha métricas

Gerenciar redes sociais para afiliados não exige somente publicações com frequência. Você precisa entender se o que está fazendo traz mesmo resultados ou se é hora de recalcular a rota. Por isso, é importante estipular algumas métricas — mas considere que likes não dizem nada sobre a percepção da audiência.

Mais do que curtir os posts, você quer vender, certo? Então, é preferível acompanhar o alcance de cada vídeo e imagem que publicar, a taxa de engajamento dos seus seguidores, o crescimento da base e assim por diante.

Seja presente nas redes!

O gerenciamento de rede social para afiliados é um investimento muito importante, que aumenta a credibilidade do profissional e, sobretudo, a renda com as vendas. Agora que você tem em mãos boas dicas, é só começar a colocá-las em prática. Em pouco tempo, verá os bons resultados nas suas estratégias!

O que achou das dicas de gerenciamento de rede social? Tenha em mente que esse é apenas um passo para crescer em visibilidade e oportunidades de venda. Por isso, conheça outras dicas de Marketing para afiliados!

1We Are Social + HootSuite

[E-BOOK] Guia completo de renda extra sem sair de casa: tudo que você precisa saber

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.