renda extra

Como conquistar renda extra e alcançar seus objetivos financeiros?

Com a pandemia e as medidas de contenção adotadas pelas empresas, muita gente se viu com a renda comprometida — e alguns até lidaram com a temida demissão. Por isso, a internet se transformou em um ambiente vantajoso para diversas formas de renda extra online.

Se está à procura de dicas de como ganhar dinheiro na crise, então, chegou ao lugar certo. Aqui, você vai conferir as principais maneiras de aproveitar o universo virtual para aumentar seus ganhos e controlar sua situação financeira, tudo sem sair de casa. Confira e aproveite as dicas!

O que é renda extra?

A renda extra é o valor que você ganha para complementar o orçamento. Com esse dinheiro, você paga as contas, cobre as despesas diárias, realiza investimentos e tem maior independência financeira.

Por não ser fruto de um emprego regular, ela não tem a mesma garantia de uma renda fixa: você não tem uma data específica para receber o dinheiro. Isso acontece porque a renda extra depende de alguns fatores, como o volume de trabalho para ganhar o dinheiro e o tempo livre no qual você se dedicar a outra atividade profissional.

Se existe demanda de trabalho e você tem tempo suficiente para executá-lo, tenha uma fonte de renda extra. Embora muitas atividades possam ser enquadradas como renda extra, também existem aquelas que não podem, veja: quando o dinheiro é conquistado de forma pontual, em ocasiões com grandes intervalos de tempo, não dá para contar com ele no orçamento.

Por mais que a renda extra seja variada (em relação ao volume de trabalho ou ao valor adquirido, por exemplo), ela tem uma regularidade. É isso que permite contar com o dinheiro para organizar as contas e não ficar no vermelho.

Qual é a importância de uma renda extra?

Agora que você sabe o que é uma renda extra, entenda por que esse dinheiro a mais no orçamento pode fazer tanta diferença na sua vida.

Investir em educação

Conquistar uma fonte de renda extra pode ser o melhor caminho para retomar os estudos e se qualificar para o mercado de trabalho. Afinal, muita gente tem receio de não ter dinheiro para pagar a faculdade, principalmente quando a graduação dura 5 ou 6 anos.

Não sofrer com a subida dos preços

De uns anos para cá, o preço de vários itens básicos passou por um forte aumento, desde alimentos até eletrodomésticos, móveis, roupas e opções de lazer.

O estilo de vida nas grandes capitais é cada vez mais caro, e uma ótima maneira de não sofrer com essa mudança é manter uma renda extra. Com ela, você paga as despesas e fica mais perto da estabilidade financeira.

Conquistar objetivos e sonhos

A renda extra pode ajudar você a alcançar metas financeiras e sonhos, sem que tudo dependa do seu salário regular. Alguns exemplos do que pode ser resolvido com outra fonte de renda: quitar sua casa, adiantar as mensalidades da faculdade, comprar outro automóvel e empreender.

Você livra o seu salário e ainda evita o risco de solicitar linhas de crédito, já que os empréstimos têm altas taxas de juros e podem facilmente contribuir para o seu endividamento.

Como usar a renda extra para montar uma reserva financeira?

A reserva é um detalhe essencial para uma vida financeira bem equilibrada, pois todo imprevisto se torna um grande problema se você vive sempre no limite. Quando isso acontece, qualquer despesa inesperada é sinônimo de dívida, como a compra de remédios, multas, um celular quebrado ou um problema no carro.

Para não precisar recorrer ao cartão de crédito nem ao cheque especial, a melhor alternativa é começar a se preocupar com uma reserva financeira. Além de cobrir despesas imprevistas, o dinheiro guardado será fundamental se você passar por uma demissão ou queira dar início a um novo negócio.

Calcule a reserva financeira

O valor guardado na reserva deve fazer sentido para sua realidade. Em outras palavras, entenda quanto tempo você pode ficar sem dinheiro e, então, chegue a um valor razoável para cobrir suas despesas durante alguns meses.

Por exemplo, se o seu objetivo é criar uma reserva financeira para cobrir as despesas mensais durante 6 meses, calcule tudo que você gasta em um período de 30 dias e multiplique o valor por 6. O resultado é a quantia que precisa poupar para criar a reserva. A soma deve incluir contas de água, luz, aluguel, cartão etc.

Controle de ganhos e gastos

Não dá para manter uma reserva financeira a longo prazo sem o mínimo de controle. É importante que você registre ganhos e gastos para saber quando está tirando dinheiro de onde não devia –– principalmente se a reserva vai ficar na mesma conta bancária que o seu salário regular.

O controle dos gastos também é uma forma de identificar despesas que podem ser eliminadas do orçamento e, assim, gerar uma maior poupança para a reserva. Você pode contar com a ajuda de aplicativos para manter o registro diário de gastos, criar um bloco de notas no seu computador ou simplesmente usar uma página do caderno.

Invista no mercado financeiro

Se você nunca se interessou pelo mercado financeiro, saiba que fazer investimentos está mais fácil do que era há alguns anos. Essa é uma maneira de manter seu dinheiro rendendo, ao invés de deixá-lo parado em uma conta bancária.

Hoje em dia, já é possível contatar uma corretora pela internet, fazer aplicações com valores baixos e guardar seu dinheiro em títulos de baixo risco, como o Tesouro Direito e os Fundos de Investimento.

No Tesouro Direito, por exemplo, você pode fazer aplicações a partir de R$ 30,00 e receber o seu saque no prazo de um dia útil.

Como fazer uma renda extra?

Se você chegou até aqui, aprendeu o que é a renda extra, a sua importância e como usá-la para criar uma reserva financeira. Agora, vamos explicar alguns fontes para começar a ganhar dinheiro pela internet. Não vá embora sem conferir as dicas!

Revenda de produtos

As vendas online já eram um sucesso, mas o e-commerce ainda cresceu 57,4% no primeiro trimestre de 2021. Muita gente aproveitou o isolamento social para fazer suas compras pela internet, em lojas virtuais, aplicativos ou redes sociais.

Se você procura saber como ganhar renda extra online, vale a pena pesquisar produtos que têm boa saída e trabalhar com sua revenda. Dá para comprar itens importados, por exemplo, e repassá-los a preços competitivos, como eletrônicos, perfumes e cosméticos, roupas, entre outros.

Venda com o método DIY

DIY é uma abreviação para a expressão em inglês Do it Yourself, que significa Faça Você Mesmo. O método se refere à produção e venda de objetivos artesanais e outros trabalhos manuais.

Se você quer se tornar um adepto do Faça Você Mesmo, deixamos algumas dicas para tirar a ideia do papel:

  • faça um planejamento de qual produto vai produzir, quais materiais serão necessários e por onde poderá vendê-los;
  • diversifique os tipos de produtos e os materiais usados na produção para alcançar o máximo de clientes;
  • faça uma pesquisa de mercado para saber quanto a concorrência cobra pelos produtos e como você pode trabalhar com preços competitivos.

Antes de sair produzindo as suas artes, pense nas questões acima. Além disso, não perca o ânimo! Muita gente vai atrás desse tipo de produto, em vez de comprar em lojas de decoração. Por isso, vender com o método DIY é uma excelente forma de aumentar sua renda mensal.

Pesquisas online

Diversas empresas pagam pessoas para que elas participem de pesquisas sobre vários assuntos. Essas informações são valiosas em diversas tomadas de decisões, lançamentos de novos produtos no mercado e outras finalidades.

O cadastro geralmente é grátis, e você recebe créditos a cada pergunta ou pesquisa respondida nas plataformas virtuais. Podemos citar alguns sites, como QualiBestMarket Agent ou Green Panthera. Vale a pena encontrar os mais confiáveis e fazer uma renda extra nas horas vagas!

Trabalhos como freelancer

O trabalho autônomo é uma alternativa à baixa empregabilidade. Quando o profissional aproveita suas habilidades, entretanto, é possível transformar a renda extra em principal. Enquanto freelancer, você pode diversificar seus clientes e trabalhar com o que faz de melhor.

A internet está repleta de oportunidades, sobretudo no marketing digital e de conteúdo. Muitas empresas e sites reúnem freelancers e clientes, e você pode oferecer seus serviços: redação e revisão de textos, tradução, diagramação e design gráfico, programação etc.

Programa de afiliados

Outra forma de renda extra online muito atrativa é a rede de afiliados. A ideia é a seguinte: você vai atuar como consultor de vendas de determinados produtos ou serviços, apenas divulgando-os pela internet e recebendo uma comissão pelas indicações efetivadas.

Alguns programas pedem que você seja um profissional autônomo formalizado — o que é bem simples, com a abertura de um cadastro de Microempreendedor Individual (MEI). Assim, é possível emitir notas fiscais e receber seus rendimentos de maneira segura e legalizada.

Comece a ganhar sua renda extra!

Todas essas formas de renda extra online são práticas justamente por você poder investir na estratégia sem ter que sair de casa. O investimento inicial é baixo nas alternativas aqui citadas, já que só é preciso um computador ou celular e conexão de internet. Com o dinheiro conquistado, dá para controlar seus custos mensais, construir uma reserva de emergência e, claro, ter mais tranquilidade financeira!

Gostou das dicas e quer começar hoje mesmo a ganhar sua renda extra online? Conheça a Consultoria Educação: quanto mais alunos indicar, maiores serão os seus ganhos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.