reputação online

O que é reputação online e como ela impacta as vendas? Entenda

Como está a sua reputação online hoje? Ao mesmo tempo em que a web ajudou a expandir o mercado de afiliados, ela também pode gerar um impacto negativo para a imagem de uma marca. Basta um simples feedback desfavorável sobre um produto ou serviço, um vídeo mal planejado ou uma foto polêmica para colocar tudo por água abaixo.

Saber gerenciar a forma como seu negócio é visto pelo público é fundamental para manter sua reputação em alta. Isso inclui ficar de olho nas mídias sociais e acompanhar a opinião dos clientes sobre o que você divulga.

Neste artigo, vamos passar pelo conceito de reputação digital, como ela afeta as vendas e o que fazer para melhorá-la. Confira!

O que é reputação online?

De modo geral, podemos dizer que a imagem da marca é tudo aquilo que ela representa para o seu público interno (colaboradores) e externo (clientes e potenciais clientes). Então, o que é reputação online? É a percepção que ambos têm do seu negócio, seja ela positiva ou negativa. É o seu posicionamento de mercado.

Sendo assim, a reputação online está diretamente ligada à sua presença digital. Envolve a forma como você atua nas redes sociais, a interação com o público, os tipos de postagens publicadas no blog (conteúdo e imagem), o atendimento, entre outros fatores.

Sua reputação digital é construída a partir de uma série de reações racionais ou afetivas diante de um produto ou serviço. Esse comportamento ainda inclui prejulgamentos com base na forma de pensar, no contexto e nas referências de cada pessoa. 

Aliás, a reputação é diferente da identidade de marca. Enquanto a primeira é construída com base na percepção de terceiros, a segunda reúne seus diferenciais, sua missão, sua visão e seus valores. Embora você não tenha o controle sobre a forma como as pessoas veem o seu negócio, é possível adotar algumas ações para manter sua imagem positiva.

Qual é a importância da reputação online?

Ter uma boa reputação é importante para qualquer tipo de negócio, o que não é diferente para vendas digitais. Afinal de contas, a forma como sua marca é percebida influencia as decisões de compra, bem como o comportamento do consumidor. 

Além disso, vale lembrar que o ambiente digital oferece um espaço para o compartilhamento de experiências e opiniões sobre compras em tempo real. E qualquer informação sobre seus produtos ou serviços, boa ou ruim, é indexada pelos buscadores. 

É importante cuidar da reputação online, pois ela molda o comportamento do consumidor, exerce influência na sua credibilidade e impacta o alcance de novos clientes. Pense bem! Depois de ler uma avaliação negativa, você compraria aquele produto? Provavelmente, não. Isso também pode influenciar a decisão de outras pessoas que tinham interesse nele.

Como a reputação online impacta as vendas?

Conforme o tempo passa, as mudanças nos hábitos de consumo mudam. Para despertar ou manter o interesse dos seus clientes e potenciais clientes, sua reputação precisa ser boa. Se ela impacta a decisão de compra, o efeito direto é nas vendas. 

Então, tanto a construção como a gestão da sua marca merecem um espaço à parte em seu planejamento estratégico de Marketing Digital. Afinal, quanto mais forte a sua imagem, maior será o seu reconhecimento. Isso traz segurança, uma relação mais próxima com base na confiança e aumento das vendas.

Com a possibilidade de atuar na internet, os afiliados digitais têm a chance de ampliar seu alcance e criar um bom relacionamento com potenciais clientes. Por isso, se a sua reputação online for bem administrada, os ganhos podem aumentar de forma significativa.

Como avaliar a reputação de uma marca?

Para acompanhar a reputação digital de uma marca, inclusive a sua, você pode contar com a ajuda de algumas ferramentas de Marketing Digital. Entre as opções disponíveis, Brand24, Buzzsumo, SimilarWeb, BrandYourself buscam menções nas redes sociais e palavras-chave. 

Mapear os comentários e acompanhar as notificações geram bons insights sobre como sua marca está sendo percebida na web. Ao criar seu planejamento de Marketing, inclua ações de monitoramento para fortalecer os pontos positivos e lidar com comentários negativos ou, até mesmo, eventuais crises. É importante se preparar para todos os cenários.

Então, leve em conta tudo o que envolve sua presença digital: interações nas redes sociais, comentários no blog, experiência dos clientes no site, registro de reclamações e a qualidade do atendimento (do primeiro contato ao pós-venda). 

O que fazer para melhorar e manter a sua imagem?

Uma das formas mais eficazes de lidar com a reputação online é por meio do monitoramento constante da sua presença digital, levando em conta todos os canais acima. Por isso, o primeiro passo é fazer uma pesquisa para saber o que sua audiência fala sobre os produtos ou serviços que você vende.

Monitore sua marca e faça pesquisas

Essa pesquisa pode ser feita de duas formas: acompanhar menções e palavras-chave na web e enviar algumas perguntas para seus clientes atuais. Assim, fica mais fácil avaliar quais aspectos merecem destaque. É possível perceber seus pontos fortes e fracos, bem como entender o que o público espera de você e suas principais vantagens competitivas. 

Foque no atendimento e priorize os clientes

Preste atenção também no atendimento ao cliente — via chat, e-mail, DM ou comentários nas redes sociais. Priorize respostas personalizadas e estipule um prazo máximo para retornar (quanto antes, melhor). Mantenha a cordialidade, a transparência e a empatia, seja para esclarecer dúvidas ou resolver problemas.

Seja ativo na web e fomente as interações

Por ter seu foco voltado à divulgação de produtos ou serviços, os afiliados digitais devem incentivar e reconhecer interações. Então, é uma boa prática agradecer avaliações positivas, além de curtir e responder comentários. Para interações negativas, é válido mostrar que seu cliente está sendo ouvido e que você está à disposição para ajudar.

Mesmo que não seja possível controlar o que as pessoas dizem, ao cuidar da sua reputação online, você aumenta as chances de ver coisas boas sobre o seu trabalho e a sua imagem. Como afiliado, as redes sociais fazem parte do seu dia a dia, assim como outras plataformas digitais e ferramentas de marketing. Então, não deixe de monitorar a percepção de seus potenciais clientes, priorizar o atendimento e interagir sempre que necessário.

O que achou das dicas que compartilhamos? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades que podem ajudar você a alavancar suas vendas!

Guia prático: obtendo sucesso no trabalho em um programa de afiliados

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.