salário estágio

Salário de estágio: ele é suficiente para pagar a faculdade?

Pagar as mensalidades da faculdade já é um desafio para a maioria dos alunos. Mesmo quando se consegue um desconto nas parcelas, ainda é preciso cobrir custos com alimentação, transporte e materiais didáticos.

O salário do estágio, que seria a primeira remuneração atuando na área de trabalho, permite que o aluno continue estudando e pague a faculdade. O problema é que nem sempre o valor da remuneração é suficiente para manter todos os custos.

No decorrer deste post, vamos demonstrar para você algumas maneiras de ganhar dinheiro para pagar a faculdade. Mas, primeiro, vamos entender como funciona o salário do estágio e quanto ganha um estagiário durante a graduação. Confira e tire suas dúvidas!

Como funciona o salário do estágio?

É a Lei nº 11.788, também conhecida como Lei do Estágio, que define as normas de como deve ser o salário e outros detalhes envolvidos na realização do estágio, como a jornada de trabalho e as responsabilidades da empresa contratante.

A Lei do Estágio é clara quando aborda as regras sobre o salário. Primeiro, quando o estágio é obrigatório, a remuneração é facultativa (pode ou não ser oferecida pela empresa). Por outro lado, quando o estágio não é obrigatório, a remuneração deve ser obrigatoriamente concedida ao aluno da faculdade.

Vale lembrar que o estágio obrigatório é aquele definido na grade curricular do curso e ainda é necessário para a obtenção do diploma. Já o estágio não obrigatório é opcional: o seu cumprimento não integra a carga horária exigida para a conclusão do curso.

Além da remuneração, a empresa que oferece vagas de estágio não obrigatório deve pagar, por lei, o auxílio-transporte para o aluno. Os outros benefícios, como vale-alimentação e plano de saúde, são facultativos.

Quanto ganha um estagiário?

A Lei nº 11.788 não define um valor mínimo para os estágios não obrigatórios. Na verdade, a bolsa estágio (como também é chamada essa remuneração), pode ser oferecida em diversos formatos, e não apenas em dinheiro.

A bolsa também pode ser oferecida, por exemplo, como assistência médica ou compra de materiais escolares. O formato vai depender do acordo feito no contrato com a empresa que está contratando. Então, é importante ficar sempre de olho.

Quando a remuneração acontece por auxílio financeiro, o valor varia de acordo com a área de atuação do aluno e com as atividades desenvolvidas. O estagiário de Enfermagem, por exemplo, recebe a média salarial de R$ 949,00*, segundo uma pesquisa do site Vagas. Já o estagiário em de Contabilidade é de R$ 1.074,00*, de acordo com o site Vagas.

Como garantir uma renda suficiente para pagar a faculdade?

O salário do estágio não é suficiente? Não precisa se desesperar, porque existem modelos de trabalho flexíveis para quem não tem dinheiro para fazer faculdade. São opções para quem precisa conciliar trabalho com os estudos.

Confira e veja qual deles é mais vantajoso para você.

Faça trabalhos freelancers

O trabalho freelancer se tornou a alternativa para muita gente que se viu desempregada nos últimos anos. Por não exigir qualquer vínculo de trabalho, como a CLT, o freela, como também é chamado, passou a ficar no alvo de uma parcela dos brasileiros.

Mas esse trabalho vai além de ser uma maneira de fugir do desemprego, basta considerar as suas particularidades. Afinal, o que é um freelancer?

Resumidamente, é aquele profissional que realiza serviços pontuais para outras pessoas e empresas. Isso significa que um freelancer não tem um salário fixo. A sua renda depende diretamente do quanto ele produz mês a mês.

O valor de cada serviço é definido por negociação, e a quantidade de clientes vai depender da produtividade de cada profissional freelancer.

Em suma, se você é muito bom em um trabalho, seja ele qual for, tem a chance de vendê-lo como freelancer. Pode ser, por exemplo, um cuidador de pets ou produtor de conteúdos para web.

Revenda produtos

O mercado de revendas também é uma alternativa para quem deseja trabalhar com vendas em casa. Isso porque o revendedor pode fazer seu trabalho inteiramente pela internet. Basicamente, a sua função é atrair clientes para os produtos de uma empresa e fazer a negociação até que a compra seja concluída.

O trabalho se resume a isso no caso de produtos digitais, como cursos online. Os revendedores de produtos físicos, por outro lado, podem ter mais trabalho, pois dependem de um investimento inicial para pagar custos de logística. Se isso é inviável para você, vá em busca de revenda de produtos pela internet.

Trabalhe com consultoria pela internet

O consultor ajuda clientes a tomar decisões, tirar dúvidas e encontrar os caminhos mais vantajosos para os diferentes casos. No mercado de vendas, o consultor pode atuar em vários segmentos, ajudando as pessoas a comprarem produtos e serviços de acordo com suas necessidades e preferências.

Quem é aluno de nível superior e precisa trabalhar para pagar faculdade encontra uma grande oportunidade atuando como consultor na área de educação. Nesse caso, você tem a chance de ajudar outras pessoas a entrarem na graduação e ainda ganhar por isso.

É uma maneira de usar sua experiência no ensino superior para construir o futuro de outros alunos, que tal? Se gostou da ideia, conheça agora o App da Consultora Educação.

Ao baixar o aplicativo, basta inserir as informações de cadastro e fazer nossos treinamentos exclusivos de vendas. A partir daí, você se torna um consultor da educação. Divulgue nas redes sociais as graduações do grupo Kroton para atrair potenciais alunos!

Pelo aplicativo da Consultoria Educação, você pode acessar informações dos cursos, acompanhar seus ganhos, gerar boletos de matrícula e tirar dúvidas com um time de suporte. A cada indicação bem-sucedida (matrícula realizada), você ganha uma comissão de vendas.

Aprenda mais sobre consultoria!

Até aqui, vimos que existem algumas maneiras de não depender apenas do salário de estágio. Mas este post foi só o ponto de partida para você ganhar dinheiro pela internet com serviços mais flexíveis. No blog da Consultoria Educação, explicamos mais sobre como funcionam esses tipos de trabalho.

Então, para continuar aprendendo, confira mais sobre as vantagens e saiba como se registrar sendo um consultor de vendas independente!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

[E-BOOK] Guia completo de renda extra sem sair de casa: tudo que você precisa saber

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.