ser o próprio chefe

Ser o próprio chefe: veja quais são as vantagens e desafios

Você já pensou em trabalhar em casa e fazer seus próprios horários? Essas são apenas algumas vantagens de quem resolve abandonar o emprego regular e ser o próprio chefe.

Não estamos falando de trabalhar de forma remota ou com horários mais flexíveis. Afinal, essas são vantagens que um emprego tradicional também pode oferecer. O destaque aqui é a possibilidade de ter seu próprio negócio e tomar conta de todas as decisões.

Como você já deve imaginar, isso é algo que requer muito planejamento, coragem para enfrentar riscos e disposição para alcançar objetivos. Neste conteúdo, separamos os principais desafios de se tornar seu próprio chefe e as vantagens de apostar nesse caminho. Confira!

Quais são os maiores desafios de ser o próprio chefe?

Apesar de a maioria das pessoas acharem que ser o próprio chefe é algo incrível, a verdade é que trabalhar por conta própria envolve também uma série de riscos. Aqui estão alguns desafios que você vai precisar enfrentar caso tome a decisão de ter o próprio negócio.

Sua renda depende da sua produtividade

Uma das maiores inseguranças de quem decide ser o próprio chefe é o fato de não ganhar um salário definido no final do mês. A renda de quem trabalha como autônomo depende diretamente da busca por clientes, da organização de horários de trabalho, da precificação, do interesse que o público tem pelo produto, entre outros fatores.

Em outras palavras, não há uma real segurança de quanto um profissional autônomo vai ganhar por mês. E esse pode ser um risco muito alto para algumas pessoas. Mas não significa que você não consiga ter uma previsão de renda, viu?

Com o tempo, você vai adquirindo clientes e definindo um ritmo de trabalho padrão, que se adapta à sua rotina. Tudo isso ajuda a criar uma expectativa realista de quanto você pode ganhar na semana ou no mês, vencendo o período inicial de maior incerteza.

Você investe do próprio bolso

Ser o próprio chefe pode ser uma experiência gratificante, principalmente quando tudo parece funcionar da maneira como você planejou. Mas, quando seu equipamento de trabalho está danificado, por exemplo, quem vai pagar para consertar ou comprar outro?

Diferentemente do que acontece em um emprego regular, em que a qualidade do equipamento de trabalho fica por conta da empresa contratante, é o autônomo quem precisa pagar por tudo que ele usa para trabalhar.

Tudo depende de você

O trabalho como um todo só começa quando você começa e termina só quando você termina! Por isso, seu negócio para se você ficar doente e não puder sair da cama, ou se decide tirar umas férias longe da mesa de trabalho.

Por tudo isso, o profissional autônomo deve ser duplamente precavido com questões de saúde e planejamento financeiro. Dessa forma, fica mais fácil lidar com imprevistos e ter uma previsão de renda com seu negócio.

Quais são as vantagens de ser o próprio chefe?

Ao enfrentar os desafios com organização, foco e planejamento, trabalhar para si mesmo pode ser uma maneira recompensadora de viver. Agora, você vai conferir as principais vantagens de ser empreendedor e trabalhar por conta própria.

Organizar os próprios horários

Em vez de ter que trabalhar durante 7 ou 8 horas diárias, o profissional autônomo tem a sorte de adaptar seus horários de trabalho à rotina e criar um ritmo mais confortável.

A flexibilidade de organizar o próprio calendário permite que você se planeje para tirar alguns dias de folga, por exemplo. Ou, quem sabe, você pode otimizar seu tempo ocioso para aumentar a renda mensal, trabalhando algumas horas a mais ou aproveitando uma parte do final de semana.

Quem precisa trabalhar para pagar a faculdade também pode encontrar uma excelente maneira de se sustentar com alguma ideia empreendedora. Mas, seja lá qual for a sua decisão sobre os horários de trabalho, você não precisa pedir a autorização de terceiros.

Decidir seu local de trabalho

Há quem se sinta mais à vontade trabalhando em um escritório, enquanto outras pessoas preferem estar em espaços de coworking ou trabalhar de qualquer lugar. Sendo seu próprio chefe, é possível escolher livremente onde você quer trabalhar. Com as opções de trabalho remoto, essa flexibilidade se tornou um sonho ainda mais alcançável.

Aumentar a renda

Você pode conquistar sua independência financeira ao trabalhar como freelancer (ou autônomo), porque o aumento da sua renda tende a ser apenas uma questão de tempo.

Como profissional autônomo, você não precisa pedir aumento a um chefe nem comprovar seus resultados positivos para alguém a fim de receber um extra no salário. Basta organizar suas ações e seu tempo de trabalho de uma forma que traga um lucro maior.

Qual é a importância de investir no que gera resultados como autônomo?

Uma das grandes lições de trabalhar para si é saber utilizar seu tempo a favor de resultados efetivos. Quando é você que está à frente do negócio, é preciso estudar cada ação antes de executá-la para saber o seu real retorno.

Isso envolve investir no desenvolvimento do seu talento e buscar oportunidades de renda como autônomo. Cursos de capacitação sobre os assuntos que estão envolvidos no seu segmento também são sempre bem-vindos.

Se você ainda está em busca de um segmento atrativo para profissionais autônomos, por exemplo, vale a pena conhecer as oportunidades do mercado de educação, em especial a Consultoria Educação, uma plataforma de vendas online de cursos de graduação.

Os consultores cadastrados divulgam os cursos em troca de comissões. A cada matrícula realizada com sua ajuda, uma porcentagem vai para você. É um trabalho totalmente remoto e que não exige investimento inicial. Você só precisa fazer o cadastro na plataforma e começar a ganhar dinheiro.

Aposte nessa ideia!

A decisão de ser o próprio chefe tem suas vantagens! Mas, se quer fazer dessa decisão uma carreira, é preciso lidar com desafios que não podem ser desconsiderados de qualquer maneira. Se você sabe disso e tem disposição para abraçar a ideia, vá em frente. Este conteúdo que você acaba de ler foi só o ponto de partida.

Agora, que tal uma ajudinha para encontrar um segmento para seu negócio? Descubra os mercados mais promissores para os microempreendedores individuais!

Guia prático: obtendo sucesso no trabalho em um programa de afiliados

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.