técnicas de copy

5 técnicas de copy para afiliados conquistarem o público

Sabia que há técnicas de copy para afiliados? Com elas, é possível expandir os negócios e acertar em cheio na hora de cativar os seus clientes. Então, se você está sempre em busca de novas formas de atrair vendas, este conteúdo tem as respostas para as suas dúvidas.

Neste post, vamos falar mais a fundo sobre o conceito, além de compartilhar algumas das principais estratégias de copy para afiliados. Afinal, com as palavras certas, você ganha eficiência, autoridade e persuasão para atrair as pessoas e gerar, assim, mais conversões. Tudo pronto para começar? Boa leitura! 

Entenda como funcionam as estratégias de copy para afiliados

Em um contexto em que as vendas digitais ganharam força entre quem busca um novo estilo de vida ou formas de ter renda extra trabalhando online, uma boa copy pode fazer a diferença. Aliás, é ela que separa os profissionais de sucesso dos demais. 

Antes de falar em técnicas de copy para afiliados, vamos mergulhar no conceito de copywriting. De forma resumida, podemos dizer que se trata de um conjunto de estratégias aplicadas na produção de um texto tendo como principal objetivo a venda.

Já a copy para afiliados, é voltada para a venda de produtos digitais com o intuito de atrair clientes e levá-los a tomar uma ação. Seja para compartilhar um post nas mídias sociais, comentar em um post de blog ou realizar uma conversão, o objetivo da copy é guiar o cliente a concluir uma determinada ação.

5 técnicas de copy para afiliados para potencializar os ganhos

Depois de passar pelo conceito, é hora de ir para o que interessa. Enfim, vamos compartilhar dicas de copy para afiliados com o objetivo de ajudar você a melhorar os seus resultados.

Antes de mais nada, é importante dizer que não existe uma fórmula do que funciona ou não, mas há algumas estratégias que podem guiar a sua trilha na arte da persuasão. Veja só.

Desperte emoções no seu cliente

As emoções são a chave para criar conexão entre uma marca e seus clientes. Todo mundo gosta de uma boa história, ainda mais quando cria identidade e desperta sentimentos. Assim como uma conversa entre amigos flui melhor quando há afinidade, o mesmo acontece com as vendas, que tendem a crescer conforme o consumidor se identifica com o seu produto.

Aliás, nós somos movidos por emoções, inclusive na hora de tomar decisões. Por isso, ao vender, crie uma experiência de compra personalizada para os seus clientes e mostre o quanto seu produto pode ser útil para ajudar a resolver suas dores. No caso dos cursos de graduação, por exemplo, o maior benefício é a especialização para se destacar no mercado de trabalho. 

Conheça o público para cativá-lo

Saber quem é o seu cliente é essencial para vender mais e melhor. Afinal, tudo o que você faz — blog, mídias sociais, e-mail marketing, landing page etc. — deve criar uma conexão com o consumidor. Quanto mais você conhece o seu público, mais fácil será na hora de aplicar técnicas de copy para afiliados.

Para isso, faça pesquisas sobre o seu nicho e use os resultados como base ao criar a sua copy. Também participe de grupos e comunidades relacionadas. Afinal, é onde os seus potenciais clientes estarão. Confira o que outras pessoas com produtos similares estão fazendo e crie pesquisas com o seu público.

Conte com os gatilhos mentais

Uma boa copy se torna ainda mais eficaz com o uso de gatilhos mentais. Este nome é utilizado para um conjunto de palavras com o intuito de estimular um desejo no leitor/consumidor. Ou seja, o principal objetivo é tornar o conteúdo irresistível e, assim, conduzir a uma venda. Entre os principais gatilhos mentais, podemos citar:

  • autoridade — quando você assimila o uso do produto a um especialista, comprovando a sua eficácia; 
  • prova social — em um exemplo prático, pode vir por meio de depoimentos de alunos que estudaram em uma das faculdades vinculadas à Consultoria Educação;
  • escassez — muito utilizado pelo e-commerce para anunciar as últimas unidades de um determinado produto, gerando ansiedade no consumidor para efetuar a compra;
  • urgência —similar ao gatilho anterior, a urgência estipula um período de tempo para uma compra, como “últimas horas para se inscrever com 15% de desconto na matrícula”.

Use dados, números e pesquisas

Lembra dos gatilhos mentais de autoridade e prova social? Outra forma de aplicá-los é por meio do uso de dados, números e pesquisas. Seja qual for o recurso, o seu potencial cliente sentirá mais confiança ao adquirir o seu produto. Vale para vendas por WhatsApp, mídias sociais e qualquer outra plataforma online.

Ao ler uma notícia, por exemplo, você não sente mais confiança quando conhece a fonte? Números, pesquisas, a palavra de especialistas, todos são artifícios utilizados para dar credibilidade ao que você oferece, seja no conteúdo ou na oferta de um produto.

Aplique os verbos de ação

Para fechar a nossa lista, chegou a hora de falar sobre os verbos de ação. É comum vê-los no final de posts de blog, postagens nas mídias sociais, e-mails e por aí vai. E não poderia ser diferente nas técnicas de copy para afiliados. Afinal, os verbos de ação têm como principal objetivo levar o leitor a tomar uma ação (que também é o propósito de uma copy). 

Então, após conduzi-lo pelo conteúdo e despertar o seu interesse, você deve convidar o seu potencial cliente a dar o próximo passo. Pode ser se inscrever para receber uma newsletter, seguir o perfil da marca nas mídias sociais, ler outro post complementar ou até mesmo efetivar uma compra no seu link de afiliado.

Continue se especializando!

Essas são algumas das principais técnicas de copy para afiliados. Você também pode focar o problema do seu público — como a busca por uma colocação no mercado de trabalho — e mostrar os benefícios de contar com um curso de graduação. Pode coletar o depoimento de alunos já formados para reforçar a importância de uma formação acadêmica na carreira e assim por diante. Em poucas palavras, aprenda a encantar o seu cliente.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira nosso post sobre tráfego pago para afiliados e saiba como investir para crescer e potencializar os seus resultados.

Guia prático: obtendo sucesso no trabalho em um programa de afiliados

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.