técnicas de persuasão

Conheça 8 técnicas de persuasão para melhorar as suas vendas

O sucesso de uma negociação depende das técnicas de persuasão que o vendedor utiliza para mostrar ao cliente que vale a pena comprar determinado produto. Então, se você é um vendedor e ainda não domina essa arte, continue a leitura deste post.

Vamos explicar, nas próximas linhas, 8 técnicas de persuasão que vão ajudar a manter uma postura de equilíbrio, respeito e confiança em uma negociação.

São dicas que valem tanto para negociações online quanto para negociações presenciais. Tem interesse? Confira e aproveite para aplicar as técnicas na sua rotina.

Seja bom ouvinte

Nada melhor que uma pessoa disposta a escutar. Muitas vezes, tudo que o vendedor precisa para negociar um produto vem do próprio cliente. Afinal, se você escuta o que ele tem a dizer, fica mais fácil descobrir o que o levou a precisar do produto.

Sem falar que o cliente gosta quando o vendedor está atento na sua fala e demonstra interesse em saber mais sobre o que ele busca. Escutando com atenção, você consegue identificar dúvidas antes mesmo de serem mencionadas.

Portanto, em vez de abordar seu cliente com avalanche de informações, escute. Em seguida, dê o que ele precisa para se convencer. Com certeza, isso fará total diferença nas suas próximas negociações.

Pratique o rapport

Rapport é uma palavra francesa que, em português, quer dizer “trazer de volta” e/ou “criar uma relação”. Trata-se de uma técnica de criar uma conexão harmoniosa entre duas ou mais partes, de modo que uma pessoa fique mais aberta àquilo que outra propõe.

Mas um detalhe importante é que isso precisa ser feito de forma leve e natural, ou seja, sem parecer uma atitude forçada ou desesperada. Essa técnica parte da ideia de que é preciso, em primeiro lugar, criar um relacionamento para, em seguida, atingir uma meta.

Para aplicar o rapport, é preciso que o vendedor tenha sinceridade consigo e com o cliente. É importante não apenas parecer verdadeiro e autêntico, mas também atuar da forma mais transparente possível.

Essa postura pode, inclusive, deixar o vendedor mais tranquilo para transmitir confiança. Mas, além da sinceridade, outras atitudes ajudam na aplicação do rapport:

  • busque uma conexão: pode ser futebol, música, viagens, comida etc.;
  • trate a pessoa que está no outro lado pelo seu nome;
  • modere o tom de voz.

Use o gatilho de escassez

A arte da persuasão em vendas funciona muito bem quando o que está em jogo não dura muito tempo ou tem uma quantidade limitada. É importante deixar claro para o cliente o que ele pode estar perdendo caso não feche negócio o quanto antes.

Mas é claro que isso não significa faltar com a verdade. O gatilho de escassez tende a gerar bons resultados quando o vendedor está sendo sincero. Não adianta mentir para seu cliente, afinal, se ele descobrir, é bem provável que não volte a fechar negócio e ainda faça um marketing boca a boca negativo sobre a empresa.

Aposte na afeição

Sabe quando o vendedor de uma loja trata você bem? Ele pode ter uma abordagem tão simpática e afetuosa que você acaba sentindo desconforto de dizer não. Então, se você conseguiu lembrar de algum momento como esse, é porque já caiu na técnica de persuasão mais comum entre os bons vendedores, que é criar afeição.

Isso significa que você pode ser capaz de persuadir um cliente a comprar algo tendo como motivação a empatia que ele sentiu por você. No mínimo, o cliente vai pensar duas vezes antes de negar uma proposta se um vendedor dominar essa técnica de persuasão. Você pode usá-las em negociações presenciais ou em vendas online.

Tenha uma comunicação objetiva e clara

Evitar um vocabulário com palavras difíceis para o seu público e procurar adequar sua abordagem ao repertório cultural de cada cliente é mais do que se comunicar. É se comunicar com clareza e precisão.

Além disso, evite dar voltar e mais voltas no mesmo assunto. Tenha certeza de que o seu cliente entendeu uma vez e parta para a próxima dúvida. Um vendedor não fez enrolação, pois sabe que o tempo de cada cliente é precioso.

Informações desnecessárias em uma negociação deixam a comunicação confusa e, no pior dos casos, as pessoas que estão recebendo a proposta podem se sentir enganadas. Por essas razões, vá direto ao ponto.

Apresente-se como especialista

As pessoas confiam mais naqueles que sabem o que estão falando. Então, sinalize para seu cliente que você e quem você está apresentando são especialistas no setor que atuam.

Para isso, é fundamental ter em mente as vantagens do produto e as informações da empresa vendedora. Se for preciso, faça pesquisas e se mantenha em dia com os dados de que você vai precisar na negociação.

Vá além e busque certificações de vendas, principalmente se você é um vendedor freelancer e trabalha sem chefe. Não espere ninguém apontar a necessidade de atualizar suas técnicas. Novas habilidades ajudam a passar mais confiança e segurança em negociações.

Lance um desafio

Propor um desafio para cliente é uma boa maneira de dar uma finalidade a todas as condições levantadas na negociação. Ou seja, depois de tudo que você apresentou sobre o produto, agora cabe ao cliente decidir se aceita ou não o seu desafio. Essa é uma chamada para ação que direciona todo o esforço que você teve para convencer o cliente.

Para criar um desafio, ofereça uma contrapartida. Caso o cliente não fique satisfeito, mostre o que pode fazer para desfazer o acordo e não sair no prejuízo.

Essa estratégia de vendas funciona principalmente para pessoas que gostam de ser estimuladas, mas é importante ter cautela para não abusar e acabar deixando o cliente irritado.

Evite interromper o cliente

Se você precisar conversar com o cliente em uma videochamada ou ligação, muito cuidado com o tempo de fala e resposta diferente, o que pode causar interrupções desnecessárias.

Cabe ao vendedor estar mais atento do que o cliente nesse aspecto para deixar a comunicação mais clara possível.

Seja um vendedor persuasivo!

Esperamos que goste das 8 técnicas de persuasão que explicamos neste post. Elas vão ajudar a superar desafios e contornar situações desfavoráveis. A partir dessas estratégias, é importante ter flexibilidade e buscar entender como agir diante de cada caso.

Agora que você está por dentro das técnicas de persuasão, que tal conferir as melhores maneiras de ganhar renda extra? Aproveite e confira as melhores estratégias aqui!

Guia prático: obtendo sucesso no trabalho em um programa de afiliados

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.