tendências marketing digital

5 tendências do Marketing Digital que você precisa conhecer

Acompanhar as últimas tendências do Marketing Digital é essencial, já que o cenário passa por constantes transformações. Sem contar os hábitos de consumo, que mudam o tempo todo. Prova disso vem de uma pesquisa da NeoTrust¹, mostrando uma alta de 68,5% das compras online em 2020 — o equivalente a 301 milhões de pedidos. 

As inovações na área são rápidas e contínuas. Por isso, é preciso ficar de olho no mercado para incrementar suas estratégias e alavancar suas vendas.

Neste artigo, vamos mostrar as 5 principais tendências que prometem gerar os melhores insights de Mkt Digital. Prepare o papel e a caneta ou abra o bloco de notas no seu computador ou celular. Boa leitura!

Marketing de conteúdo

Para abrir nossa lista de tendências de Marketing Digital para 2022, o Marketing de Conteúdo, que já vinha ganhando força nos últimos anos, tem tudo para conquistar mais espaço. Vale lembrar que estratégia faz parte do Inbound Marketing (Marketing de Atração). É amplamente utilizada por produtores de conteúdo e afiliados digitais. 

Como o próprio nome já indica, a aposta é na criação de conteúdo relevante em diversos formatos. Posts para blog e mídias sociais, infográficos, e-books, whitepapers, vídeos e podcasts são alguns exemplos. Além de ser um meio de educar seus potenciais clientes, também mostra que você tem autoridade sobre um determinado tema.

Além disso, o Marketing de Conteúdo ajuda a trazer maior visibilidade e a ampliar o alcance, o que impacta diretamente em sua presença digital. Nas redes sociais, seu papel é fortalecer o relacionamento com os clientes e incentivar o engajamento. Produzir conteúdo, no entanto, é apenas parte do processo. Antes de colocar a estratégia em prática, é preciso:

  • traçar um planejamento;
  • definir a persona que você quer alcançar;
  • selecionar os canais para compartilhar o conteúdo;
  • criar um cronograma de produção e publicação;
  • avaliar as métricas de Mkt Digital, mensurar os resultados e fazer ajustes quando precisar.

Por fim, vale ressaltar que os motores de busca valorizam não apenas a produção de conteúdo, mas a qualidade do que é compartilhado. Quanto mais atende às necessidades dos seus clientes, maior é a relevância e as chances de conversão. 

Mobile marketing

Hoje em dia, o celular se tornou uma companhia indispensável. Se, antes, a principal função do telefone era fazer ligações, agora, vai além. Os dispositivos móveis carregam a agenda de atividades, conectam pessoas às lojas para compras online a um clique, e muito mais. Neste contexto, o mobile marketing vem ganhando força com uma forte tendência em 2022.

Como o nome também já indica, trata de um conjunto de ações de Marketing Digital com foco nos usuários de smartphones. O princípio mobile-first não é novo, mas assumiu de vez o protagonismo nas estratégias de vendas. De acordo com dados da Statista, o número de celulares passou a marca de 15 bilhões neste ano e segue em ascensão.

Esse número é impulsionado, principalmente, pelo uso de aplicativos e o tempo gasto nas redes sociais todos os dias. O Brasil, aliás, aparece no topo da lista entre os países que mais consomem apps no mundo todo, segundo a Forbes. Sem contar o aumento das compras online, impulsionado pelo cenário de pandemia. 

Então, otimizar o conteúdo para os dispositivos móveis é fundamental na hora de criar seu planejamento estratégico de Marketing Digital. Para isso, leve em consideração a interação nas redes sociais, o uso do SMS e do WhatsApp e o conceito de omnichannel. Integração entre os pontos de interação com o consumidor contribui para sua experiência. 

Video marketing

Assim como o Marketing de Conteúdo, o investimento em vídeos para engajar não é novo, mas segue firme e forte entre as principais tendências de Marketing Digital. De acordo com o Think with Google, 90% das pessoas chegam até um produto ou serviço pelo YouTube. E não é por acaso, já que o conteúdo audiovisual engaja e influencia a tomada de decisão.

Ajuda a promover a imagem da marca de uma forma visual e fácil de fixar na memória da sua audiência. Impulsiona o SEO, otimizando seu site para atrair maior tráfego orgânico. Amplia a taxa de conversão de lojas virtuais, bem como as vendas dos afiliados digitais. É eficaz para todos os dispositivos, incluindo o mobile, e pode viralizar. 

Big Data 

Com os avanços da tecnologia e a digitalização, o Big Data também faz parte das novidades do Marketing Digital. Aliás, a coleta de dados cumpre um importante papel, ao oferecer a oportunidade de personalizar a comunicação e abrir caminho para se adaptar às mudanças. Isto é, toda e qualquer decisão pode ser tomada com embasamento.

Como isso acontece? As interações com o cliente são registradas em tempo real, ao mesmo tempo em que seu histórico é armazenado.

Com base nesses dados, fica mais fácil guiar o relacionamento e, assim, estimular o engajamento ou até mesmo a conversão. Em outras palavras, isso significa melhorar a experiência do cliente.

Automação de marketing

Para encerrar a lista das principais tendências de Marketing Digital, não podemos deixar de falar em automação. Afinal, é o uso da tecnologia com o intuito de otimizar suas estratégias. A automação conta com diversas ferramentas de Mkt digital para disparo de e-mails, fluxo de nutrição, agendamento e monitoramento das redes sociais, CRM, entre outras. 

Se o online ganhou espaço nas compras online, automatizar processos é o caminho natural para aumentar a produtividade e o ROI. Segundo uma pesquisa da Research and Markets, o mercado deve movimentar US$8,42 bilhões até 2027. Ou seja, o momento é propício para investir na área e escalar o seu negócio.

Com o passar do tempo, novas tendências de Marketing Digital surgem e causam impacto direto em suas estratégias. Por isso, é importante ficar sempre de olho nas novidades para se adaptar rapidamente e alcançar bons resultados. Além de manter seu negócio atualizado, você também agrega valor para sua persona, ganhando credibilidade e proporcionando uma boa experiência aos seus clientes. 

Aproveite o embalo das tendências do Marketing e saiba mais sobre o afiliado digital, área em alta com a transformação digital!

¹ Fonte NeoTrust

Guia prático: obtendo sucesso no trabalho em um programa de afiliados

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.