tipos de trabalho autônomo

Tipos de trabalho autônomo que você pode fazer em casa

A realidade da maioria dos brasileiros é a de ter que conciliar emprego e estudos. Acontece que conseguir pagar a faculdade é um desafio e tanto, não é mesmo? Mas dá para arcar com as mensalidades sem problemas ao investir em alguns tipos de trabalho autônomo.

Você vai ver que existem várias opções. Então, o primeiro passo é analisar as principais e decidir o que quer fazer. Basta listar suas maiores habilidades ou considerar aquilo que tem mais experiência. A seguir, explicamos as vantagens e mostramos alternativas interessantes. Confira!

O que é trabalho autônomo?

Antes de tudo, é bacana reforçar o que é, de fato, um trabalho autônomo. Ele é exercido por quem atua por conta própria, seja como Pessoa Física, seja como Pessoa Jurídica.

Ao contrário do trabalhador liberal, o autônomo não precisa apresentar habilitações técnicas nem certificações — apesar de bem-vindas, não são obrigatórias para que você comece a atuar.

Outra característica de todos os tipos de trabalho autônomo é que não há vínculo empregatício (carteira assinada). Mesmo assim, é possível formalizar seu negócio, como é o caso da abertura de um cadastro de MEI, e pagar determinados tributos, para garantir alguns direitos e benefícios.

Quais são as vantagens?

Quem não tem dinheiro para fazer faculdade pode ver no trabalho autônomo uma ótima saída. Isso porque, além da renda alcançada para arcar com os custos do curso, a pessoa vai ter a flexibilidade de horários necessária para conseguir estudar.

Afinal de contas, do que adianta quitar as mensalidades da faculdade, mas não dar conta das disciplinas? Você vai poder organizar sua rotina da melhor forma para manter os estudos em dia e, ainda assim, trabalhar com algo que traga a renda esperada e qualidade de vida.

É como se você fosse seu próprio chefe — e isso é ótimo, apesar da responsabilidade e da disciplina exigida. Como não exige uma formação acadêmica para começar, o trabalho autônomo é uma maneira de adquirir experiência, que vai ser um diferencial quando seu diploma finalmente chegar.

Quais são os tipos de trabalho autônomo mais indicados?

Os benefícios são atrativos, não é? Então, que tal conhecer um pouco alguns tipos de trabalho autônomo e refletir sobre qual se encaixa mais no seu perfil?

Trabalhos gráficos

Se você gosta de desenho ou arte, pode ser que tenha uma inclinação para a produção gráfica. Muitas marcas e empresas contratam profissionais autônomos para criar e desenvolver logotipos, panfletos, anúncios, artes para redes sociais etc.

As opções são enormes, já que o mercado precisa desse serviço até na criação de embalagens de produtos, de jogos, catálogos, websites e muito mais. É um trabalho que pode ser realizado em casa, em horários flexíveis de acordo com sua produtividade.

Aulas online

Se tem vontade de trabalhar como autônomo, mas ainda não sabe como, é possível oferecer o seu conhecimento em determinada área. A internet possibilita a aproximação de pessoas e facilita a prospecção de alunos por meio de cursos e aulas online livres.

Que tal, então, dar aula particular para crianças e adolescentes? Ou ajudar as pessoas a estudar para o vestibular? Você também pode ensinar matérias específicas, línguas e até dar aulas de música ou de alguma outra atividade que manda muito bem, como culinária ou jardinagem.

Marketing digital

Mencionamos as redes sociais ao falar de criação gráfica, lembra? Pois bem, aquele é um tipo de trabalho autônomo que faz parte do ecossistema do marketing digital. Acontece que ele abre um leque enorme para outras formas de atuação, quer ver?

Com o boom da transformação digital, empresas e profissionais estão apostando alto nas ações de marketing, sobretudo de conteúdo, de influência e de relacionamento. Se você pesquisar, vai encontrar muitas opções, como:

  • produção de conteúdo (pauta, redação, revisão, tradução etc.);
  • estratégia de SEO;
  • copywriting;
  • análise de dados;
  • e-mail marketing.

O mercado está aquecido e oferece muitas oportunidades para freelancers, sejam eles informais ou formalizados (com CNPJ). Encontre o nicho que você mais domina e prospecte clientes para montar uma cartela de serviços compatível.

Vendas de produtos

Outra forma de trabalhar como autônomo é investir na área de vendas. O mais comum é estudar um produto que tem demanda no mercado e apostar na sua revenda. Algumas pessoas, por exemplo, atuam com vestuário, perfumes, joias e semijoias, doces, itens de informática etc.

O segredo, aqui, é escolher um nicho, estudar a concorrência e saber o que você pode oferecer de diferente para conquistar mais clientes. Um atendimento personalizado pode ser um diferencial, sem falar de produtos exclusivos, como é caso de arte e artesanato.

Venda de serviços

Além de produtos, você também pode vender seus serviços. A área do marketing digital entra aqui, mas existem várias alternativas, que vão depender das suas habilidades.

Já pensou em prestar serviços de assessoria ou assistente virtual? Manutenção de computadores? Aposte no que você faz de melhor e construa sua cartela de clientes!

Rede de afiliados

Outra maneira de ganhar dinheiro em casa é por meio das redes de afiliados. Não sabe do que se trata? Bem, essas são plataformas que reúnem produtores (donos dos produtos ou serviços) e afiliados (anunciantes).

Basicamente, o afiliado escolhe o que quer vender e faz a divulgação, ganhando por isso a cada venda. Um ponto superpositivo é que tudo pode ser feito pela internet. Então, você vai ter bastante flexibilidade de horários e poder se dedicar aos estudos sem dificuldades.

Um bom exemplo é o Consultoria Educação. Nele, você oferece cursos de graduação nas modalidades a distância e semipresencial. Apesar de não haver vínculo empregatício, é recomendado ter um CNPJ. Para isso, basta se formalizar como MEI, porque vai ser possível emitir nota fiscal e receber suas gratificações pelos cursos vendidos.

A plataforma do Consultoria Educação oferece todos os cursos e treinamentos necessários para você arrasar nas consultorias e prospectar os novos alunos. A abrangência dos cursos é nacional, não é necessário um investimento inicial para começar e você ganha até R$ 300,00 por cada matrícula realizada.

Comece hoje mesmo!

Entre os vários tipos de trabalho autônomo, a consultoria é uma boa opção, não acha? Além de conseguir fazer uma boa renda para pagar sua faculdade, você pode trabalhar de casa e contribuir com a educação no país. Afinal, estará ajudando mais pessoas a conquistarem seus sonhos profissionais.

Gostou dos tipos de trabalho autônomo listados? Quer saber mais sobre o assunto? Não vá embora antes de conferir esses passos para atuar com revenda!

Guia prático: obtendo sucesso no trabalho em um programa de afiliados

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.