como trabalhar com vendas online

Passo a passo: aprenda a trabalhar com vendas online!

Trabalhar com vendas online era, até pouco tempo atrás, algo impensável para muita gente. Mas, hoje, o cenário é outro. A sofisticação das ferramentas digitais e a consolidação do comércio virtual já provam que, sim, é possível trabalhar com vendas online e ganhar dinheiro. O melhor de tudo é que vários produtos contam com alta demanda na web.

Há quem pense na possibilidade de empreender na internet para ganhar um extra no final do mês. Outros já pensam em conseguir abandonar de vez o emprego tradicional e, finalmente, ter total dedicação às vendas online. Em todos os casos, a ideia de se aventurar no mercado digital exige muito planejamento, tempo, investimento e esforço.

Se está feliz com essa ideia e quer colocá-la em prática, este post foi feito para você. Confira, a seguir, nosso passo a passo de como trabalhar com vendas online.

Escolha um produto para vender no mercado digital

Antes de qualquer coisa, é preciso pensar em qual produto você quer vender no mercado digital. Caso já sabe, ótimo! Mas, se você ainda só tem a vontade de se tornar um empreendedor digital, eis algumas dicas para ajudar a encontrar um produto.

Qual vai ser o nicho do seu produto?

Tenha em mente que os clientes devem buscar o que você tem para vender no mundo extenso da internet. Isso fica mais fácil quando seu negócio se insere em um nicho ou segmento do mercado. Uma dica que pode ajudar é entender em qual categoria seu produto se encaixa:vender cursos online, roupas de banho, e-books, itens de decoração etc.

Quem é o público que você quer alcançar?

Agora que você conhece o nicho de mercado que pretende explorar, pense no público que vai em busca do seu produto ou serviço. Especificamente, pense em qual problema os clientes querem resolver com seu produto e como ele pode ajudar.

Se o seu produto é um curso de graduação, por exemplo, boa parte do seu público-alvo são jovens que já saíram do ensino médio e buscam capacitação profissional para entrar no mercado de trabalho.

Quais são os investimentos iniciais?

Certifique-se de quanto você está disposto a gastar para começar a empreender na internet. Isso vai definir se investimentos iniciais serão necessários. Criar uma loja virtual do zero, por exemplo, requer o pagamento do domínio do site, o custo para hospedar um site e o investimento em mídia paga.

Quem são os concorrentes?

Por fim, não se esqueça de fazer uma análise de mercado para descobrir quem são os seus concorrentes diretos, ou seja, vendedores que já oferecem o mesmo produto que o seu ou semelhantes.

Verifique quais são as principais reclamações dos clientes, as estratégias de vendas digitais adotadas pelos concorrentes e quanto eles cobram pelo produto ou serviço. Essas informações vão servir de base para você definir estratégias e fazer a precificação.

Vá em busca de treinamentos e certificações na área

Quem vai começar uma carreira online solo precisa ter comprovações das suas competências na área. Sem sair da internet, você pode resolver esse problema. Pesquise para saber quais são as certificações de referência no seu nicho de atuação.

Certificações de grandes empresas dão mais credibilidade ao produto que você vende na internet. Elas também ajudam a lidar com os desafios do nicho de atuação e a otimizar sua busca por clientes. Então, não se esqueça de fazer essa pesquisa.

Monitore seus resultados

Antes mesmo de começar o novo empreendimento, defina alguns indicadores de desempenho para saber como andam seus resultados. Por exemplo, defina uma meta financeira para alcançar em um mês e, em seguida, divida esse valor em semanas ou em dias para saber se o retorno está sendo satisfatório.

Outro indicador interessante é o tempo de trabalho. Defina uma meta diária de quanto tempo você vai se dedicar ao novo negócio. Nos primeiros meses, é comum que os empreendedores ultrapassem o período definido, mas tome cuidado para não fazer disso uma regra e acabar prejudicando noites de sono e a saúde.

Para facilitar o monitoramento dos resultados financeiros, conte com aplicativos que permitam registrar despesas e entradas. Você também pode usar planilhas ou softwares de gestão para monitorar os retornos.

Estude a possibilidade de revender produtos

Para quem busca como trabalhar com vendas online, a opção de atuar no mercado de revendas é uma solução mais barata e rápida do que começar uma empresa do zero. O baixo investimento é, sem dúvidas, o principal atrativo desse mercado.

Você não vai precisar gastar dinheiro com fabricação de cada produto nem dedicar um espaço para ter um estoque em casa. A sua função é conduzir os clientes até a empresa, o que pode ser feito trabalhando em casa. Então, a cada venda bem-sucedida, você recebe uma comissão da empresa contratante.

Conheça o marketing de afiliados

O marketing de afiliados é o modelo de negócio para revendedores de produtos na internet. Você entra para a rede de afiliados de uma empresa que adota esse modelo de negócio e divulga os produtos em sites, blogs, redes sociais e por-e-mail.

Os principais objetivos do afiliado é conversar com o cliente, oferecer sugestões e conduzi-lo para a etapa final de compra. Existem diversos tipos de afiliação, para produtos digitais e físicos. Empresas de diversos nichos oferecem vagas para trabalhar com vendas online, no cargo de consultor.

A Consultoria da Educação, por exemplo, tem o seu programa de afiliação que contrata consultores para divulgar cursos de graduação. Cada consultor tem acesso ao nosso aplicativo para conduzir as vendas e acompanhar os seus ganhos.

Agora é com você!

Chegamos ao final do post. Esperamos que as dicas de como trabalhar com vendas online sejam o pontapé para você começar a empreender. Lembre-se de que o início tem os seus desafios, mas o tempo vai ajudar você a contorná-los e saber lidar melhor com imprevistos. Então, não perca tempo e comece hoje mesmo pelo primeiro passo.

Gostou das dicas de como começar a trabalhar com vendas online? Para saber mais sobre a chance de entrar em uma rede de afiliados, entenda as vantagens de ser um consultor da Consultoria Educação.

Guia prático: obtendo sucesso no trabalho em um programa de afiliados

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.