trabalhar como freelancer durante a faculdade

7 opções para trabalhar como freelancer durante a faculdade

Você tem o sonho de ingressar em um curso superior, mas está preocupado com os valores e a falta de tempo para se dedicar a um emprego e aos estudos? Se a resposta for sim, uma excelente alternativa para ganhar dinheiro é trabalhar como freelancer durante a faculdade.

Na maior parte das vezes, você pode exercer as atividades sem sair de casa, pela internet, de maneira remota. Essa opção também é uma possibilidade viável para adquirir conhecimento e experiência por meio de diferentes trabalhos — bacana, não é mesmo?

Ficou curioso e quer saber como é possível trabalhar e estudar, além de fazer uma renda extra? Então, continue a leitura!

Revenda produtos

Sabe aquelas marcas de maquiagem, produtos de beleza, alimentos, cosméticos, decoração e roupas por catálogo? Quem vende esses produtos costuma receber um percentual de cada item vendido, de modo que, quanto mais você vende, mais grana ganha.

Assim, essa é uma maneira de trabalhar por conta própria, sendo ideal para as pessoas interessadas em cuidados pessoais e comunicativas. Uma das vantagens é que é possível conciliar esse trabalho com outras funções do dia a dia, já que não exige um horário fixo ou tempo livre.

Dê tutoria particular

Outra maneira de como ser freelancer na faculdade sem comprometer os estudos é por meio da tutoria particular de matérias, música ou idioma, por exemplo. Apesar de não ser obrigatório, é importante que o estudante que pretende seguir nessa área procure por certificações e cursos nas disciplinas que vai ensinar.

Com a difusão dos cursos online e a disponibilidade de vários materiais gratuitos, essa será uma tarefa simples. Para as pessoas que já têm experiência de intercâmbio em países que falam outra língua, dar aula particular é uma ótima maneira de complementar a renda.

Um dos diferenciais do trabalho é a possibilidade de definir horários que não prejudicam os estudos, além de ser uma possibilidade de aperfeiçoar conhecimentos existentes.

Produza conteúdos online

Uma boa dica para quem quer trabalhar sem chefe, com horários flexíveis e ganhar uma renda extra é escrever conteúdos como redator freelancer em diversas plataformas online. Os textos que podem ser feitos são de diferentes áreas do conhecimento, sendo que muitas delas terão relação com a graduação cursada.

Por isso, essa fonte de renda também é uma maneira de aprendizado e de estudo. Uma das principais vantagens é que você pode escrever quando tiver tempo livre, sem atrapalhar os estudos, além de não ter custos com o transporte.

Muitas dessas plataformas também oferecem cursos gratuitos destinados à escrita e ao Marketing de Conteúdo, permitindo que você conheça mais sobre as ferramentas do Google.

Venda lanches no intervalo das aulas

Você gosta de cozinhar, tem talento culinário e curte testar novas receitas? Então, que tal começar a colocar suas habilidades em prática e preparar lanches e doces para vender no intervalo das aulas da faculdade?

Apesar de parecer algo não lucrativo, essa alternativa pode ser um negócio bastante rentável. Afinal, com a rotina corrida, nem todos têm tempo de fazer seu próprio lanche e levá-lo para a instituição, concorda?

Além disso, é um modo de manter a dedicação firme ao estudo e conseguir um pouco mais de grana para cobrir os gastos do mês. Mas, antes de se aventurar nesse trabalho, é importante ficar por dentro das regras para esse tipo de atividade na faculdade.

Isso porque algumas proíbem o comércio de alimentos nos corredores e, com isso, uma opção é vender do lado de fora da instituição de ensino.

Cuide de animais

Quem ama animais pode conseguir uma renda extra ao passear com cachorros ou cuidá-los em casa. É um trabalho freelancer durante a faculdade que não exige habilidades específicas, mas é importante ter carinho e tempo com os bichos.

Uma das vantagens é que, na maior parte das vezes, nem parece um trabalho, já que você hospeda o animal, passeia e brinca. Para iniciar, é necessário criar um perfil em aplicativos disponíveis online, em que os donos dos bichinhos buscam por cuidadores.

Além disso, divulgar o serviço entre amigos ou no seu bairro também é uma ótima maneira de conquistar a clientela.

Participe de programas de monitoria

A monitoria consiste em um apoio didático entre estudantes, ou seja, os veteranos devem ajudar um novo aluno no estudo ou solucionar dúvidas. Diversas instituições de ensino oferecem descontos nas mensalidades ou um auxílio de custo por esse serviço, fazendo com que você consiga poupar uma grana.

A vantagem de se tornar monitor é que é possível aproveitar para rever as disciplinas já estudadas. De maneira geral, são escolhidos estudantes que tenham boas notas, mas lembre-se de que cada faculdade tem suas regras, sendo necessário conferir os editais na secretaria acadêmica.

Seja afiliado digital

Quem nunca teve imprevistos financeiros, não é mesmo? Para evitar esse problema e manter as contas em dia, uma das melhores formas de ser um freelancer universitário é por meio da afiliação digital. Afiliado é o termo usado para os indivíduos que atuam com a indicação de serviços e produtos.

A parceria pode ser realizada por empreendedores digitais e infoprodutores. Esse profissional atua como vendedor de lojas e recebe comissões por cada venda feita. No ramo digital, ele divulga e promove serviços online por plataformas.

No App Consultoria Educação, o consultor recebe uma premiação a cada matrícula realizada por estudantes de faculdades reconhecidas e bem-conceituadas do mercado. O acompanhamento da venda deve ser feito por meio do aplicativo.

Com ele, o afiliado digital rastreia a interação do futuro aluno e monitora as novas matrículas efetuadas, bem como a comissão por elas.

Agora é com você!

Agora que já conhece algumas opções para trabalhar como freelancer durante a faculdade, saiba que é importante considerar as alternativas para ganhar uma grana extra. No App Consultoria Educação, você recebe excelentes comissões por cada matrícula efetuada pelo estudante, sendo uma boa forma de trabalhar enquanto estuda!

Gostou de conhecer algumas opções para ser freelancer universitário e quer ganhar um dinheiro extra trabalhando com a Consultoria Educação? Então, inscreva-se em nosso site e saia na frente!

[E-BOOK] Guia completo de renda extra sem sair de casa: tudo que você precisa saber

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.