Como é trabalhar de home office? Descubra aqui

Este modelo de trabalho é recorrente desde a década de 1970, com seus primeiros adeptos nos Estados Unidos, e ganhou popularidade com o passar do tempo. Porém, foi com a pandemia do coronavírus que trabalhar de home office se tornou uma forte tendência.

O home office foi incorporado por 46% das empresas no Brasil, mas muita gente também aderiu o formato para empreender e atuar de maneira autônoma, sabia? Acontece que, independentemente da situação, é preciso ter alguns cuidados no dia a dia de trabalho.

Então, que tal saber como é trabalhar de home office? A gente explica a seguir o conceito, conta as vantagens e dá dicas de uma rotina produtiva e saudável. Veja só!

No que consiste o trabalho home office?

Várias pessoas tiveram que se adaptar para continuarem a ganhar dinheiro na crise. Uma dessas mudanças tem a ver com o formato de trabalho — do modelo tradicional para o informal, autônomo ou liberal, sem falar do regime de home office.

O problema é que muita gente confunde os termos, por existirem mais expressões, como teletrabalho ou trabalho remoto. Eles são realizados em um ambiente alternativo aos escritórios de empresas, que pode ser ou não na sua residência. Aqui, entram espaços como cafés, hotéis, aeroportos, parques, áreas de coworking etc.

Então, você não precisa necessariamente trabalhar só em sua residência, certo? Só é preciso aguardar a pandemia passar, claro! Agora, o home office é aquele feito a distância e, preferencialmente, em casa. É o famoso escritório doméstico, que também tem sido adotado por empresas, de modo parcial ou total.

O que é preciso para atuar em home office?

Essa possibilidade de trabalhar de qualquer lugar é uma excelente alternativa para quem quer otimizar suas rotinas e ganhos. Por isso o home office tem sido adotado por vários autônomos, freelancers e outros profissionais que desejam iniciar seu próprio negócio com mais liberdade.

Mas como trabalhar de home office? Para atuar nesse ambiente, você vai precisar essencialmente de uma estrutura montada, como é o caso de computador, acesso à internet e mobiliário ergonomicamente adequado.

Além dessa infraestrutura básica, também é importante escolher um espaço que favoreça sua concentração e produtividade. Portanto, é bom que seja arejado, tranquilo e bem iluminado.

Quais são as vantagens em trabalhar de home office?

Além de conseguir empreender sem sair de casa, ao trabalhar de home office, você vai ter vários benefícios. Talvez os maiores deles sejam a flexibilidade de horários e a possibilidade de gerenciar melhor o tempo. Isso sem falar no conforto de escolher o lugar que é mais vantajoso para o seu desempenho profissional.

Contudo, ainda dá para citar outros aspectos, como a redução de custos com transporte e alimentação na rua, maior autonomia para fazer seus próprios horários e o aumento da qualidade de vida.

Afinal de contas, você vai poder ter mais proximidade com a família, respeitar as principais refeições do dia e ter um tempinho extra para relaxar, praticar uma atividade física e desenvolver hábitos saudáveis.

Como otimizar o trabalho home office?

Para que todos esses benefícios sejam possíveis, você deve levar o trabalho de home office a sério. Nesse sentido, além de usar as ferramentas adequadas, vai precisar de bastante disciplina, porque as distrações estarão ao seu redor, prontas para sabotarem sua produtividade!

Então, não deixe de manter um cronograma organizado, afastar as tentações (como redes sociais, celular ou televisão) e, claro, conhecer seus próprios limites. Respeite um horário determinado de expediente e lembre-se de separar as atividades profissionais das pessoais.

Também vale a pena investir em propostas de trabalho que se encaixam bem no formato, como consultor de vendas em redes de afiliados. Quem quer trabalhar de home office pode atuar no ramo da educação, por exemplo, indicando cursos de graduação e garantindo uma boa renda extra.

Aliás, você entende o que é marketing de afiliados? Confira aqui tudo o que precisa saber sobre o assunto!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

[E-BOOK] Guia completo de renda extra sem sair de casa: tudo que você precisa saber

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.