trabalhar para pagar a faculdade

Preciso trabalhar para pagar a faculdade: o que fazer?

Você já deve saber que, para alcançar os melhores cargos no mercado de trabalho, é fundamental ter um curso superior no currículo, não é mesmo? Contudo, uma dúvida muito comum dos estudantes é saber como trabalhar para pagar a faculdade. Isso, porque investir na educação e ter um trabalho ao mesmo tempo pode ser um grande desafio.

A mensalidade da faculdade e o gasto com materiais e com o transporte requer que os alunos organizem sua rotina para dar conta de todos esses empecilhos. Assim, é importante pensar em maneiras de conciliar o estudo com a vida profissional de modo equilibrado. O ideal é conseguir se dedicar a ambos, considerando a relevância para o futuro.

Acompanhe o post para saber como conciliar estudos e trabalho. Boa leitura!

Como organizar a rotina para estudar e trabalhar?

Diante de tantas atividades a serem feitas no dia a dia, arrumar um tempo para organizar a rotina é um grande desafio. No entanto, com planejamento, é possível encaixar horários fixos para estudo e trabalho. Veja a seguir!

Entenda como você gasta o seu tempo

Em muitos casos, é difícil entender como o tempo é aplicado. Durante a semana, anote tudo o que você faz no dia, desde o momento que você acorda até a hora de ir para cama. Os detalhes também fazem diferença, como o período que passa nas redes sociais, na internet ou assistindo a séries.

Após isso, verifique quantas horas por semana seu tempo é gasto com atividades supérfluas. Não significa que você eliminará os hobbies por completo, apenas que passará a priorizar o seu trabalho e estudo.

Prepare e respeite um cronograma de rotina

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como trabalhar e fazer um curso superior simultaneamente. Isso só é possível quando o estudante conta com um cronograma planejado e funcional para a rotina de compromissos.

Assim, estabeleça horários para todas as atividades do seu dia a dia, já que esse processo é algo que oferece bons resultados, além de ser vantajoso. Deixe de lado qualquer coisa que sirva como distração e tire o seu foco.

Use gerenciadores de tempo

Se você tem dificuldades para organizar a rotina, uma boa dica é apostar na tecnologia. Contar com a ajuda de aplicativos e da internet otimiza bastante nosso tempo.

O Trello, por exemplo, é um sistema de organização de tarefas que consiste em um quadro com cartões e quadros que você monta da maneira que preferir. Quando terminar de estudar um tópico ou fazer alguma pendência do trabalho, basta arrastar o cartão de uma coluna para outra até que os processos se finalizem.

Já o timer próprio para o método Pomodoro auxilia o estudante a aproveitar melhor o tempo, eliminando interrupções e distrações. A técnica consiste em alternar ciclos de concentração seguidos de pequenas pausas. Logo, se você tem dificuldade para se concentrar, seja no trabalho, seja nos estudos, os gerenciadores de tempo são excelentes alternativas.

Quais são as possibilidades de renda mais flexíveis?

Quem quer trabalhar e estudar, mas está com dificuldades de conciliar as duas atividades, pode apostar em trabalhos mais flexíveis e que demandam poucas horas de dedicação semanais. Ficou interessado e quer conhecer algumas opções? Confira a seguir!

Tenha uma lojinha virtual

Já pensou em trabalhar com vendas em casa? Então, que tal montar uma lojinha virtual e comercializar coisas usadas, mas em bom estado de conservação? Em geral, itens como livros, roupas e artesanato costumam agradar bastante.

Após selecionar os produtos em potencial, comece a vendê-los. Crie um site online, divulgando os objetos em redes sociais como Instagram e Facebook, como se fosse um brechó. Com isso, é possível ter um alcance maior, lucrando mais.

Seja freelancer

O freelancer é o profissional que realiza trabalhos eventualmente. Atualmente, esse tipo de serviço está muito difundido, até mesmo com demandas de freela fixo. Você pode trabalhar para pessoas jurídicas ou físicas sem a necessidade de assinar carteira.

Assim, se você tem facilidade para escrever textos, por exemplo, pode se dar bem como redator freelancer. A produção de conteúdo para a web é um bom modo de ganhar dinheiro, e é possível redigir sobre vários assuntos.

Existem apps para ganhar dinheiro e plataformas online que pagam ao redator para desenvolver posts para blogs de instituições. Os textos visam à promoção do negócio, oferecendo às pessoas um ótimo conteúdo para captar o acesso de clientes em potencial. Logo, não deixe de considerar essa possibilidade!

Seja consultor de vendas online

Outra ótima opção para quem deseja ganhar dinheiro e conciliar os estudos é trabalhar com consultoria em educação. Existem diferentes aplicativos, e um deles é a Consultoria Educação. Aqui, o consultor de vendas online anuncia cursos de graduação de várias instituições de ensino de excelência e reconhecidas no país.

Por isso, quanto maior o número de alunos matriculados, maiores serão os seus ganhos. No app Consultoria Educação, você pode realizar diversas atividades, como:

  • acessar ofertas e informações dos cursos de graduação de grandes faculdades;
  • realizar a inscrição dos estudantes no vestibular;
  • gerar boletos de matrícula.

Seja monitor na faculdade

Sabia que também é possível encontrar trabalho dentro da própria instituição de ensino, como monitor de disciplinas e de laboratórios? Como essa oportunidade é oferecida pela faculdade, ela se adapta bem à disponibilidade de horários dos alunos, além de ser uma boa experiência.

A remuneração varia de acordo com a instituição, mas é possível conseguir bolsas de estudos ou descontos expressivos nas mensalidades. Ao atuar como monitor, você também reduz o gasto com o transporte, pois as atividades serão no mesmo campus que os estudantes frequentam as aulas na maior parte das vezes.

Preste serviços de tradução

Você é bom em idiomas? Saiba que poderá trabalhar traduzindo livros, textos e qualquer conteúdo que esteja em outra língua. Existem várias demandas para essa atividade e é possível ganhar dinheiro sem precisar sair de casa. Dessa maneira, você se dedica aos estudos e ao trabalho.

Não deixe de organizar a sua rotina!

Agora que você já sabe que é possível trabalhar para pagar a faculdade, não deixe de seguir as nossas dicas para encontrar o emprego ideal. Caso tenha que fazer um estágio obrigatório, lembre que essa parceria pode se tornar mais apertada. Por isso, adote estratégias para gerenciar o tempo.

Gostou deste post e quer complementar a sua leitura? Então, conheça algumas dicas de renda extra na pandemia!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

[E-BOOK] Guia completo de renda extra sem sair de casa: tudo que você precisa saber

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.