trancar a faculdade

Trancar a faculdade por falta de dinheiro é necessário?

A vida de um estudante costuma ser cheia de percalços, não é mesmo? Problemas para conciliar a rotina, dificuldades em determinadas disciplinas e falta de dinheiro são alguns dos obstáculos enfrentados. Além disso, com a pandemia da Covid-19, muitas pessoas ficaram desestabilizadas financeiramente, o que prejudicou os estudos de alguns universitários.

Diante disso, o desejo de trancar a faculdade é um sentimento muito comum de quem enfrenta esses problemas. No entanto, saiba que essa não é uma decisão fácil e pode não ser uma boa escolha. Afinal, desistir dos sonhos e colocar tudo a perder acaba prejudicando o seu futuro profissional.

Pensando nisso, preparamos este post visando mostrar algumas opções para contornar a situação. Confira!

Por que trancar a faculdade não é uma boa ideia?

Você já se perguntou como funciona trancar a faculdade? De modo geral, esse processo varia de acordo com a instituição de ensino, pois cada uma tem liberdade de definir as regras para o trancamento da matrícula.

Ainda que essa decisão seja um direito do aluno, ele precisa ponderar que essa também não é uma boa alternativa. Em muitos casos, diante de problemas, é comum achar que a melhor saída seja trancar o curso, mas saiba que essa escolha pode prejudicar bastante o seu futuro.

Confira, a seguir, os motivos pelos quais trancar a faculdade é uma má ideia.

Atraso para ingressar no mercado de trabalho

Esse é o ponto principal que precisa ser colocado na balança. É claro que você pode trabalhar mesmo sem concluir uma graduação, mas a sua capacitação é o que garante a conquista das melhores vagas do mercado. Assim, ao optar pelo trancamento, o estudante se depara com um atraso na construção de uma carreira de sucesso.

Desmotivação para retornar aos estudos

A interrupção pode mudar o ritmo dos alunos a ponto de causar um desestímulo para a retomada aos estudos na época planejada. Não é novidade que o mercado de trabalho é concorrido e que investir na formação de qualidade é um grande diferencial.

Assim, essa falta de motivação é um risco que compromete o futuro de uma pessoa que tem grandes potenciais.

Quais alternativas para não trancar a faculdade?

Diante de problemas financeiros e dificuldades com as disciplinas, você costuma se perguntar: devo trancar a faculdade? Como foi possível perceber, essa não é uma boa ideia, já que prejudica a inserção no mercado de trabalho e o seu futuro profissional.

Para isso, é importante tirar esse pensamento da cabeça e analisar alternativas para não trancar o curso. Nesse caso, uma ótima opção é trabalhar como freelancer, optando pela atuação como afiliado digital.

A rede de afiliados é uma plataforma que reúne pessoas que divulgam produtos ou serviços de uma empresa em troca de comissões de vendas. Os anúncios são feitos por meio das redes sociais, já que esses canais oferecem boas formas de interação com o público.

O processo de venda e anúncio é feito de maneira 100% online, ou seja, basta conectar o seu dispositivo à internet. A cada venda realizada, o afiliado recebe uma comissão bem atrativa.

A Consultoria Educação, por exemplo, trabalha com a oferta de cursos de graduação de faculdades conceituadas e bem-vistas no mercado. Logo, seu objetivo é incentivar a entrada de pessoas no ensino superior divulgando as formações nas redes sociais.

Sabe o que é melhor? Não é preciso fazer nenhum investimento inicial. Basta realizar a inscrição na plataforma, passar por um treinamento de vendas e iniciar o trabalho no conforto de sua casa ou de onde quiser!

Como ganhar dinheiro para não trancar a faculdade?

Você alguma vez já se queixou: “não tenho dinheiro para fazer faculdade”? Saiba que muitas pessoas se encontram na mesma situação e, por essa razão, é essencial manter o pensamento negativo de lado e cogitar algumas alternativas para receber uma renda extra.

Em muitos casos, trabalhar durante 8 horas por dia não é uma opção viável, já que pode prejudicar os estudos, fazendo com que o estudante queira trancar a faculdade. Mas saiba que existem excelentes oportunidades de contornar essa situação. Algumas delas são:

  • venda objetos artesanais;
  • faça estágios remunerados;
  • dê aulas particulares;
  • trabalhe como revendedor;
  • seja um redator freelancer;
  • desapegue daquilo que você não usa mais;
  • participe de programas de monitoria.

Como me organizar para trabalhar e fazer faculdade?

Trabalhar e estudar ao mesmo tempo é um verdadeiro desafio para muita gente. Mas saiba que conciliar esses dois pontos é possível e, para isso, é importante organizar a rotina. Confira, a seguir, algumas dicas!

Faça um planejamento financeiro

O primeiro passo é fazer um planejamento financeiro pessoal, que consiste em um conjunto de técnicas que ajudam a pessoa a usar melhor o seu dinheiro. Ele atua como um mapa que guia o aluno para traçar metas e sonhos que envolvem grana.

Com ele, você pode ordenar e organizar o dinheiro para se tornar mais produtivo. Assim, é possível estruturar os gastos, evitar dívidas e gerenciar o salário, ajudando você a conquistar a tão sonhada independência financeira!

Estabeleça prioridades

Para conseguir conciliar trabalho com faculdade, nada melhor do que priorizar as tarefas que contribuam para você alcançar os objetivos. Assim, é essencial estabelecer metas importantes para essas duas atividades, de modo que ambas corram da melhor forma possível.

Mantenha-se motivado (a)

A motivação é essencial para quem deseja conquistar objetivos. Logo, manter-se motivado é um grande incentivo para enfrentar as dificuldades que surgem na vida de estudantes que trabalham e estudam.

Está precisando de boas razões para realizar suas atividades? Quer um incentivo maior do que receber o tão sonhado diploma e ter sucesso profissional? Logo, sempre pense positivo e não dê chances ao desânimo, pois, apesar da dificuldade, essa fase passa e se transforma em uma ótima lembrança na história da sua carreira.

Invista no seu futuro!

Se você tinha dúvidas se trancar a faculdade por falta de dinheiro seria algo necessário, percebeu que essa não é uma boa alternativa, já que pode prejudicar o seu futuro. Por isso, invista em trabalhos flexíveis e que ofereçam comissões atrativas!

Gostou do nosso conteúdo e quer saber mais? Então, saiba como lidar com imprevistos financeiros ainda na faculdade!

[E-BOOK] Guia completo de renda extra sem sair de casa: tudo que você precisa saber

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.