vale a pena pagar faculdade

Vale a pena pagar a faculdade? 7 razões que provam que sim!

A dúvida se vale a pena pagar a faculdade persiste para muita gente. A melhor maneira de saber se esse investimento pode realmente mudar a sua vida é entendendo as suas vantagens da prática. Afinal, quais são as diferenças entre ter ou não um diploma de ensino superior? Como é a recepção no mercado de trabalho? O que a instituição de ensino pode oferecer?

Nós da Consultoria Educação vamos responder essas e outras dúvidas aqui. Como a procura por qualificação profissional aumentou muito nos últimos anos, é normal que apareçam perguntas de todos os tipos. Então, separamos 7 razões que provam que, sim, vale a pena pagar a faculdade. Confira!

Entrada no mercado de trabalho

Vagas no mercado de trabalho que exigem o nível de ensino superior garantem algumas vantagens aos profissionais, como remunerações justas pelo esforço desempenhado, oportunidade de crescer dentro das empresas e tempo de trabalho reduzido.

As chances de conseguir essas vantagens sem um diploma de ensino superior são pequenas. Isso vale tanto para empresas privadas quanto para as públicas.

Os cargos que exigem apenas o nível de ensino médio estão mais relacionados com atividades operacionais, que não exigem aprofundamento técnico em determinada área. Geralmente, esses são empregos das 8 às 18 horas que pagam um salário mínimo ao empregado ou valores próximos a esse piso.

Muita gente que trabalha nesse modelo quer fazer faculdade para conseguir melhores oportunidades no mercado. Em suma, quanto maior é o nível de especialização do profissional, melhores são as condições oferecidas em vagas de trabalho.

Garantia de infraestrutura

Faculdades públicas e particulares devem oferecer uma infraestrutura completa aos alunos, que facilite o acesso às informações e garante o máximo de suporte em casos de dúvida. Essa é uma regra que vale para cursos nas modalidades de ensino presencial, 100% a distância e semipresencial. Afinal, isso também abrange a capacidade digital da instituição.

É importante lembrar que um curso de graduação cobre longos anos da vida do aluno, talvez os mais importantes para a sua futura carreira profissional. É na faculdade que fazemos novos amigos, damos rumos para nosso destino e aprendemos práticas que serão indispensáveis no mercado de trabalho.

Tudo isso depende de uma infraestrutura que colabore com a qualidade do ensino. Bibliotecas, espaços de convivência, laboratórios, equipamentos modernos, salas climatizadas, edificações seguras e campus bem organizado são alguns detalhes que fazem toda a diferença ao longo da formação de um aluno.

Em relação à infraestrutura digital, uma faculdade permite que calouros e veteranos acessem perfis únicos em sistemas de gestão educacional para, por exemplo, consultar notas e verificar o calendário acadêmico.

No caso dos cursos a distância, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) conta com ferramentas de interação entre professores e alunos, tutores online, espaços para receber materiais de estudo e realizar avaliações.

Construção da sua rede de contatos

Manter uma rede de contatos é um aspecto muito importante para qualquer profissional. São as pessoas de referências e colegas de trabalho que podem trazer oportunidades de trabalho. Da mesma forma, você pode ajudar os profissionais da sua rede a encontrar explorar novas possibilidades.

Para muita gente, a entrada na faculdade é o primeiro passo na construção de uma rede de contatos. Afinal, ao longo de um curso de graduação, você convive com vários profissionais que atuam na mesma função que a sua.

Facilidade para conquistar estágios

O graduando precisa passar por uma experiência com a rotina de trabalho da profissão nas disciplinas de estágio obrigatório, geralmente nos últimos anos de curso. Mas antes isso, você também pode conseguir estágios remunerados. Nos dois casos, dá para tentar a efetivação na empresa quando concluída a faculdade.

A instituição de ensino consegue ajudar bastante o aluno que busca vagas de estágio e emprego efetivo, por meio de iniciativas que o conectem com empresas e profissionais. Até conseguir uma oportunidade, você pode buscar as inúmeras formas de ganhar uma renda extra na faculdade.

Grade curricular atualizada

A grade curricular de um curso superior reúne todas as disciplinas que o aluno precisa fazer para conseguir o diploma (organizadas em períodos ou semestres). Esse documento geralmente fica disponível no site oficial da faculdade e pode ser acessado por todos os visitantes.

Quando a grade curricular é atualizada, esse é um ótimo indício de que vale a pena pagar a faculdade. Isso significa que as disciplinas abrangem os desafios que o recém-formado vai encontrar no mercado de trabalho.

Parcerias internacionais

Ingressar em uma faculdade que tenha parceiras internacionais pode ser um diferencial importante na carreira de qualquer estudante.

Quando você tem a chance de fazer parte da graduação em instituições internacionais ou a experiência de fazer cursos no exterior, é a sua chance de sair da zona de conforto, expandir sua rede de contatos e melhorar suas oportunidades no mercado de trabalho.

Formas diversificadas de pagamento

Optando por uma faculdade particular, é bem provável você encontre formas de pagar as mensalidades em dia. Assim como o aluno se esforça para manter o pagamento das prestações, as instituições elaboram estratégias para evitar que você fique inadimplente –– e, quando isso acontece, táticas para lidar com a situação da melhor forma possível.

Uma dessas estratégias é diversificar as formas de pagamento da mensalidade. Hoje em dia, as opções mais usadas pelos brasileiros são o carnê, boletos e cartão de crédito. As faculdades sabem que adotar essas alternativas gera mais comodidade para o aluno, menor chance de não recebimentos ou esquecimentos.

Sabia que dá pra ganhar uma renda extra pagar as mensalidades da faculdade? Isso mesmo! As possibilidades são várias, principalmente se você quer ter uma renda sem sair de casa pela internet.

Aqui na Consultoria Educação, você pode indicar cursos de graduação pelo nosso aplicativo e ganhar comissões para cada matrícula bem-sucedida. Para começar, basta baixar o app, participar dos nossos treinamentos exclusivos online e, pronto: já começa a fazer as indicações nas suas redes sociais.

Agora é com você!

Neste post, vimos que vale a pena pagar faculdade para melhorar as chances no mercado. Esperamos que as 7 razões que separamos aqui tenham esclarecido que investir no ensino superior pode transformar sua vida para sempre. Dependendo da instituição, as vantagens podem facilitar o pagamento das mensalidades.

Quer saber mais sobre como ganhar dinheiro indicando cursos pela internet? Confira nosso post completo sobre esse assunto!

[E-BOOK] Guia completo de renda extra sem sair de casa: tudo que você precisa saber

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.