vantagens de ter cnpj

Conheça 4 vantagens de ter CNPJ

Quando você escuta falar sobre CNPJ, a primeira coisa que vem em sua mente é a burocracia? Essa associação costuma ser muito comum, já que a formalização do negócio envolve trâmites com o governo. Contudo, isso não precisa ser sinônimo de problemas, pois esse processo é fundamental para quem quer ganhar uma renda extra.

O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica é um registro que se emite pela Receita Federal para a identificação do negócio. Assim, existem diversas vantagens de ter CNPJ, principalmente para quem quer atuar como freelancer ou promotor de vendas.

Quer saber quais são essas vantagens de ter CNPJ para quem é MEI? Então, não perca o nosso post. Boa leitura!

Recolhimento adequado de impostos

Você já deve ter se perguntando “MEI ou ME: qual a melhor opção para mim”, certo? Isso porque uma boa maneira de ganhar um dinheiro extra é se tornando um Microempreendedor Individual e tendo CNPJ. Uma das vantagens desse processo é o recolhimento adequado de impostos.

Com base no CNPJ e suas informações, será possível adequar o negócio ao modelo tributário ideal. Em relação aos empreendimentos sob o modelo de MEI, o recolhimento do imposto é fixo e realizado a cada pagamento de mensalidade, tornando a tarefa ainda mais rápida e simples.

Contribuição para a previdência

Outros benefícios de ter CNPJ incluem a contribuição para a previdência. Por meio dela, o trabalhador passa a ter direito a uma série de vantagens, como auxílio-acidente, pensão por morte, auxílio-doença, entre outras.

Quem atua sem formalização não tem essa perspectiva de aposentadoria tranquila, já que não contribui para a seguridade social. Logo, obter um CNPJ auxilia a resolver essa questão.

Emissão de notas fiscais

As notas fiscais são documentos importantes para o registro das vendas. Sem elas, você não poderá realizar os cálculos de rendimento, que são essenciais para o recolhimento de impostos.

O CNPJ possibilita que o negócio adote um sistema de emissão e faça esses documentos de maneira oficial. Por isso, é fundamental saber como emitir nota fiscal sendo MEI, pois o processo também é importante para os seus clientes.

Formalização de funcionários

O CNPJ auxilia a formalização do negócio, permitindo fazer o registro de funcionários. Assim, registrar quem trabalha com você é fundamental para proporcionar à pessoa todos os direitos que devem ser garantidos, como registro em carteira, FGTS e férias.

Funcionários que trabalham para um negócio informal também são considerados profissionais informais e, em muitos casos, isso é algo bacana. Uma das vantagens da formalização é justamente a contribuição social feita para você mesmo, como empreendedor, mas também para quem atua ao seu lado.

Outra vantagem muito interessante de ter CNPJ é a possibilidade de se tornar um promotor de vendas independente que indicará cursos de graduação nas modalidades EAD, presencial e semipresencial em faculdades renomadas e reconhecidas.

Agora é com você!

Como vimos, existem diversas vantagens de ter CNPJ, como emissão de notas fiscais, contribuição para a previdência, recolhimento de impostos, entre outros. Para abrir um CNPJ MEI, basta fazer o cadastro no Portal do Empreendedor e ter em mãos a sua identidade, CPF e título de eleitor.

Gostou deste post? Então, baixe app da Consultoria Educação e tenha vários benefícios, como inscrição dos alunos no vestibular, geração de boletos acompanhamento das premiações e muito mais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.