venda recorrente

O que é venda recorrente e quais são as vantagens? Entenda

Várias tendências surgem no ramo de vendas, com novas chances para aumentar o faturamento das empresas e gerar renda extra para profissionais autônomos. Hoje, a venda recorrente é um modelo de negócio famoso, que está ganhando cada vez mais adesão das empresas e inovando as oportunidades no mercado.

Quer entender como funciona a venda recorrente? Neste post, vamos explicar do que se trata, como ela ocorre na prática e por que tem gerado oportunidades no mercado para profissionais autônomos. Confira!

Afinal, o que é a venda recorrente?

Venda recorrente é um jeito de agendar pagamentos referentes à prestação de um serviço que acontece várias vezes durante um tempo. Muita gente faz uso desse tipo de serviço sem se dar conta, com a TV por assinatura ou serviços de streaming de qualquer propósito.

É um modelo de negócios que garante mais praticidade para os clientes. Quando a relação com o cliente é acertada por um contrato de adesão, a venda recorrente também pode trazer vantagens para a organização financeira. Isso acontece porque, até o fim do contrato, a empresa sabe exatamente quanto terá de rendimento nos meses seguintes.

Vale lembrar que venda recorrente e venda parcela são distintas. Na segunda, a empresa oferece o serviço uma única vez e dá a opção de o cliente parcelar a compra em vários meses. Na primeira, a prestação de serviço se repete, e o consumidor paga a aquisição que realiza.

Como as vendas recorrentes funcionam na prática?

Entendeu o que é a venda recorrente? Agora, vale conferir como ela funciona na prática em três aspectos: pagamento, modelos de venda recorrente e fidelização do cliente.

Pagamento

A cada mês, trimestre, semestre ou ano o cliente realiza o pagamento, que depende da empresa. Ela pode oferecer planos anuais e mensais, por exemplo. Além disso, o valor geralmente é debitado no cartão de crédito ou pago por boleto.

Modelos de venda recorrente

Existem vários modelos de venda recorrente. Todos eles funcionam na mesma lógica: prestação de serviços de maneira repetida. Variam de acordo com o tipo do serviço, e os mais comuns são:

  • clube de assinatura: as opções são as mais variadas, como clubes de livros, revistas, cervejas, cosméticos e muito mais;
  • software as a service (SaaS): em português, a sigla significa Software como Serviço. Trata-se de um programa que automatiza várias tarefas. Normalmente, funciona na nuvem, ou seja, é acessado pela internet, sem a necessidade de instalação no computador;
  • acesso total: o modelo de acesso total funciona com a liberação do serviço por inteiro ao cliente, mediante o pagamento da mensalidade. É o que fazem empresas famosas como a Netflix e o Spotify;
  • produtos ou serviços de alto consumo: outro modelo de venda recorrente funciona com produtos ou serviços que são comprados com uma alta frequência, como os passeios no Uber e o plano de assinatura das cápsulas de café Nespresso.

Estratégias de fidelização do cliente

Um modelo de venda recorrente permite que a empresa tenha uma vantagem na fidelização de clientes. Afinal, a natureza do negócio está justamente na constante relação que o consumidor tem com os serviços ou produtos da empresa.

A vantagem é ainda melhor quando se aposta em estratégias como canais de atendimento sempre à disposição e descontos especiais.

Como a venda recorrente se relaciona ao Marketing de indicação?

Venda recorrente e Marketing de indicação (ou Referral Marketing) formam uma relação extremamente favorável para o ramo de vendas.

Como vimos, a estratégia de venda recorrente trabalha para manter clientes fiéis, que entendem o funcionamento de uma empresa, defendem suas qualidades e divulgam seus benefícios. Outra vantagem é que, quanto mais consumidores satisfeitos, maior é a qualidade das indicações para os produtos ou serviços de uma empresa.

Quem realiza as indicações precisa conhecer muito bem um produto ou serviço para ter sucesso. É por isso que clientes satisfeitos acabam aumentando a eficiência do Marketing de indicação, por permanecerem muito tempo com a empresa.

Marketing de indicação é uma das estratégias mais comuns e confiáveis que existem. As sugestões são feitas por clientes satisfeitos, mas também podem acontecer por meio dos parceiros da empresa, especialistas e pelos próprios funcionários.

Mesmo que uma empresa não se proponha gerar indicações, é bem provável que elas aconteçam naturalmente e gerem novos negócios. É claro que os resultados são ainda melhores quando se trabalha para otimiza a aquisição de novos clientes.

A Uber é um bom exemplo de venda recorrente e Marketing de indicação. Os clientes satisfeitos compram o seu serviço com frequência, mantendo uma regularidade na relação com a empresa.

Mesmo fazendo sucesso em várias partes do mundo, a Uber continua com as estratégias de Marketing de incentivar o cliente a compartilhar um código com amigos. Ganham desconto na corrida tanto quem fez a indicação quanto quem recebeu.

Quais são as vantagens de trabalhar com Marketing de indicação?

Agora que vimos a relação entre venda recorrente e Marketing de indicação, vale a pena conhecer as principais vantagens de trabalhar com esse modelo no ramo de vendas e revendas. Afinal, existe a possibilidade de trabalhar como consultor de vendas independente, indicando produtos e serviços de empresas. Confira as vantagens!

Trabalho remoto

A atuação do consultor de vendas é totalmente adaptada ao mundo digital. As redes sociais, por exemplo, são plataformas úteis para usar as técnicas de vendas. Isso garante aos profissionais do ramo a chance de ganhar uma renda extra trabalhando de home office.

Flexibilidade de horários

É o profissional que organiza sua jornada como consultor. A flexibilidade no trabalho para definir os horários ajuda a conciliar a renda extra na pandemia com outros compromissos da rotina.

Promover serviços que transformam

No ramo de vendas, o consultor da educação é um ótimo exemplo. Sua tarefa é indicar cursos de capacitação, como os de graduação, para clientes em potencial das instituições de ensino. Ele recebe sua comissão em vendas de acordo com o sucesso das indicações realizadas.

Chegou a sua hora de fazer sucesso!

Os modelos de venda recorrente representam uma grande tendência para empresas que querem garantir mais praticidade aos consumidores. Como vimos, também pode gerar a oportunidade de trabalhar como consultor em empresas que aplicam o Marketing de indicação.

O mercado digital tem oferecido várias oportunidades para quem se propõe a trabalhar com venda e revenda. Se você pensa em entrar no ramo, vai gostar do nosso post sobre como trabalhar como revendedor em passos simples.

Guia prático: obtendo sucesso no trabalho em um programa de afiliados

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.